TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Crítica dos Pitagóricos

Por:   •  13/5/2017  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica sobre a escola Pitagórica

A escola Pitagórica foi fundada por Pitágoras, um filósofo com um grande conhecimento adquirido por sua passagem pela Grécia, Asai, Egito dentre outras regiões. E com isso podemos perceber que a escola Pitagórica teve um papel importante e fundamental na história da filosofia, tendo com o tempo influenciado e mudado o pensamento de grandes filósofos e cientistas como Platão e Kepler.

Pitágoras fundou uma seita religiosa em Crótona e, com sua força persuasiva começou a ter problemas na região, tanto no meio político quanto no meio espiritual por ser anti-democrático. Foi obrigado a se mudar e teve seus discípulos exilados e mortos. Daí já dá para se ter uma noção de como Pitágoras era bem rígido.

Pitágoras possuía uma forma bem “ignorante”, senão “grosseira” para definir a Origem do Universo no livro “A Dança do Universo”. No livro, Pitágoras define que a origem do mundo ocorreu através dos números e que através deles era possível obter formas geométricas, e acreditava ser uma ponte entre a razão humana e mente divina. Também para os pitagóricos, era possível se notar números através dos sons. Basicamente, baseavam-se no fato de que tudo existe por causa dos números e nada mais, não havia diferença entre o que era misticismo e ciência. Dizia que o homem ao estudar aos números era levado a um estado catártico que ia além das limitações da vida, ao cultua-los você era limpo, purificado ou até salvo. Imagine-se, por exemplo, orando ou rezando por sua saúde apenas com a consciência de que 2+2=4 ou 4x2=8?

Como dito no texto, alguns filósofos não faziam anotações sobre seus ensinamentos ou feitos e Pitágoras estava inserido neste meio. Seus seguidores não podiam fazer qualquer tipo de indagação ou questionamento, abrindo mão de sua liberdade momentânea, e aderindo até mesmo regras dietéticas, se privando de carnes e grãos.

Quando ele fala que tudo pode ser explicado, entendido por meio dos números, se equivoca pelo falo de não saber, por exemplo, como o universo é composto e inferir que a distância que existe entre os planetas obedece a uma ordem que segue a relação entre os números inteiros.

Mesmo sabendo que Pitágoras foi um grande filósofo e matemático, pode-se dizer que sua teoria não passa de ‘superstição’, pois como foi dito em sala, os números foram uma criação dos homens e por este motivo não se pode apoiar esta teoria para a origem das coisas. Um argumento que podemos afirmar com toda a certeza que a origem do universo não se deu através dos números, é que se foi realmente criado desta forma, muitas pessoas poderiam criar um Universo no momento que quiser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com