TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise estatistica

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

________________

ATIVIDADE ESTRUTURADA DE ANÁLISE ESTATÍSTICA.

ETAPA 1

Resolução de Exercícios para fixação do conteúdo da disciplina – 10 horas.

1) Defina o que é ciências contábeis?

É a ciência social que estuda e controla o patrimônio, fornecendo informações sobre o mesmo, tendo como finalidade permitir a seus usuários internos e externos a obtenção de informações de natureza econômica e financeira acerca da entidade.

2) Qual é a origem do termo estatística?

A palavra estatística, derivada do termo latino status (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII na Inglaterra a estatística era a Aritmética do Estado (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e mortes, originando mais tarde as primeiras tábuas de mortalidade. Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista G. Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a regularidade observada de certos fenômenos, de caráter econômico e sociológico. Embora esta escola procurasse fundamentar a formulação de previsões com base em leis sugeridas pela experiência, a estatística confundia-se, praticamente, com a demografia à qual fornecia métodos sistemáticos de enumeração e organização.

3) Por que a estatística é importante?

Para compreendermos os grandes volumes de informações, entendermos a qualidade de processos, calcularmos as precisões confiáveis e para planejamento.

4) Diferencie população e amostra?

População:

População é o conjunto de elementos para os quais desejamos que nossas conclusões sejam validas. Uma parte desses elementos é dita uma amostra.

Amostra:

É qualquer subconjunto da população que é utilizada no estudo, ou seja, é uma parte selecionada da totalidade das observações abrangidas pela população, através da qual se pode concluir sobre algumas características populacionais.

5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?

* A coleta de dados é mais barata, pois não precisa ser feito pesquisas de campo para coletarem as amostras, assim os custos reduzem significativamente, não serão utilizados maiores recursos como na pesquisa com base de dados na população, que requer mais tempo e principalmente muito mais recursos, assim economiza mão-de-obra e dinheiro;

* Economiza tempo e possibilita rapidez na obtenção dos resultados pode colher dados mais precisos;

* É a única opção quando o estudo resulta em destruição ou contaminação dos elementos pesquisados

* Pode ser mais atualizada;

* Portanto terá menor custo;

* Maior controle de coordenação ⇒ Menor chance de erro;

* Maior uniformidade na coleta de dados ⇒ Maior comparação entre os mesmos;

* Mas em populações infinitas, torna-se impossível fazer um censo.

6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)

População: Todos os funcionários de uma determinada empresa.

Amostra: Parte desses funcionários.

7) Quais são os requisitos de uma amostra?

Ela tem que ser finita, representativa da população, aleatória e não sistemática.

8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?

São classificadas em: Amostragem Simples ou Ocasional; Amostragem Sistemática; Amostragem Estratificada; Amostragem por Conglomerados (ou Agrupamentos); Amostragem Acidental; Amostragem Intencional e Amostragem por Cotas.

Amostragem Simples ou Ocasional:

É o processo mais elementar e freqüentemente utilizado. Todos os elementos da população têm igual probabilidade de serem escolhidos. Para uma população finita o processo deve ser sem reposição. Todos os elementos da população devem ser numerados. Para realizar o sorteio dos elementos da população devemos usar a Tabela de Números Aleatórios.

Amostragem Sistemática:

Trata-se de uma variação da Amostragem Aleatória Ocasional, conveniente quando a população está naturalmente ordenada, como fichas em um fichário, lista telefônica, etc.

Amostragem Estratificada:

É um processo de amostragem usado quando nos depararmos com populações heterogêneas, na qual se pode distinguir subpopulações mais ou menos homogêneas, denominados estratos. Após a determinação dos estratos, seleciona-se uma amostra aleatória de cada uma subpopulação (estrato). As diversas sub amostras retiradas das sub populações devem ser proporcionais aos respectivos números de elementos dos estratos, e guardarem a proporcionalidade em relação à variabilidade de cada estrato, obtendo-se uma estratificação ótima. Tipos de variáveis que podem ser usadas em estratificação: idade, classes sociais, sexo, profissão, salário, procedência, etc.

Amostragem por Conglomerados (ou Agrupamentos):

Algumas populações não permitem, ou torna-se extremamente difícil que se identifiquem seus elementos, mas podemos identificar subgrupos da população. Em tais casos uma amostra aleatória simples desses subgrupos (conglomerados) pode ser escolhida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com