TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica do filme "Terra Fria"

Por:   •  9/6/2018  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SÃO MIGUEL[pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

AUTORES

ALANEIDE PIMENTA

ANA CLÁUDIA ALBINO

ANGÉLICA ARAUJO

QUIRINO NETO

PAULO RICARDO CARVALHO

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

RECIFE

2016

AUTORES[pic 2]

AUTORES

ALANEIDE PIMENTA

ANA CLÁUDIA ALBINO

ANGÉLICA ARAUJO

QUIRINO NETO

PAULO RICARDO CARVALHO

ATIVIDADE DE PSICOLOGIA

Análise filmica apresentada ao Professor João Murilo, pelos alunos do curso de Bacharelado em Administração da Faculdade São Miguel, como parte dos requisitos para obtenção parcial dos créditos de 2º exercício da disciplina Psicologia.

RECIFE

2016

SUMÁRIO[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................03
  2. IDENTIFICAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NO FILME “TERRA FRIA”..........04
  1. A trajetória..................................................................................................04
  2.  A modalidade.............................................................................................04
  3. As repercussões.........................................................................................04
  4. Doenças ocupacionais...............................................................................05
  1. PARECER DO GRUPO...................................................................................06

REFERÊNCIAS....................................................................................................07

1. INTRODUÇÃO

Este relatório de análise fílmica aborda a temática dos aspectos psicológicos que envolvem o sofrimento psíquico e o adoecimento fisico no trabalho. Essa análise objetiva, uma melhor compreensão sobre os mecanismos comportamentais do indivíduo diante do sofrimento psíquico no ambito do trabalho, bem como o diagnóstico desfavorável do adoecimento físico ocupacional.

Portanto os objetivos secundários são identificar cenas que apresentem a trajetória, a modalidade, as repercussões do Assédio Moral e as doenças ocupacionais; e discutir a cerca do papel do profissional em Administração, emitindo um parecer do grupo.

Para a construção desta análise foi exibido o filme “Terra fria”, e na metodologia foi sistematizada uma discussão em grupo para a transcrição das cenas cuja identificação engloba os objetivos deste trabalho, para isso, foram consultados materiais indicados pelo professor/orientador (fichas de aula), expostos em sala.

Para que a dissertação fosse realizada o grupo reuniu-se para discutir e apontar os pontos altos do filme a fim de responder os questionamentos desse trabalho, debatendo o ponto de vista e melhorias para o âmbito do trabalho adequado para os profissionais a fim de que futuramente possamos aplicar técnicas e a reconhecer sinais de assedio no âmbito corporativo.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO ASSÉDIO MORAL NO FILME “TERRA FRIA”.

2.1 Trajetórias do AM vistas no filme

Desestabilidade, que visa desequilibrar as mulheres, no caso “a personagem” assediando-a psicologicamente, aonde a mesma não compreenda o porquê dessa situação e procure culpa-la por ela ser mulher e mãe solteira alegando seu desequilíbrio emocional. Ironias sobre sua capacidade profissional e impor tarefas incompatíveis  á sua saúde do trabalhador , houve propostas de natureza sexual.

Difamação em relação a sua conduta com os amigos de trabalho e abalar sua moral, desnortear seu desempenho e sem avisar certas determinações da empresa para causar mal-entendidos.

Hostilidade em relação às mulheres, visto que na época onde o filme se passa as mulheres ainda não estavam inseridas na área de mineração, com isso os homens se sentiam ameaçados com a ascensão feminina na sociedade e consequentemente no âmbito do trabalho.

2.2 Modalidade

Descendente pela modalidade vertical, ou seja, nível de poder na escala hierárquica, porem não só a personagem sofre essa pressão, mais também todas as mulheres da mineradora.

Horizontal visto que os colegas de trabalho também assediavam as mulheres no âmbito de trabalho, pois eles se sentiam ameaçados, já que a contratação de mulheres na mineradora vinha crescendo, e para os colegas de trabalhos as mulheres estavam tirando os empregos de outros pais de famílias.

2.3 Repercussões        

A repercussão dos assédios sofridos pela personagem Josey Aimes estão divididas em repercussões físicas, onde a mesma começa a sofre com palpitações, falta de ar e vertigem, e em outras mulheres do filme como a melhor amiga da personagem que acaba desencadeando uma doença musculoesquelética, ou seja, LER / DORT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com