TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimentos

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

        Etapa 1

Os tipos básicos de Investimentos

Os investimentos são divididos basicamente em três categorias, definidos em relação a sua origem.

  1. Investimentos públicos: são recursos que o governo ou entidades públicas disponibilizam para a sociedade a fim de gerar o bem estar social. Esse tipo de investimento não tem como objetivo o retorno monetário e sim o retorno social. Alguns exemplos são: escolas, hospitais, pavimentação de ruas, rede de saneamento básico, projetos sociais etc.
  2. Investimentos privados: possui recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, esse tipo de investimento visa o retorno monetário aos investidores. Investimentos privados são: empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, fabricas particulares, shopping centers e outros.
  3. Investimentos Mistos: Esse tipo de investimento possui os recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, normalmente possui sua estrutura na forma de uma empresa de capital misto devido aos investidores, possui o objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Os exemplos mais conhecidos deste tipo de investimento são a Petrobras e o Banco do Brasil.

Principais modalidades de aplicações financeiras

CDB

O Certificado de Depósito Bancário é emitido por uma instituição financeira, sendo bancos privados ou públicos, em troca de um depósito a prazo, sendo assim um depósito que só pode ser resgatado em um determinado período.

O CDB é bastante flexível de renda fixa e pode ser emitido tanto com taxa pré-fixada quanto com taxa pós-fixada, sendo que as taxas pré-fixada possuem vencimentos curtos, sendo assim, o prazo de vencimento não ultrapassa dois ou três meses, porém com taxas pós-fixada, possui (a taxa SELIC ou no CDI) como referencia.

Tributação: a tributação do imposto de renda é decrescente em função do prazo da aplicação.

  • Aplicações até 180 dias: 22,5%
  • Aplicações até 181 a 360 dias: 20%
  • Aplicações até 361 a 720 dias: 17,5%
  • Aplicações acima de 720 dias: 15%

Caderneta de poupança

É um instrumento de renda fixa e sua rentabilidade e um misto entre taxa pré-fixada e pós-fixada: TR + 0,5 % a.m.

Taxa pré-fixada: 0,5 % a.m.

Taxa pós-fixada: Taxa referencial, não é um indexador de (diminuídas) por um fator redutor determinado pelo governo.

Foi criado no Plano Collor como tentativa de desindexar a economia.

Ação

Ação é um valor mobiliário, emitido por sociedades anônimas, que representa uma parcela do seu capital social. O proprietário de ações é chamado de acionista, e tem status de sócio, tendo direitos e deveres perante a sociedade, no limite das ações adquiridas. As ações são divididas em dois tipos.

Ação Ordinária (sigla ON)

Confere ao seu titular direito a voto nas Assembléias de acionistas.

Ação Preferencial (sigla PN)

Normalmente, o Estatuto retira dessa espécie de ação o direito de voto. Em contrapartida, concede outras vantagens, tais como:

  • Prioridade na distribuição dos dividendos (sua principal característica), o que significa que não podem ser pagos dividendos às ações ordinárias sem que se pague os dividendos às ações preferenciais;
  • Prioridade no reembolso do capital, o que significa que, no caso de liquidação da companhia, depois de pagos os credores, os recursos que sobrarem serão destinados primeiramente ao resgate das ações preferenciais.

Com base no livro Analise de Investimentos de Regis da Rocha Motta e Guilherme Marques Calôba, considera-se investimento quando ocorre uma inversão de capital de alguma forma, novos projetos, compras de novas empresas, etc. Buscando a criação de valor, independente do investimento.

Decidimos trabalhar com uma Distribuidora de Bebidas por enxergarmos um mercado consumidor amplo e com demanda certa, sendo eles consumidores finais ou comerciantes.

C & C Distribuidora de Bebidas M.E.

        Av. Maria Aparecida Arraiz Kock

Leme /SP

Tel.  (019) 3571.1320

Fax. (019) 3571.4313

Email.

Tipo de Negocio – Distribuidora de Bebidas.

Tipos de Produto – Refrigerantes Cervejas e Destilados.

  •  Investimento Inicial:

Investimento

Valor

Aluguel

5.000,00

Estoque

69.000,00

Moto

7.000,00

Caminhonete

40.000,00

Balcão, Prateleiras, Engradados

20.000,00

Camara Fria

20.000,00

Computador

2.000,00

Software

5.000,00

Carrinho para transporte de Carga

2.000,00

Total a ser Investido

170.000,00

Etapa 2

C & C Distribuidora de Bebidas M.E.

FLUXOGRAMA DE CAIXA

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Todo fluxograma de caixa é representado por um gráfico, e neste gráfico varias informações do fluxo de caixa são apresentadas, e esse formato de gráfico é composto por  três partes: Investimento inicial ou nos períodos iniciais; todo projeto para ser concretizado tem que ter um investimento inicial e no gráfico de fluxograma de caixa ele é apresentado com uma seta para baixo, portanto ele deve ter o sinal negativo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (562.8 Kb)   docx (275.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com