TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimentos

Por:   •  19/9/2015  •  Monografia  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 10

Análise de Investimentos

Investimento significa utilizar recursos disponíveis no momento para gerar recursos futuros.

Os tipos de investimentos:

  • Investimentos Públicos
  • Investimentos Privados
  • Investimentos Mistos

A importância dos investimentos

Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações.

Para a economia crescer é necessário o crescimento/ aumento da produção de fábricas, empresa, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto. (PIB).

Os investimentos são fundamentais para as organizações, principalmente para própria sobrevivência, a influência em pelo menos dois aspectos:

  • Expansão das organizações: As organizações privadas em especial tem por objetivo crescer e ter mais retorno para o investidor, expandindo seu mercado consumidor.
  • Reposição do capital: As organizações necessitam de investimentos suficientes para reposição dos desgastes de máquinas e equipamentos com o passar do tempo, pois isso afetará no produto, tornando-o mais caro e de menos qualidade, comprometendo a sobrevivência da empresa.

A análise de investimentos

O mercado oferece uma variedade de investimentos que cabe ao administrador analisar os melhores investimentos através de três considerações: Economia, Financeira e a de Ambiente Empresarial.

As considerações econômicas

O administrador deverá escolher os investimentos de maior e menor risco e devem ser considerados em valores monetários para serem comparados normalmente em reais.

As considerações financeiras

Estas considerações levam em conta a disponibilidade de recursos próprios ou de terceiros, ou seja, para investir é necessário ter dinheiro.

As considerações de ambiente empresarial

São considerações politicas, sociais, culturais e de meio ambiente que influenciam na realização de um investimento. Exemplo: Localização de implantação da organização, devido as taxas e outras consideração.

A análise dos investimentos no contexto estratégico das organizações

Para atingir seus objetivos, toda organização possui um plano estratégico e é preciso para a sua realização, uma análise de investimentos. Exemplo: Os orçamentos são ferramentas muito úteis para planejar e controlar a viabilidade de um plano.

O mercado financeiro e a análise de investimentos

Mercado financeiro ou bancário é o conjunto de instituições e operações com fluxo de recursos monetários, é o mercado de emprestadores e tomadores de empréstimos, e o valor da remuneração de empréstimo é chamado de juros, que em termos percentuais é a taxa de juros.

Os intermediários financeiros reúnem esses tomadores e emprestadores, como por exemplo, os corretores e bancos; os depositantes emprestam dinheiro ao banco e este faz empréstimos com os findos nele depositados, fazendo assim, um intermédio entre depositantes e tomadores finais. Para fazer o mercado é preciso um equilíbrio entre o total que as pessoas queiram emprestar com o de tomar emprestado.

Este equilíbrio está ligado ao valor das taxas de juros, quanto mais elevadas, mais incentivam os poupadores a depositarem seus recursos no banco; por isso a taxa de equilíbrio precisa ser igual para os emprestadores e tomadores. A intermediação financeira se dá de diversas formas no mercado financeiro:

Mercado monetário: envolve operações de curto e curtíssimo prazo dando um ágil controle e rápido da liquidez da economia.

Mercado de Crédito: envolvem operações de financiamento a curto e médio prazos, constituído pelos bancos e sociedades financeiras.

Mercado de Câmbio: envolve operações de troca de moeda de um país pela de outro.

Mercado de Capitais: Efetua ligação entre os investidores e aqueles carente de recursos a longo prazo. Está estruturado de forma suprir as necessidades de investimento dos agente econômicos por vários meios de financiamento a médio e a longo prazo para capital de giro e capital fixo, esta apresenta possibilidades de investimento a pessoa jurídicas e físicas, ou seja, as aplicações financeiras.

Principais Aplicações financeiras no Brasil

A sobra de dinheiro pode ser aplicado no mercado financeiro e receber juros por essa aplicação. No Brasil, pela alta das taxas de juros, podem significar uma considerável  fonte de receita, e podem ser classificados como de renda fixa ou variável, ou mesmo misto de renda fixa e variável, e as principais aplicações disponíveis são:

CDB: O Certificado de Depósito Bancário é emitido por uma instituição financeira em troca de um depósito que só poderá ser resgatado após um determinado período, com taxas pré-fixadas, que normalmente são curtos como de 2 a 3 meses ou pós-fixadas, com períodos longos de até dois anos.

Caderneta de Poupança: Instrumento tradicional de renda fixa e sua rentabilidade varia entre taxa pré-fixada (0,5%a.m.) e pós-fixada (TR+0,5%a.m.).

Debêntures: Títulos emitidos por empresas privadas, geralmente por prazos longos de três a cinco anos. São de renda fixa e podem oferecer garantias adicionais (Ex: conversão em ações). As taxas geralmente são pós-fixada (taca Selic ou CDI), mas também podem ser com uma taxa pré-fixada mais um índice de inflação como o IGP-M.

Ações de empresas negociadas na Bovespa: A Bolsa de Valores de SP facilita a transação de ações entre corretoras e negocia diariamente inúmeras ações. Para comprar ações é preciso que a corretora opere na Bovespa, estas ações são de renda variável, na qual se obtêm retorno através de recebimento de dividendos (equivalentes à distribuição de lucros) e ganhos de capital quando as ações aumentam de valor.

Fundos de Investimento: São administrados por gerentes exclusivos e são como “condomínios” de investidores que se unem por melhores condições de negociação. A rentabilidade é calculada pelo administrador e dividida entre os investidores. Duas principais modalidades desses fundos são de conservadores que investem apenas em renda fixa e os agressivos, que investem em um misto de renda fixa e variável.

Títulos Públicos: São emitidos pelo governo que visa financiar a dívida pública, podem ser pré-fixados ou pós-fixados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com