TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das Demonstrações Contábeis

Por:   •  9/11/2020  •  Dissertação  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Fundação Getúlio Vargas

MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance

Isabella Tarine Biguetti

Relatório de análise de diagnóstico do Grupo Guararapes

Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis sob a orientação da Profª Suênia Santos. FGV Faria Lima - SP

São Paulo
Julho/2020

Sumário

1        Objetivo do Trabalho Individual        3

2        O Grupo        3

3        Indicadores de Liquidez        3

4        Análise do Capital Circulante Líquido e Capital de Giro        5

5        Indicadores de Prazos        6

6        Análise de Ciclo Operacional e Financeiro        7

7        Indicadores de Endividamento        8

8        Indicadores de Rentabilidade        9

9        Conclusão sobre a realidade da saúde Financeira e Econômica do grupo        10

10        Referências        10

  1. Objetivo do Trabalho Individual

O objetivo deste relatório é realizar uma análise que forneça um diagnóstico individual por grupo de análise, bem como um retrato geral sobre a realidade financeira e econômica do negócio do grupo Guararapes.

  1. O Grupo

        Aos 71 anos, o Grupo Guararapes é a maior empresa de moda do Brasil, com uma operação que atualmente engloba: a rede varejista Riachuelo, com e-commerce e mais de 300 endereços físicos espalhados por todo o território nacional, duas fábricas, em Natal e em Fortaleza, a Midway Financeira, três centros de distribuição (CD), em Guarulhos, Natal e Manaus, um Contact Center, a Transportadora Casa Verde, o shopping Midway Mall, também no Rio Grande do Norte, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro.

        Fundado por Nevaldo Rocha em 1947, o Grupo começou como uma loja de roupas, a "A Capital", que ficava em Natal. Quatro anos depois, ele inaugurou uma pequena confecção, em Recife, e adquiriu novos pontos de venda. Em outubro de 1956, Nevaldo e seu irmão, Newton, fundaram oficialmente a Guararapes e, dois anos mais tarde, realocaram a matriz para Natal, onde ela é mantida até hoje. Em 1979, o Grupo Guararapes adquiriu as cadeias de lojas Riachuelo e Wolens, expandindo sua atuação para o varejo têxtil. Suas lojas, escritórios, fábricas e CDs reúnem hoje mais de 40 mil colaboradores, unidos pela missão de democratizar a moda no País. Com 100% de sua produção destinada aos canais de venda físico e digital da Riachuelo, o Grupo tem o compromisso de se renovar constantemente, modernizando seu parque fabril e centros de distribuição e investindo em pesquisa, criação, desenvolvimento e logística.

        Desta maneira, a empresa mantém a gestão integrada de suas operações, fazendo com que a companhia seja a única no mercado a reunir as três vertentes de seu negócio: varejo, indústria e financeira. Assim, possibilita-se que o timing entre o desenvolvimento do produto e sua chegada ao consumidor final seja otimizado, ganhando em eficiência e competitividade.

        Ao longo de 2019, o lucro da Guararapes Confecções S.A., cresceu 5,7%, totalizando R$ 526,5 milhões. A receita líquida atingiu R$ 7,808 milhões o que corresponde a um crescimento de 8,6%, em relação ao ano anterior.

  1. Indicadores de Liquidez

Os Indicadores de Liquidez comprovam a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações de curto prazo dentro do vencimento. O melhor é que esse índice esteja sempre acima de 1, o que significa que a empresa não terá dificuldades em pagar suas obrigações de curto prazo.

Para o grupo Guararapes tem-se os seguintes indicadores e suas respectivas definições, valores e análise:

[pic 2]

  1. Liquidez Geral: indica a capacidade de pagamento da dívida de longo prazo.

Pode-se verificar que houve uma queda de 2018 para 2019, isso se dá devido ao fato de haver um aumento nas contas no passivo não circulante (PNC) que correspondem a debêntures, passivo de arrendamento, empréstimos e financiamentos.

  1. Liquidez Corrente: indica a capacidade de pagamento da dívida de Curto Prazo.

Se:

Liquidez Corrente > 1,0 CCL Positivo

Liquidez Corrente = 1,0 CCL Nulo

Liquidez Corrente < 1,0 CCL Negativo

Conforme gráfico, este indicador aumentou se 2018 para 2019 devido ao aumento nas contas do ativo circulante: caixa, aplicações financeiras e clientes.

  1. Liquidez Seca: mede as condições para cobrir compromissos de curto prazo com valores de fácil conversibilidade, ou seja, quanto, com relativa facilidade, a empresa consegue transformar em dinheiro antes do prazo normal de realização (deságio).

Este indicador também aumentou de um ano para o outro o que corresponde a um aumento nas contas do ativo circulante: caixa, aplicações financeiras, clientes, estoques. Conclui-se que a empresa possui capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (302.3 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com