TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise 1º quadrimestre - TCC

Por:   •  18/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

Análise 1º Quadrimestre – Meses Janeiro a abril - Ano 01

 

  • Objetivos da empresa

Nosso maior objetivo é manter a empresa saudável financeiramente, isto é, evitar entrar em crédito rotativo, somos conservadores nas decisões visando manter o controle gerencial e poder de decisão frente a eventos externos.

  • Estratégia da empresa

Nossa estratégia é a diferenciação. Optamos por investir mais nos produtos Tablet e Smartphone, que nos geram maior volume de receita e manter a venda de celulares, que apesar de pouco lucro nos traz fluxo de caixa.

  • Práticas Adotadas pela empresa

As práticas adotadas durante o 1º quadrimestre, foram de acordo com a estratégia da empresa, que é diferenciação. Preços mais altos, volume baixo e lucro alto, conseguindo alcançar nossa projeção.

A primeira ação, foi um estudo do jogo de negócios e as premissas apresentadas, as regras internas da empresa, como a capacidade fabril, previsão de horas extras, ociosas e faturamento.

  • Produção

Uma das nossas políticas de produção era ter o menor número de horas extras ou ociosas e evitar o aluguel de máquinas, procurando sempre utilizar ao máximo nossa capacidade fabril. Para isso, realizamos alterações no número de funcionários, conforme análise de mercado, terminando com número menor de trabalhadores no final do quadrimestre, quando comparado a janeiro deste período de análise.

Por dois meses (fevereiro e março), assumimos o risco de termos uma pequena perda nas vendas, pois a projeção com gastos em aumento na capacidade produtiva e mão-de-obra, não compensaria o custo/benefício.

  • Marketing

Após análise interna e tendências de mercado, nossa estratégia de marketing nos direcionou em manter o investimento em propaganda em um valor quase que constante e aumentamos o investimento em design e inovação, para tablets e smartphone. As decisões sempre foram alinhadas, com análise das demais áreas internas da empresa x mercado concorrente, que nos trouxe o resultado esperado para o quadrimestre.

Em nossa análise, definimos uma margem de lucro por produto, que foi sofrendo alteração conforme a reação do mercado.

Sempre analisando o efeito da atratividade, acompanhando mês a mês, para tomada de decisão, no que se refere a quanto investir em propaganda, inovação, design e RH.

[pic 2]

  • Finanças

A política que adotamos foi buscar maior diferenciação, investimento para aprimoramento e margens altas para os produtos obtendo resultados financeiros.

Nosso fluxo de caixa esteve positivo em todo período, evitando pagamento de juros através de empréstimo bancário ou crédito rotativo

Guardamos um percentual do lucro mensal para enfrentar sazonalidade e ameaças externas.

Distribuímos um percentual dos lucros para os acionistas durante todo o quadrimestre, pois a distribuição de dividendos favorece o valor da ação.

Mantivemos as aplicações financeiras para uma eventual necessidade.

  • RH

Devido ao Pleito do sindicato em aumento de salário, benefícios e participação nos lucros, nos concedemos um pequeno aumento nos salários e benefícios, aguardando a decisão judicial na tentativa de amenizar uma possível greve.

Mesmo com essa decisão de aumento para os funcionários, tivemos um mês com greve, mas como a empresa se apresentava bem financeiramente, não sentimos de maneira expressiva o impacto.

  • Controles implantados

O estudo desta primeira fase foi essencial para nos direcionar a maneira que montaríamos nossa ferramenta de gestão, que foram:

  • Planilhas de controle gerencial montadas de acordo com as regras do jogo de mercado;

  • Planilha de gestão de funcionários (mão-de-obra, horas adicionais, ociosas, etc);

  • Planilha de preenchimento na gestão de fluxo de caixa e DRE;
  • Gráfico para auxílio na análise;
  • Ata de decisão, para maior controle das decisões internas tomada mês a mês.

Os resultados do sistema (simulation jogos de negócios) x nossas ferramentas de gestão, estavam sempre dentro do esperado (previsto/realizado).

  • Resultados Financeiros e problemas encontrados

No mês de janeiro, quando assumimos a empresa, tivemos lucro e o distribuímos totalmente aos acionistas. Nos meses seguintes, diminuímos a distribuição de dividendos com a finalidade de manter um fluxo de caixa mais conservador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (319.3 Kb)   docx (275.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com