TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de investimentos

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.039 Palavras (25 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividades Práticas Supervisionadas

Taubaté Unidade 1 – Graduação Administrativa

ATPS – Análise de Investimento

         

           

                                                                 

Taubaté – SP

2015

Sumário

1

Introdução        

2 Investimentos        

2.1 Tipos de Investimentos        4

     2.2 Importância do Investimento        5

    2.3  Principais Investimentos no Brasil.        6

    2.4 Descrição do Investmento Pretendido.        7

    2.5 Planilha referente à Empresa Branconi Transportadora.        8

    2.6 Conclusão da Análise ...................................................................................................................14

3 Fluxo de Caixa.        15

3.1 Conceito de Fluxo de Caixa        15

3.2 Fluxo de caixa Relevante        15

3.3 Fluxo de Caixa Relevante da Empresa Branconi Transportadora.        16

     3.4 Taxa Selic.        16

4 Técnicas de Investimento        18

    4.1  Payback        18

4.2 VPL – Valor presente líquido.        19

4.3 TIR – Taxa Interna de Retorno.        19

5 O Efeito da Inflação na Análise de investimentos .............................................................................20

6 O Efeito da Depreciação e do Imposto de Renda ..............................................................................22

7 Análise de Sensibilidade ....................................................................................................................23

8 Conclusão ..........................................................................................................................................25

9 Referências Bibliográficas .................................................................................................................26

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho vamos estudar um termo muito utilizado nas sociedades modernas e globalizada o “Investimento”. Podemos encontrar informações sobre investimentos, em jornais, revistas, sites na internet.

O investimento tem uma importância fundamental para a economia, quanto para as organizações. Com um fluxo continuo de investimento a economia de um ou de outro pode crescer, gerando melhores condições de vida para as pessoas e para toda a sociedade em geral, mas também podemos ver que uma decisão errada de investimento pode causa efeitos contrários a toda sociedade.

Para aprendermos mais sobre o assunto, vamos apresentar um projeto de investimento e analisarmos a viabilidade desse negócio a partir das práticas inerentes para chegarmos a uma conclusão definitiva sobre o investimento. E assim adquirirmos as competências necessárias para sermos bons administradores.                                                

2 INVESTIMENTOS

        “Investimentos” é um termo muito utilizado na atualidade pela sociedade moderna.

Mas o que é Investimentos?

        Investimentos é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento em seu sentido é a aplicação de algum tipo de recursos (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando inclusive a perda do uso desse recurso durante o período da aplicação (juros ou lucros, em geral em longo prazo).

        Os investimentos podem ser realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo e são muito importantes para o crescimento do país. Podemos considerar como investimentos o fator de compra uma casa, cursar uma faculdade, abrir uma empresa, construir uma fabrica, são alguns pequenos exemplos de investimentos.

        Então podemos dizer de uma forma simples que um investimento é qualquer ato ou ação que implique em renunciar a recursos no presente com a expectativa de obter mais recursos no futuro. São muito vastas as opções de investimentos, por isso a administrador deve levar em conta três aspectos:

- Econômico: É considerado a rentabilidade  e o risco do investimento.

-Financiamento: Deve-se levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

-Ambiente Empresarial: São consideradas as políticas sociais e culturais que afetam o investimentos.

2.1 Tipos de Investimentos

        Os investimentos podem ser devidos em três tipos: Público, Privado e Misto.

  -Públicos: São recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. O investimento público em geral não tem por objetivo gerar retorno monetário, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico dentre outros.

                  -Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimentos privados são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.

                    -Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em partes pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimentos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (609.7 Kb)   docx (108.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com