TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia ética e cultura

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

1. Aprender a conhecer

As pessoas estão constantemente mudando, por isso é preciso estar sempre atento às mudanças que acontecem na sociedade. Nada é fixo. E aprender a conhecer é fundamental para o convívio em sociedade.

Delors (1999) em seu estudo mostra como é importante o conhecimento geral e não focar em uma especialização e esquecer-se do restante:

Contudo, como o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente, torna-se cada vez mais inútil tentar conhecer tudo e, depois do ensino básico, a omnidisciplinaridade é um engodo. A especialização, porém, mesmo para futuros pesquisadores, não deve excluir a cultura geral. (DELORS, 1999, p. 91).

A constante busca pelo conhecimento pode tornar o trabalho menos rotineiro e mais prazeroso. E estar atento a tudo o que acontece na sociedade também é muito importante, principalmente nas coisas boas.

2. Aprender a fazer

Além de aprender as pessoas devem saber colocar em prática os seus conhecimentos. Não basta, em uma indústria, uma pessoa que sabe apenas operar a máquina, hoje é exigido que ela saiba agregar valor ao seu trabalho, é preciso interagir com as outras pessoas.

De acordo com Delors (1999):

Qualidades como a capacidade de comunicar, de trabalhar com os outros, de gerir e de resolver conflitos, tornam-se cada vez mais importantes. E esta tendência torna-se ainda mais forte, devido ao desenvolvimento do setor de serviços. (DELORS, 1999, p. 94).

As pessoas precisam aprender a fazer para poderem se comportar no meio em que convivem e com as pessoas a sua volta.

3. Aprender a conviver com os outros

Aprender a conviver com os outros se tornou um desafio na atualidade. No trabalho, muitas vezes, as pessoas se veem apenas como concorrentes.

Nas ruas, devido a violências, as pessoas evitam fazer novas amizades e cada um acaba vivendo em seu mundo. Isolados.

É preciso resgatar o convívio em sociedade, tão importante para o desenvolvimento. Ninguém produz nada sozinho, nas relações de trabalho é preciso alguém para produzir, alguém para vender e alguma outra pessoa para comprar. É impossível viver sozinho.

“O que une é mais importante do que o que separa. A cooperação é mais importante do que atividades que dividem, que competem e que distanciam as pessoas.” (DANIEL; SCOPINHO, 2013, p. 62)

4. Aprender a ser

Ter consciência de si mesmo faz com que as pessoas busquem melhorar. O autoconhecimento é fundamental para que se perceba que cada um é diferente e isso faz com que as pessoas tenham a necessidade de ser mais e melhor.

Delors (1999) conclui que:

É escusado dizer que os quatro pilares da educação (...) não se apóiam, exclusivamente, numa fase da vida ou num único lugar. (...) os tempos e as áreas da educação devem ser repensados, completar-se e interpenetrar-se de maneira a que cada pessoa, ao longo de toda a sua vida, possa tirar o melhor partido de um ambiente educativo em constante ampliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com