TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme - A Ultima Fortaleza

Trabalho Universitário: Resenha Filme - A Ultima Fortaleza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  21.694 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

"A última fortaleza" narra à história do general Irwin (Robert Redford), que tem sua liderança testada ao ser enviado para uma prisão militar pela corte marcial do exército, após violar o código de conduta revogando uma ordem direta do presidente dos Estados Unidos da América, colocando a vida de outros militares em risco. Como reconhece sua culpa, ele submete-se às punições da prisão comandada e administrada com mão de ferro pelo coronel Winter. Na história pode notar uma competição entre os dois militares. Irwin possui perfil de líder democrático e carismático que conquista a confiança de seus subordinados. Winter apresenta um perfil de liderança extremamente autocrático, tentando conquistar fidelidade e respeito de seus subordinados através da opressão.

DESENVOLVIMENTO

O perfil heterogêneo de ambos são percebidos facilmente. Coronel Winter, possui características como:

• Falta de foco;

• Não aberto à mudança, porque as teme, mas aceita porque é uma imposição. (Fato percebido quando ao receber o telefonema é informado da transferência do general);

• Não inspira sua equipe, nem mesmo os saldados, que agiam de acordo com ele, mesmo tendo para si que, aquela conduta com os ex-soldados era inadequada;

• Detém-se em coisas semnexo, supérfluas, sem importância;

• É arrogante e presunçoso.

Em contra partida a este perfil, o general tem características, que já o definem como um líder, tanto que, sua presença já causa uma mudança de pensamento e até de comportamento dos prisioneiros. Destaca-se em seu perfil:

• Um líder, se porta como tal;

• Possui pensamentos estratégicos e concretos;

• Não se julga superior, ao menor de sua equipe;

• É analista de toda e qualquer situação que está inserido, minuciosamente observa para conhecer o oponente, para quando for preciso tomar decisões em favor de todos;

• Sua presença encoraja, motiva, inspira, traz expectativas (Primeira parte do filme quando os prisioneiros vão até ele para pedir ajuda e relatar o que veementemente acontecia na prisão).

• Vê sempre o potencial humano, não evidência os pontos fracos, mas busca relembrar para o outro o que é melhor nele, e o leva a pensar da mesma forma (Episódio com o saldado Aguilar).

Dentro da administração podemos perceber que o general soube dividir cargos e tarefas para as pessoas chave. Mas para isso acontecer ele quis conhecer cada um de modo especial.

Irwin começa assumir a liderança quando é punido pelo coronel por ter interferido na punição de outrosoldado (Aguilar). Foi obrigado a carregar todas as pedras pesadas de um lado para o outro e mostrou a todos que poderia vencer. O General exercia a motivação evidenciando o que cada um tinha de melhor e que antes de serem criminosos eles eram verdadeiros soldados. E aquele era o momento oportuno para que todos assumissem suas habilidades em busca de um objetivo comum.

Após a derrubada do muro e a morte de Aguilar ele reuniu os soldados e começou a dividir tarefas. Quando tinha ganhado a confiança de todos, inicia um trabalho em equipe, um planejamento, e planejar o que? “Produto”, no contexto do filme, fazer com que o coronel pedisse exoneração ou fosse exonerado. Traça os objetivos para o alcance desta meta (serviço). O alvo era destituir o coronel do poder, bani-lo para sempre e tomar o controle absoluto do castelo. Ciente que conhecer o oponente é fundamental, traça uma estratégia a fim de, se preparar para a execução do plano. Foi ai que enviou uma falsa carta ao coronel, quando este recebia a visita de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com