TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Por:   •  5/4/2016  •  Seminário  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 5

Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Os Sete Hábitos das Pessoas Muito Eficazes abrangem a maioria dos princípios fundamentais da eficiência humana. Estes hábitos são básicos, primordiais. Eles representam a interiorização dos princípios corretos nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura.

O livro fala q para adquirir esses hábitos é preciso fazer uma mudança em você nos seus paradigmas e nos seus princípios e para isso tem todo um processo pelo qual se deve percorrer.

Nos não iremos focar muito nessa parte e sim nos sete hábitos

1° Ser Pró-Ativo

  • Ser proativo significa tomar a responsabilidade por sua própria vida. Exercitar a habilidade de selecionar sua resposta frente a qualquer estimulo.
  • No primeiro hábito ele fala como ser pró ativo e como se portar diante as coisas e faz uma diferenciação com pessoas reativas;
  • Pessoas pro ativas quando erra admitem que erraram e tomam aquilo como uma lição e já pessoas reativas falam que a culpa não foi sua a empurram pra terceiros;
  • Pessoas proativas não deixam que outras pessoas tomem decisões por elas a não ser q elas permitam um exemplo: Se você diz “o diretor administrativo me deixa raivo” você está sendo reativo, agora já no enfoque proativo seria “Estou permitindo que o diretor administrativo me deixe raivoso”.

2° Comece com um fim em mente

  • Começar o dia com um fim em mente implica ter seus valores firmemente estabelecidos em suas mentes de forma a afrontar o desafio,  de tomar decisões que se derivem deles. O hábito dois fala sobre conseguir o centro adequado, um centro baseado em princípios, que não mudam, nem tem horizonte de tempo.
  • Nesse hábito ele fala um pouco como você deve se organizar com sua vida profissional e pessoal. Onde você deve começar o dia sabendo como vai terminar (como pretende terminar) não deixando que imprevistos te abalem, pois se você tem o centro certo saberá como agir levando em conta os seus princípios e valores.
  • Se você tem um centro certo sempre saberá como agir e levará em conta seus princípios e valores para julgar o que lhe mais seria correto.

Ex.: Você está no fim do seu expediente normal e sabe que vai se encontrar com sua mulher depois para saírem juntos, porém chega o seu chefe e lhe pede por favor que fique até mais tarde.  

Vai ser nessa situação e em algumas outras que o teu centro vai te ajudar a como agir pq ai você vai julgar o que mais certo e prudente para fazer, um exemplo é que se o seu centro for o dinheiro você irá cogitar a ideia de ficar porque estará pensando o quanto ganhará e assim vai largar sua mulher em casa.

3° Colocar primeiro o primeiro

  • O hábito três nos leva ao campo de controle do tempo. Para ser realmente efetivo, é necessário organizar o seu tempo ao redor das suas prioridades.
  • Neste habito ele meio que ensina a como colocar primeiro o primeiro já que no hábito 1 ele ensinou a criar seus próprios paradigmas, no segundo hábito a descobrir e organizar seus princípios básicos e valores, estará pronto para “colocar primeiro o primeiro” que seria organizar as coisas que você tem que fazer em um dia classificando as como:

[pic 1]

E depois ele faz uma analise de como é as pessoas que escolhem ou o quadrante I, ou II, III e o IV, e diz como elas devem se organizar.

4° Pense em Vencer/Vencer

Não entendi muito este hábito

  • O quarto habito fala sobre as relações interpessoais e de como o conceito ganhar ou ganhar é relativo de pessoa para pessoa e que nem sempre para ganhar se é necessário passar pr cima de uma pessoa.
  • O hábito quarto implica que ambas as  partes em qualquer acordo devem sair beneficiadas. Está baseado no paradigma segundo o qual a vitória de uma pessoa não necessariamente acontece as custas da derrota de outra.
  • Este habito fala que somente conhecendo bem os seus valores saberá qual o conceito de ganhar pra você.
  • Fala que o ganhar/ganhar implica em cinco elementos ou dimensões: caráter; relações; acordos; sistema e processo.

5° Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

  • Este habito fala um pouco sobre os costumes das pessoas onde escutam para responder e não para intender.
  • Tentar primeiro compreender implica uma mudança profunda no paradigma. Tipicamente nos procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intensão de compreender. Elas ouvem com a intensão de responder. Elas estão sempre falando ou se preparando para falar. Elas filtram tudo através de seus próprios paradigmas, leem sua autobiografia na vida das outras pessoas.

Se elas tiverem problemas com alguém (filho, filha, cônjuge, empregado) a atitude invariavelmente é “eles não me entendem”. Mas será que você entende eles??

6°  “Sinergizar”

Este habito fala sobre sinergia, o que é, como ela age. Este habito junto os conceitos dos hábitos anteriores onde diz que as formas de sinergia concentram-se nos quatro dos exclusivamente humanos, motivação de ganhar/ganhar e nas habilidades da comunicação empática(tratada no habito anterior) e dai juntando tudo isso se tem quase que um resultado milagroso é criado novas alternativas, coisas que não existiam antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com