TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Administrativa

Artigo: Análise Administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Artigo  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

Análise Administrativa

O processo de análise administrativa deve ser iniciado com um planejamento cuidadoso. Em toda intervenção, as mudanças só serão permanentes e bem sucedidas se atingirem a cultura da organização, que compreende além das normas formais, o conjunto de regras não escritas que condicionam o comportamento das pessoas. Segundo Cury, (2006, p. 281)

A análise administrativa é um processo dinâmico e permanente que tem como objetivos efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacionais, assim como os processos de trabalho.

Os pontos fundamentais defendidos por Cury (2006), dentro de um enfoque comportamental se desdobram em dois momentos distintos e interdependentes, podendo haver superposição entre eles, pois tudo que numa fase se conclui é objeto de avaliação na fase posterior, podendo a ela retornar, são eles:

A) Diagnóstico situacional das causas que busca identificar não só o clima e estrutura da organização, mas também os seus métodos e processos de trabalho por meio das fases de levantamento de dados e da respectiva crítica;

B) Intervenção planejada, que envolve o estudo das soluções dos problemas, compreendendo as fases de planejamento da solução e competente crítica e o planejamento das mudanças, efetivado , em linhas gerais, na fase de implantação e controle de resultados.

Considerando os pontos acima, a análise administrativa não é um programa e sim um processo de trabalho, pois se constitui em uma série continuada de eventos e ações. Dentro desta definição a análise administrativa deve ser realizada adotando uma metodologia que procure o constante aperfeiçoamento das práticas de trabalho e a renovação organizacional para que tenha eficácia.

Para que a intervenção tenha êxito, Cury (2006) defende que é fundamental o apoio da administração estratégica, uma equipe de trabalho com uma perspectiva global da organização, a integração das necessidades individuais e organizacionais, e considerar a organização como um sistema aberto, necessitando de compatibilização com o meio ambiente externo e os diversos subsistemas internos.

A metodologia a ser observada como programa de trabalho para a realização de uma análise administrativa, é composta das fases e etapas.

Pontos fundamentais da análise administrativa

Processo

1.Condições ótimas

- Apoio da administração estratégica, inclusive definindo os objetivos das mudanças.

- Perspectiva global da empresa.

- Integração necessidades indivíduo x organização.

- Enfocar organização como sistema aberto.

2.Dificuldades básicas

- Envolvimento positivo público interno.

- Tempo razoável de intervenção

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com