TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimento

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera de Osasco

Universidade Bandeirante Anhanguera – Osasco

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTO

ETAPA 4

OSASCO

2015

FERNANDO PINHEIRO RA: 6660322909

ROSA ALVES RA: 1299521571

THAYNÁ KAROLINA ROCHA PAES RA: 6814008376

THALITA KATARINA ROCHA PAES RA: 6819392030

WESLEY ALVES CARDOSO RA: 6691437871

VAGNER LAURINDO RA: 6277274584

ADMINISTRAÇÃO

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTO

ETAPA 4

Trabalho de Conclusão do Curso: Análise de Investimento presentado a Universidade Anhanguera para a avaliação sob ao orientador: Profº. Wagner de Almeida

OSASCO

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 ETAPA 4 5

2.1 Passo 1: Risco e Volatilidade 5

3 CALCULO DE RETORNO ANUAL (CRA) 7

4 PAY BACK 8

5 VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) 9

6 TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 10

7 CONCLUSÃO 11

8 BIBLIOGRAFIA 12

OSASCO

2015

1 INTRODUÇÃO

Nessa etapa da ATPS iremos abordar a empresa AREA ESTACIONAMENTO, na parte financeira com o detalhamento do Fluxo de Caixa e com a Visão de Risco e Volatilidade que é uma medida de dispersão dos retornos de um título ou índice de mercado, que mostra a intensidade e a frequência das oscilações nas cotações de um ativo financeiro, o qual pode ser ação, título, fundo de investimento ou ainda, de índices das bolsas de valores considerado um determinado período de tempo. Esta variável a volatilidade é um dos parâmetros mais frequentemente utilizados como forma de mensurar o risco de um ativo considerado.

Junto a esse fator demonstraremos o Calculo de Retorno Anual (VPL) de cinco anos, incluindo Taxa Interna de Retorno (TIR), onde será analisado e verificado através das ferramentas citadas, se é viável este investindo no ramos de estacionamento.

OSASCO

2015

2 ETAPA 4

2.1 Passo 1: Risco e Volatilidade

Na hora de aplicar seus recursos, a maior parte dos investidores acaba sempre olhando para a rentabilidade. Porém o bom investidor sabe que a escolha da melhor alternativa para seu dinheiro passa pela análise de risco e retorno. Muitas vezes, a rentabilidade não é compensada pelo aumento de risco.

O risco é a chance do retorno de um investimento ser diferente do que foi feito inicialmente, o que inclui perder uma parte do valor que você aplica ou pior, todo o investimento. Um ativo arriscado é aquele que tem mais chance de perda, enquanto um ativo seguro é aquele que a probabilidade de perda é mínima.

Temos dois tipos de riscos, os sistemáticos que podem ser conhecidos também como risco de mercado e não sistemático. O risco sistemático está ligado de forma inseparável a um segmento ou ao mercado como um toldo, um exemplo é o aumento de taxas de juros, crises politicas, mudanças no cenário internacional, etc...

O Risco não sistemático, conhecido como diversificável afeta apenas um ou um numero de ativos, exemplo é um problema de produção ou de logística pode afetar uma ação da empresa, mas o efeito será pouco notável o nulo.

A volatilidade é frequentemente associada ao risco. Como o risco precisa ser calculado, a volatilidade acaba sendo a medida utilizada. A volatilidade é a medida estatística da possibilidade de um ativo subir ou descer, comumente de forma significativa em longo prazo.

OSASCO

2015

Da mesma forma que o risco, volatilidade pode ser calculada de inúmeras formas. Uma delas é a variância ou o desvio padrão da rentabilidade histórica de um determinado investimento. Está é uma medida de volatilidade absoluta que pode ser mudada conforme o período de tempo determinado, sendo que na hora do calculo o período escolhido é de vital importância.

Há formas também de avaliar a volatilidade de maneira relativa, ou seja, em relação a volatilidade do mercado por exemplo. Uma das medidas mis usadas é o beta, que mede a volatilidade de um ativo frente a um índice de marcado.

Alguns termos como volatilidade histórica, implícita e real são comuns na hora de analisar o mesmo, de forma que vale a pena entender quais são as suas diferenças. Volatilidade histórica é aquela que é passada, já conhecida pelo mercado, a mesma é calculada com base em dados históricos. Ela é referência na hora de calcular uma volatilidade futura.

Volatilidade implícita pode-se descrever como a estimativa da volatilidade futura adotada pelo mercado. Pode ser obtida através de cálculos com preços e ativos negociados no mercado, principalmente os derivativos. É utilizada para calcular o preço de derivativos, como warrants. Uma observação é que ela nem sempre acompanha a volatilidade histórica.

Volatilidade Real,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com