TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Swot Estudo dos ambientes externos e internos da 3M

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  1.302 Visualizações

Página 1 de 5

Estudo dos ambientes externos e internos da 3M

A Empresa 3 M, possui em seu ambiente operacional concorrentes diretos como as empresa Jo, Sika, Bostik, Du PontBasf e Loctite. A concorrência praticamente segue os passos inovadores da 3M em todo o mundo, não chegando a representar ameaça, uma vez que o padrão de qualidade dos produtos e serviços da companhia tornam a opção por similares quase inviável técnica e economicamente, ou seja, possuem o melhor custo-benefício.

Seus clientes estão em quase todos os ramos de consumidores, tais como empresas do ramo de alimentos e bebidas, calçados e couro, construção industrial, embalagens, farmacêutica, linha branca, madeiras, móveis, siderúrgicos, desde os que exigem os mais avançados recursos tecnológicos até os que adquirem soluções mais simples, para aplicações domésticas. Sua clientela, situa-se em quase todas as faixas, classe sociais e nacionalidades, indo desde empresas fabricantes de aviões, navios, geladeiras e veículos automotores até escritórios, residências, etc. A 3M não poupa esforços no sentido de se manter em sintonia com o seu público-alvo, buscando e propondo soluções sempre inovadoras e tecnicamente viável. Como exemplo criaram o “ Programa "3M mais perto de você”, um investimento no relacionamento mais estreito com a clientela, seja consumidor final, seja rede de distribuição, etc.

Um dos importantes atores no ambiente operacional da 3M são os seus fornecedores. Estão espalhados em diversos segmentos da indústria, tais como, farmacêutica, automobilística, produtos químicos entre outras. A 3M é muito rigorosa na escolha de seus fornecedores, pois produzem os insumos para seus produtos, logo a qualidade, pontualidade na entrega, e o compromisso dessas empresas com o meio ambiente, possuem muita relevância.

Aspecto Tecnológico e Inovação da empresa 3M

A inovação é a base principal da estratégia da 3M. Uma das importantes regras da 3M determina que 30% do faturamento deve ser gerado por produtos que não tenham mais de 4 anos de existência. Para alcançar essa meta, a companhia lança em média 50 produtos novos todo mês. Atualmente sua oferta total supera os 70 mil itens vendidos em 200 países. Um dos principais segredos da companhia está em harmonizar esse ambiente de intensa criatividade com os objetivos de crescimento e rentabilidade, igualmente elevados. Reconhecida como líder em inovação, a 3M lança no mercado 500 novas soluções ao ano e tem como meta que 30% da receita deve vir sempre da venda dos produtos lançados até no máximo quatro anos antes. Foi eleita uma das melhores empresas do ano pela revista Exame. Ela é uma empresa multiprodutos com mais de 25.000 produtos. A 3M passou por um processo de reestruturação para se tornar mais competitiva. O projeto de Transformação busca colocar o foco no cliente e modificar seus processos internos. Antes, as áreas de negócios eram divididas por produtos. O cliente que comprasse dois produtos diferentes teria que falar com diferentes vendedores e receber várias encomendas. Agora, os grandes clientes (responsáveis por 90% do faturamento) são atendidos por um único grupo de vendedores. E os pequenos e médios clientes passaram a comprar de distribuidores. Além disso, a 3M se organizou por setores de mercado (automotivo, saúde, telecomunicações, etc.) para identificar necessidades e antecipar soluções. Ou seja, criar oportunidades de negócios em vez de desenvolver ideias e depois ir atrás de alguém para comprá-las. O trabalho em equipe foi estimulado e a comunicação também. A empresa avaliava seu desempenho por índices internos. Agora o importante é que o cliente receba a mercadoria como e quando quiser. Todos os funcionários – do chão-de-fábrica aos executivos – receberam treinamento para saber como sua função afeta os resultados da empresa. A criatividade foi estimulada. A 3M é uma das empresas mais inovadoras do mundo: um produto novo e diferente a cada três dias, em média.

Aspecto politico

A 3M possui uma relação bem atuante nos governos dos países em quais está situada. No Brasil possui diversos programas em participação com o governo, como exemplo, podemos citar o trabalho junto a Anvisa, buscando colaborar com o aumento da qualidade dos serviços de saúde e da segurança do paciente, em especial no tocante à prevenção de lesões de pele e infecções, a atuação da 3M se concentrou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Ministério da Saúde – MS, Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE para tratar de soluções para esterilização, normotermia, fixação segura de cateteres, prevenção à lesão da pele, capacitação de servidores, incorporação de tecnologias no SUS, procedimentos ligados a saúde suplementar e saúde bucal. Além dessas atuações, a 3M foca no compartilhamento de conhecimento, mediante disponibilização de treinamentos in loco em hospitais, e também por Congressos educacionais. A 3M realizou também aproximação institucional com autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a fim de fornecer subsídios para normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos adequados ao consumo. Também no Brasil, a 3M participa de projetos visando a qualidade de outras empresas, A 3M apoia a simplificação do sistema tributário nacional, o incentivo a investimentos para expansão e a modernização de plantas fabris, com a finalidade de aumentar a geração de empregos e a desoneração das exportações. A atuação da empresa teve enfoque no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em especial na Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), e na Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil do Congresso Nacional, em parceria com a Associação das Indústria Químicas (ABIQUIM), com destaque para os temas ligados a regimes aduaneiros, créditos nas exportações e Processo Produtivo Básico – PPB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com