TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimento

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE

1- Defina o conceito de currículo e seus principais componentes:

 Conceito de currículo

Educar é a atividade para transformar as circunstancia por meio da transformação dos sujeitos interferindo nos seus processos de aprendizagem.

Então para educar é necessário deixar claro em que se pretende que os sujeitos se transformem,como se interferir na aprendizagem ou de uma maneira menos passiva ,que orientação se pretende dar ao processo de educar.

Então este conjunto de definição sobre fins,objetivos,meios relativos ao processo educativo é o que se denomina currículo.

Currículo é considerado como a relação das disciplinas que compõem um curso ou a relação dos assuntos que constituem uma das disciplinas no que ele coincide com o termo programa.no âmbito das especialistas nessa matéria tem prevalecido a tendência considerando a ela relacionados .Poderíamos dizer que assim como o método procura responder a pergunta:como se fazer para atingir determinado objetivo??Diz respeito ,pois,ao conteúdo da educação e sua distribuição no tempo e espaço que lhe são destinados.

O currículo é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a pratica incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região.torna-se,assim ,um roteiro para orientação do professor.

O currículo expressa o projeto político pedagógico da escola organiza e orienta determinada pratica educativa. Ao elaborá-la a escola deve sempre levar em consideração o aluno ,a sociedade e a cultura na composição do currículo cabe a escola decidir a cerca das experiências que deverão ser desenvolvidas a partir das necessidades históricas colocada pelo aluno e pela sociedade fundamentando-se em critérios de ordem filosófica política, econômica, cultural, social e pedagógica. Na sua elaboração no termino na hora em que a pratica tem lugar ,na pratica mesmo é que se manifesta o currículo com produto completo,resultado de um conjunto de uma determinação como programa escolar ,as regulamentações vigente na instituição a a formação do professor ,sua postura política ,as aprendizagens previas dos alunos,o material utilizado a sua interação com a realidade imediata ,o ambiente físico entre outros.

O currículo deve considerar as exigências de um mundo de relações complexas diversificadas,proporcionando ao aluno um conjunto de experiência que lhe assegura a compreensão de sua realidade ,assim concebendo o papel do currículo vê –se que não tem cabimento propostas curriculares que resume conteúdos ou restringir o aluno em seu mundo cultural de origem.

2- Utilizando sua experiência docente na rotina de trabalho diário, cite alguns exemplos de nos quais seria possível trabalhar conteúdos extracurriculares e como seria apresentado.

 Conteúdos extracurriculares

O que entende por extracurriculares ou extra-escolar ou comunitário aquele que oferece condições de experiências diferentes das escolares num certo território geográfico amplo macio mas por exemplo um bairro, um povoado os conflitos nas cidades, as grandes enchentes que causam prejuízo nas colheitas deixando pessoas desabrigadas onde as pessoas se organizam politicamente e socialmente alem de produzir saberes,bens,artes,etc.,suja organização e a produção se constroem das condições de vida da comunidade ,então percebemos que as comunidades também tem suas próprias culturas ,suas vidas,suas identidades diferente das escolas a escola não esta isolada da comunidade e que não esta isolada do mundo o processo de globalização de vida que atinge escola e comunidade especialmente por meios de comunicação de massa.Se por outro lado os participantes das escolas e da comunidade tem acesso as informações de todos os tipos. Por esse motivo a escola e o professor precisa esta atento em busca de informação para ele não se sinta intimidado diante dos seus alunos diante de suas curiosidades. Se por exemplo: tem uma duvida sobre mensalão ” O mensalão uma atividade extra-escolar. O professor precisa criar os seus planos diário para ser trabalhado no dia seguinte ,interrompendo o seu plano curricular da escola.

3- Defina o conceito de “interdisciplinaridade”.

 interdisciplinaridade

O docente sempre esta se perguntando,afinal o que se entende por disciplinaridade? É como se realiza um fazer docente pautado no conceito interdisciplinaridade? É possível desenvolver um plano interdisciplinar ou a interdisciplinaridade se não for através de projetos?

Interdisciplinaridade é a relação de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.

A interdisciplinaridade surge como uma das respostas a necessidade de uma reconciliação epistemológica. Processo necessário devido a fragmentação dos conhecimentos ocorridos com a resolução industrial as necessidade de mão de obra especializada, buscou conciliar os conceitos pertencentes as diversas áreas de conhecimentos ou mesmo a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo novas sub-áreas,é portanto a articulação que existe entre as disciplinas para que o conhecimento do aluno seja entendido não fragmentado.Surgiu no final do século XIX,pela necessidade de dar uma resposta a fragmentação causada por uma epistemologia de cunha positivista .as ciências haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia pelo menos um dialogo entre elas ,embora não resgatasse ainda a unidade e a totalidade do saber.

O conceito de interdisciplinaridade vem se desenvolvendo também nas ciências da educação .Elas aparecem com clareza em 1912 com a fundação do instituto Jean Jacques Rousseou ,em Genebra por Edward Claparede,mestre de projet. Toda uma discussão foi travada sobre a relação entre ciências mães e as ciências aplicadas á educação:por exemplo,a sociologia (da educação) a psicologia (da educação)etc.,e nações correlatas foram surgido,com interdisciplinaridade,pluriciplinaridade e transdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade, entendida nas ciências da educação como a relação interna entre a disciplina “mãe” e a disciplina “aplicada”.o termo interdisciplinaridade ,na educação já não oferece problema pois ao tratar do mesmo objeto de ciência uma ciência da educação complementa.

Ela visa garantir a construção de um conhecimento globalizado, rompendo com as fronteiras das disciplinas ,para isso integra conteúdos não seria suficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com