TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme a ultima fortaleza

Por:   •  22/6/2015  •  Resenha  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  5.559 Visualizações

Página 1 de 6

A última fortaleza conta a história do general Irwin é condenado pela corte a passar o resto de sua vida em uma penitenciária de segurança máxima, após violar o código de conduta revogando uma ordem direta do presidente dos Estados Unidos da América, colocando a vida de outros militares em risco. Lá ele conhece o coronel Winter, diretor do presídio. Na chegada de Irwin, o respeito entre o coronel e general é até recíproco, mas com o tempo e as atitudes opressoras de Winter frente à direção do presídio, muda o modo como o Irwin o vê.

O general Irwin quando chegou lá, não era de muita conversa, sendo que alguns dos detentos pediram sua ajuda, pois o viram com um general influente e que poderia mudar toda a situação e tirar o coronel Winter da direção do presídio. Mesmo contrariado, acabou percebendo a forma opressora que o coronel comandava o presídio.

Ambiente este é incerto, instável, imprevisível, caótico e complexo, onde que os detentos que eram militares das forças armadas, viviam em condições sub-humanas, ordens rigorosas e cruéis, impostas pelo coronel Winter. E podemos relacionar esse ambiente ao estudo da teoria do caos e da complexidade, onde que a teoria do caos mostra que pequenas variações nas condições iniciais, podem gerar grandes variações nos resultados finais. Enquanto a teoria da complexidade mostra a complexidade esta na dinâmica entre as partes de um sistema quando maior a interação entre as partes mais complexo é. As organizações hoje estão inseridas em um ambiente de incertezas, imprevisibilidade, complexo e caótico. E para se manter no mercado cada vez mais competitivo, elas têm que estar aptas às mudanças, serem criativas e inovarem, sair de sua zona de conforto.

E foi isso também que os detentos fizerem, pois após a entrada do general Irwin, tiveram que sair de suas zonas de conforto para poderem entrar na batalha contra o coronel e ainda tiveram que inovar e criar, pois para a batalha tiveram que utilizar de ferramentas para criar os armamentos e lutar de qual com o que o coronel tinha ao seu dispor.

Pode-se perceber que mesmo não fazendo questão de lutar por uma causa, o general passa a compartilhar a sua experiência em batalhas e seu conhecimento para os detentos, como se pode perceber no momento em que Aguilar faz continência ao general Irwin, mesmo sendo proibido esse gesto entre os detentos, o general lhe pergunta se ele sabe de onde vinha a saudação militar, e em seqüência responde: ‘’ Vem da época medieval quando dois cavaleiros se encontravam, ambos levantavam a viseira do elmo mostrando a face, um ao outro. Era o modo de dizerem ‘aqui estou eu!’, ‘este sou eu!’. E foi através do compartilhamento e da geração do conhecimento que os detentos ergueram o muro da fortaleza, onde que o general Irwin, fez com eles os erguem para eles mesmos e não porque o coronel os deu para eles terem com que se ocupar, mas com todo o conhecimento do general a cerca da fortaleza, assim dando a eles motivação para a construção do muro. E através de informações obtidas geraram o conhecimento para montar as estratégias e organizar um exercito com objetivo de tirar o coronel Winter da direção do presídio.

Voltando-se para as organizações hoje, o importante fator de produção é o conhecimento. A gestão do conhecimento é um modelo gerencial que trata da geração, utilização e compartilhamento do conhecimento dentro de uma organização, como um fator estratégico e um diferencial competitivo. Então a gestão do conhecimento é a gestão dos ativos intangíveis baseados na competência dos profissionais de uma organização. Competência essa, que podemos identificar no filme na construção do muro, onde que cada grupo era responsável por uma parte do muro.

Entende-se por liderança a capacidade de gerenciar e influenciar a pessoas a cumprirem uma missão para alcançar os objetivos traçados para o bem comum.

O general Irwin se tornou um líder para os detentos, mesmo sem esse propósito ao entrar no presídio. Tudo começa quando o general Irwin é punido e com isso teria que carregar uma pedra de cada vez de uma que estava de um lado para o outro lado, fazendo isso por um tempo exaustivo, onde que muitos detentos não acreditavam que ele ficaria por muito tempo carregando a pedras, e o motivam a parar, mas o general não desistiu e foi até o fim e mostrou ao demais que se ele consegue, todos ali tinham a mesma capacidade que ele, esse é o papel de um líder, é ser o exemplo, fazer com que seus liderados acreditam que são capazes. Então ser líder é influenciar, motivar e fazer com que os liderados cheguem a lugares que ele jamais iria sozinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com