TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analogia do livro os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e a Administração.

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  1.129 Visualizações

Página 1 de 6

Analogia do livro os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e a Administração:

O Habito 1 SER PROATIVO, princípios de visão pessoal, basicamente se resume em proatividade, ou seja, nos seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas, partindo disto, todo o conceito esta interligado a administração, e seus princípios que são, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, mais profundamente, também pode ser associado à alguns princípios de Fayol citados a seguir:

  1. Autoridade e Responsabilidade: a primeira respectivamente, é direito de dar ordens, tomar decisões e exigir obediência, a segunda é a habilidade de responder por algo a outrem, é intrínseca ao indivíduo, pessoas super proativas acostumam-se com a responsabilidade.
  2. Disciplina: cumprir com aquilo que se comprometeu.
  3. Iniciativa: a liberdade e a oportunidade para criatividade e a própria proatividade.

A proatividade também está ligada à Motivação Humana, o indivíduo possui facilmente um impulso um estimulo para realizar algo por ser proativo, segue imagem do Ciclo Motivacional:

[pic 1]

(Fonte: http://www.portaladm.adm.br/arh/arh1.htm)

O livro cita o Círculo das Preocupações, que nada mais nada menos, é saber separar as coisas com as quais não temos um envolvimento mental ou emocional maior, fica claro que existem coisas sobre as quais não temos controle efetivo, e outras em que podemos interferir, chamado de Círculo de Influencias. A organização do tempo é conhecida como “GUT” em administração traduzindo:

        

G – grau de importância;

        U – urgência;

        T – tempo restante para tarefas (nem importantes, nem urgentes).

Sendo assim, saber dar prioridade a certas atividades.

A teoria Y de Mc Gregor pode se encaixar neste habito, nela o economista caracteriza o indivíduo como dedicado, persistente, confiável e, que aprecia desafios e mudanças, aceita correr riscos, desde que calculados.

Habito 2 COMEÇAR COM O OBJETIVO NA MENTE, princípios de liderança pessoal, se baseia no princípio de que todas as coisas são criadas duas vezes. Há uma criação mental e uma criação física, ou segunda criação, em todas as coisas. O planejamento, é uma etapa essencial neste habito e, pode ser associado aos 4 princípios do conceito de administração, que são:

  1. Planejamento: determinação dos objetivos e estratégias;
  2. Organização: anotações de recursos e tarefas;
  3. Direção: capacidade de monitorar o desempenho a partir de técnicas como comunicação, liderança e motivação;
  4. Controle: é a avaliação, mensuração dos resultados.

[pic 2]

(Fonte: http://www.segurancadotrabalhoacz.com.br/ciclo-pdca/)

Um item muito importante deste capitulo é a “Liderança e Administração”, partindo da visão administrativa, o líder é aquele que possui a capacidade de influenciar o comportamento de outrem e, pode associar-se à Teoria dos Estudos de Liderança, são eles:

  • A liderança não é natural, ou seja, não é inata;
  • A liderança é aprendida, o líder é formando;
  • O principal papel do líder é formar novos líderes;

Cada indivíduo terá seu estilo de liderar, de acordo com sua personalidade ou tendência, tais estilos são divididos em três:

  1. Autocrático: indivíduo autoritário, inflexível, e centralizador, seus subordinados o obedecem por medo;
  2. Democrático: o indivíduo é participativo, flexível e delega sempre que for necessário, aceita sugestões e opiniões, seus subordinados se identificam com ele, por isso, o respeitam e acreditam no seu trabalho;
  3. Liberal: o indivíduo é ausente não tem vínculo e esclarece aos seus subordinados que caso haja dúvidas, ele poderá ser acionado, não é respeitado nem temido.

Em virtude da incompletude de cada um dos estilos, houve a necessidade de se criar um novo, que estivesse a altura das diferentes necessidades, nomeada como liderança situacional ou contingencial, o líder age, atua e decide de acordo com a contingencia ou situação. Importante lembrar que não é considerada um 4° estilo.

Habito 3 PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE, princípios de administração pessoal, o autor relaciona Liderança ao lado direito do cérebro, trata-se de questões ligadas ao íntimo, e que após serem solucionadas, entra em ação o Gerenciamento, ligado ao lado esquerdo do cérebro. Partindo desta introdução podemos relaciona-los com o Grid Gerencial – Estudo de Ohio, tal estudo retrata a preocupação do líder, entre duas variáveis, Tarefas (produção) e Pessoas (relacionamento):

[pic 3]

(Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABBacAC/abordagens-praticas-sobre-lideranca)

(1,1) Gerente Inútil: mínima preocupação com tarefas e pessoas;

(9,1) Gerente Carrasco: máxima preocupação com tarefas e mínima preocupação com pessoas;

(5,5) Gerente em Cima do Muro: moderada preocupação com tarefas e com pessoas;

(1,9) Gerente Clube de Campo: mínima preocupação com tarefas e máxima preocupação com pessoas;

(9,9) Gerente Efetivo: máxima preocupação com tarefas e máxima preocupação com pessoas.

Habito 4, PENSE EM VENCER/VENCER, princípios de liderança interpessoal. Nos primórdios da administração os indivíduos negavam a existência de conflitos, já Mary Parker Follet, criou a Teoria da Solução dos Conflitos, as 4 possíveis soluções são:

  1. Há um embate entre as partes, vence o mais forte;
  2. Ocorre uma desistência voluntaria de uma das partes, no caso o mais fraco;
  3. Há um acordo entre as partes e uma terceira parte é prejudicada;
  4. Há uma integração entre os objetivos e interesse entre as partes.

Follet afirma que somente a 4ª opção é válida, a mesma envolve respeito mútuo e recíproco, as partes abrem mão de pontos importantes em favor da solução do conflito.

Atualmente esse fundamentos são utilizados nas técnicas de Negociação:

  • Ganha/Perde;
  • Perde/Ganha;
  • Perde/perde;
  • GANHA/GANHA.

Segundo Stephen Covey para atingir esse estágio, é preciso a conclusão de cinco etapas: o Caráter é a base que envolve a integridade, a maturidade e a mentalidade da abundância, Relacionamentos confiar uns nos outros para descobrirmos a solução, Acordos com base em relacionamentos aparecem os acordos que determinam a definição e o rumo para o sucesso, Sistemas criam o ambiente que apoia os acordos e por fim, os Processos a essência da negociação é afastar a pessoa do conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (475.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com