TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de demostração financeira

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa abordará a estrutura a analises das demonstrações financeiras

Demonstrará a estrutura do balanço patrimonial e da DRE e a analise vertical e horizontal ,analises através de índices analise pelo método dupont,termômetro de isolvência e tambem calculamos ciclo operacional e financeiro

Aprendemos na pratica como estas analises funcionam e como podemos utilizá-las para entender a situação financeira da empresa

1.1 Justificativa

Este tema, analises das demonstrações financeiras, foi escolhido, pois descreve muito bem tanto a matéria que e aplicada quanto o que de fato e passado para aprendizado devemos entender a estrutura e analisar as demonstrações para entender a situação financeira da empresa

1.2 Objetivo

Nosso objetivo geral da pesquisa é estudar a Estrutura e analisar as demonstrações financeiras da empresa NATURA S/A

Temos como Objetivos específicos:

• Entender os conceitos da estrutura do Balanço Patrimonial e DRE.

• Fazer a analise vertical e horizontal da empresa

• Fazer a analise dos índices da empresa

• Fazer uma analise pelo método Dupont

• Fazer uma analise pelo termômetro de insolvência.

• Calcular o ciclo operacional e ciclo financeiro

2. RESUMO

Este artigo resume os conceitos da estrutura e da analise das demonstrações financeiras, podemos classificar as demonstrações financeiras em:

Demonstrações Financeiras Primárias: Balanço Patrimonial e Demonstração

Demonstrações Financeiras Secundárias: principalmente a Demonstração de Origens e Aplicação dos Recursos;

Métodos de Análise: Horizontal e Vertical;

Índices: grandezas relativas construídas a partir dos números (Demonstração Primária) de Resultado

2.1 Estruturas das demonstrações

• O balanço patrimonial e a demonstrações dos bens diretos e obrigações da empresa e é feito anualmente e dividido incialmente em ativo e passivo

O ativo por sua vez e dividido em três grupos. Circulante, que são ativos que irão receber ou realizar no prazo máximo de 1ano. Realizável á longo prazo, que são ativos que serão recebidos ou realizados após 1 anos.Permanente, que são ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada e inicialmente não está disponível para venda.

O Passivo também tem três subdivisões. Circulante, que são Dividas que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1ano. Exigível á longo prazo, que são Dívidas que a empresa deve pagar a partir de 1 ano.Patrimônio Líquido Recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio.

• Demonstração de resultado de exercício (DRE) serve para mostra as receitas e os custos e despesas na empresa ela é feita com o objetivo de mostra se em determinado período a empresa obteve lucro ou prejuízo. E é divido em (Receitas, que são todas as receitas da empresa) E Aplicações de recursos (que são todas as despesas e custos).

2.2 Análise vertical e horizontal

São ferramentas utilizadas para detectar tendência e compreender a importância de cada conta em relação ao total. É importante começar esta análise pelos principais grupos e depois analisar as contas individualmente.

• Análise vertical

Para calcular e simples e pegar o valor da conta divido pelo total analisado e vezes 100, e necessário arredondar os decimais para obter a porcentagem correta.

Depois de obtemos as porcentagens podem analisar os resultados e identificar o andamento da empresa

Para o balanço patrimonial conseguimos entender de onde vêm os recursos, as maiores Dívidas, onde há recursos Aplicados e as principais contas.

Para DRE vemos o resultado do Exercício e as despesas.

• Análise horizontal

A análise horizontal e feita através das comparações dos valores através dos anos por período mais longos para compreender as variações e alteração no decorrer do período analisado, pode- se identificar se há um problema em um único ano, ou um problema de todo o ramo de atividade, se as vendas subiram e a empresa é lucrativa, então por que as margens brutas caíram?

Com ela podemos desenvolver muitas questões e analisar o cenário em que a empresa atua, mas para resolvermos as questões precisamos, mas que as demonstrações financeiras.

2.3 Análise através de índices e coeficiente

E normalmente utilizada para de crédito por bancos e empresas, consiste em avaliar a empresa de índices ou coeficientes. Mas e uma analise fraca podendo conter erros

Temos vários índices que podem ser calculados através de padrões o de índices de Lucratividade ou rentabilidade; Índices de endividamento; Índices de Estrutura; índices de Liquidez.

Dentro do índice de Liquidez existem subdivisões o Índice de Liquidez Corrente – ILC ou LC; Índice de Liquidez Seco – ILS ou LS; Índice de Liquidez Imediata – ILI ou LI; Índice de Liquidez Geral (Mediato) – ILG ou LG

Através destes artigos vemos resumidamente as demonstrações contábeis e com elas podemos avaliar de forma detalhada a situação da empresa.

2.4 Planilha de Análise Vertical de Horizontal

Balanço Patrimonial

ATIVO

Contas Ano 2013 AV % AH% Ano2012 AV % AH Ano2011 AV % AH

Circulante

Caixa e equivalentes de caixa 1.016.293 16,26 97,1 1.144.390 21,36 121 5 15.610 13,62 100%

Títulos e valores mobiliários 293.015 4,68 -41,24 498.672 9,3 100%

Contas a receber de clientes 807.001 12,91 25,73 651.416 12,16 1,49 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com