TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhembi Morumbi Empreendedorismo

Por:   •  19/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Baseando-se nas ideias do texto e nos conteúdos apreendidos na Capítulo 1 da disciplina, faça uma breve reflexão a respeito dos fatores que facilitam e/ou dificultam a ação empreendedora em um país. Registre suas conclusões sobre essa temática. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Serasa Experience, no ano de 2020, foram abertas 626.883 mil micros e pequenas empresas no Brasil.

Das empresas que abriram 88% foram no regime MEI. Esse dado destaca que mesmo diante do grave cenário econômico gerado pelo Covid-19, o brasileiro buscou por si próprio medidas para contornar a crise.

 O Regime tributário MEI oferece uma facilidade para a pessoa abrir um negócio, com menor burocracia e tributos baixos, quando comparado a outros regimes, facilitando o processo para o pequeno empreendedor.

O acesso a novas e mais baratas tecnologias possibilitam que o empreendedor conheça o mercado, seus concorrentes, seus clientes; esteja presente e ofereça seus serviços no ambiente virtual, diminuindo custos.

Um outro dado da pesquisa revela que no mesmo ano de 2020, 502 mil micros e pequenas empresas registraram falência.

Analisando esse dado, podemos perceber que o valor do imposto não é o único problema para o empreendedor, visto que os impostos são consideravelmente mais baixos na MEI.

Dentre os entraves para a viabilização e manutenção do negócio podemos destacar a dificuldade para adquirir linha de crédito (e o próprio valor de juros praticado), a falta de mão de obra qualificada e a própria falta de conhecimento do empreendedor a respeito do mercado e da concorrência.

Mesmo diante da facilidade de se abrir uma empresa hoje, o preparo do empreendedor, o estudo e o planejamento do negócio ainda são itens importantíssimos que acabam sendo negligenciados, colocando em risco a manutenção saudável da empresa.

Fontes:

https://www.fulltimenegocios.com.br/empreender-as-4-maiores-dificuldades/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-04/mais-de-620-mil-micro-e-pequenas-empresas-foram-abertas-em-2020#:~:text=Publicado%20em%2014%2F04%2F2021,empresas%20em%20todo%20o%20pa%C3%ADs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com