TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Boas Práticas de Marketing Dentro de Uma Companhia de Bebidas

Por:   •  30/4/2021  •  Resenha  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

4.3 Boas práticas

Dentre as inovações que ocorreram dentro do marketing nos últimos anos, houve a desconfiguração da noção de que a marca que tem o maior orçamento e consegue se posicionar em diversas plataformas diferentes é a mais bem sucedida. A entrega de um conteúdo de qualidade que consiga suprir os desejos do consumidor acaba tomando espaço, substituindo o aspecto quantitativo por uma noção qualitativa. 

Dentro da Amber,  temos o posicionamento de seu consumidor no centro, eles se posicionaram de forma em que não é a marca que está ofertando produtos, mas sim de uma companhia que está em busca de atender as necessidades do consumidor. Temos então uma noção de sociedade 5.0, colocando o consumidor como  centro do processo operativo e a utilização das campanhas para otimizar a qualidade de vida e a rotina de consumo das pessoas. 

A evolução das redes sociais e a modernização do modo de consumo, fez com que a empresa desenvolvesse conteúdos digitais mais relevantes, o desafio foi que o celular proporciona muitos estímulos ao mesmo tempo e o consumidor quer fugir da propaganda imediatista. A modernização dos meios de consumo também proporcionou um mapeamento mais detalhado de quais pautas estão sendo discutidas nas redes sociais e assim a empresa tomou como iniciativa a criação de uma agência interna de comunicação para estar a par de gerar engajamento e entender o que atrai cada consumidor. 

A aposta da Ambev é em atingir conteúdos de qualidade que geram valor agregado para seus consumidores, ela acompanhou a mudança no comportamento de seus clientes, em que a noção de “propósito” assume um papel chave na comunicação entre empresa e consumidor. A companhia passou então a buscar soluções para a vida do consumidor e não simplesmente vender um produto, em suas propagandas ela busca proporcionar para o consumidor e não tentar vender um produto. Dentre as ações, temos na Skol (uma das marcas da companhia) um caso prático. Ao analisar redes sociais e identificar que muitos consumidores referem o Carnaval como a melhor época de seu ano, a empresa estruturou uma ação em que forneceu um trio elétrico para que alguns consumidores morassem durante esse período. 

Em outra marca da companhia, A cervejaria Antarctica, foi criada uma ação chamada “Academia da BOA” que constitui um curso profissionalizante para pessoas com interesse em trabalhar como garçons, esse curso é credenciado junto ao SENAC e reflete o interesse da companhia em se posicionar perante os seus stakeholders não somente como vendedora de um produto, mas como proporcionadora de experiências. Esta ação auxiliou no posicionamento da marca perante o mercado e na geração de leads.

Dentre mais exemplos, temos o da Brahma em que em 2019 realizou um reality show por conta própria. O setor interno da companhia identificou um crescimento exponencial do gênero musical sertanejo dentro do país e realizou parcerias com os principais festivais musicais desse gênero no Brasil e lançou um programa com 6 episódios na plataforma do YouTube, ação esta que ultrapassou todas as métricas de engajamento que haviam sido previstas pela companhia como: visualizações, comentários, curtidas e compartilhamentos. 

Outra iniciativa de posicionamento da marca foi no carnaval de 2020,  em que mapearam que um dos principais problemas para blocos de rua e festas de carnaval ao ar livre é a questão climática e ocasionais chuvas no período. Desta forma, a companhia contratou um fornecedor que atua com uma aeronave precipitando a chuva em locais específicos antes delas chegarem nos pontos de blocos. Além disso, essa precipitação foi direcionada para acontecer em redes de distribuição de água, então além de corroborar para um melhor carnaval a empresa também contribui com a rede de abastecimento da cidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com