TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Investimentos Brunesca

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.471 Palavras (18 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de ADMINISTRAÇÃO

Disciplina de ANALISES DE INVESTIMENTOS

ANALISE DE INVESTIMENTOS

Professor EAD: Me. Jefferson Dias

Participantes;

Eliane Aparecida da Rosa – RA 407308

Milton C. Walker Dos Santos – RA 407323

Sérgio Fabiano Oliveira Batista – RA 410063

Taquara/RS, 19 de Abril de 2015.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1 DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.        

1.1 Tipos de Investimento        

1.2 Investimento em Ativos Fixos        

1.3 Investimento em Capital de Giro        

1.4 Produto que a Empresa Comercializará.        

1.5 Dados do Empreendimento        

1.6 Necessidades dos Clientes        

1.7 Forma de Atender às Necessidades dos Clientes        

2 ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE.        

2.1 Fluxo de Caixa Relevante        

2.2 Programa  de  Produção  -  Estimativa  de  Receitas em R$        

2.3 Estrutura  de  Custos  Anuais        

2.4 Investimento Inicial        

2.5 Mão-de-obra  Requerida        

2.6 Despesas  Tributárias  e  Contribuições        

2.7 Diagrama de Fluxo de Caixa.        

3 MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS        

3.1 Técnicas de Investimento        

3.2 Projetos Únicos e Projetos Concorrentes.        

3.3 Analise e Comparação do VPL e do Payback.        

3.4 Cálculos da TIR, VPL e Payback        

3.5 Viabilidade do Projeto        

4 O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS        

5 O IMPOSTO DE RENDA E A DEPRECIAÇÃO.        

5.1 Análise de Sensibilidade        

CONCLUSAO        

BIBLIOGRAFIA        

INTRODUÇÃO


1 DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO.

1.1 Tipos de Investimento

Existem apenas dois tipos de investimento em um empreendimento, investimento em ativos fixos e em capital de giro. O projeto deve contemplá-los de maneira segmentada. Primeiro porque seus propósitos e forma de quantificar podem diferir.

Segundo porque algumas fontes de recursos são específicas para determinado tipo de investimento o que forca a projeção separada. Finalmente porque o tratamento dado ao valor residual é diferente para ativos fixos e capital de giro

1.2 Investimento em Ativos Fixos

O primeiro tipo de investimento em um empreendimento é destinado a formar seus ativos fixos. Ativos fixos são bens necessários a atividade operacional do empreendimento, sem os quais este não funcionara adequadamente.

Tais ativos podem ser tangíveis ou intangíveis, tangíveis são aqueles que têm forma física, que podem ser tocados ou contados. Como exemplos podem ser citados veículos, equipamentos, máquinas e imóveis.

A necessidade destes ativos são estudadas no curso de engenharia no qual foi determinado um cronograma de atividades, dentre as quais estão apresentados os momentos em que o ativos fixos são necessários ( cronograma físico de incorporação dos ativos). Os elementos de ativo fixo tangíveis deve se projetar um espelho financeiro desse cronograma físico elaborado no estudo de engenharia. Tal representação chamada de cronograma financeiro, mostra em que momentos ocorrerão os fluxos de caixa necessários á aquisição dos ativos fixos

Portanto, para cada elemento identificado a ser incorporado como ativo fixo, devem ser coletadas informações sobre seus custos de aquisição e formas de pagamento. Essas informações permitirão a projeção dos fluxos de caixa de investimento dos ativos fixos.

Outros ativos são menos importante para o empreendimento são os intangíveis, eles  tem como característica principal sua imaterialidade pois eles não se apresentam na forma de um bem físico, mesmo assim podem conferir o retorno ao seu retentor , tendo portanto, valor intrínseco relevante .

Ativos intangíveis são essenciais a muitos projetos, principalmente os fortemente dependentes da tecnologia. Empresas de base tecnológica cuja atividade utiliza fundamentalmente inovações tecnológicas, tem nos ativos intangíveis suas maiores fontes geradoras de valor, ao contrario de empreendimentos  que não agregam tecnologia de ponta em seus produtos /  serviços . Por isso empresas de tecnologia da informação, prestação de serviços especializados, biotecnologia, energias alternativas, dentre outras , são exemplos de empreendimento que dependem sobremaneira de ativos intangíveis para gerar valor.

1.3 Investimento em Capital de Giro

Estruturado o empreendimento através da disponibilidade de todos os ativos fixos essenciais aos processos produtivos a administrativo, será necessário dispor de recursos financeiros para permitir seu funcionamento, esse capital é chamado de giro. Capital de Giro ou Ativo Corrente, em inglês Working Capital, é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas). É uma importante ferramenta para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (312.5 Kb)   docx (435.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com