TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Viabilidade e Reestruturação

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.019 Palavras (21 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 21

ANÁLISE DA ESTRUTURA E AMBIENTE EMPRESARIAL

Alessandra Munhoz da silva

Leticia Martins de Oliveira

Ricardo Dourado da Silva

Universidade São Francisco

munhozalessandra@hotmail.com

leticiamartins0596@gmail.com

Resumo:

O recurso humano é fundamental para uma organização, é uma área responsável pela contratação, treinamento e desenvolvimento de um colaborador dentro da empresa. Através desta pesquisa foram levantados dados específicos da análise teórica e prática da gestão em inteligência organizacional. Utilizamos a modalidade descritiva que tem como característica a utilização de técnicas padronizadas e como tipo de pesquisa o estudo de caso. Para a realização desse estudo contamos com informações fornecidas pelo Restaurante Via Brasil que foi fundado no ano de 1999 e possui uma unidade localizada na cidade de Vinhedo, uma empresa de pequeno porte com uma equipe de vinte e três funcionários, onde os recursos humanos são bem aplicados. Tendo como início um bom recrutamento e seleção, bons treinamentos e uma boa qualificação de seus colaboradores. Identificamos uma oportunidade de melhoria na questão de controle de jornada de trabalho, que causa atualmente um acumulo excessivo de horas extraordinárias e consequentemente aumento nos custos com a folha de pagamento. Uma solução possível é a implementação de um relógio ponto para auxilio no controle da jornada de trabalho, tornando mais efetivo e preciso os devidos registros. Com este recurso o Via Brasil passa a ter banco de horas e registro diário de todos colaboradores, melhorando assim em até quarenta e cinco por cento das horas extras excedidas semanalmente pelos colaboradores.

Palavras-chave: Recrutamento e seleção, Treinamento, Desenvolvimento.


Introdução

A alimentação fora de casa faz parte da do dia-a-dia do brasileiro, que apesar da crise econômica e política no ramo alimentício obteve um crescimento de 3% em 2016[1], isso porque as empresas se adequam ao consumidor contido para atender a sua demanda.  

A área de Recursos Humanos tem um papel importante na organização, e é ela quem seleciona e desenvolve pessoas que ajudará a garantir a continuidade e sucesso da empresa, potencializando o capital humano.

Os recursos financeiros e materiais sozinhos não geram funcionalidades para as empresas, pois o ser humano é considerado parte essencial no processo das organizações e o maior ativo que elas possuem.

São as pessoas quem sustentam a organização, sendo seres pensantes capazes de gerar inteligência a organização com suas habilidades, conhecimentos e competências. Por isso, é necessário saber o seu valor, através da gestão de pessoas que promove reconhecimento, desenvolvimento e oferece uma qualidade de vida no trabalho para possibilitar resultados satisfatórios.

O Restaurante Via Brasil foi fundado em 1999 na cidade de Itu, e atualmente conta com uma equipe preparada e de larga experiência. Em 2012 uma nova unidade é inaugurada em Vinhedo, e em 2015 a inauguração da unidade de Sorocaba.

O Restaurante Via Brasil em Vinhedo, possui uma equipe de 23 funcionários fixos, e 10 funcionários auxiliares em média. Desenvolve parcerias com empresas locais como a Aspem Ferramentaria, Injemolding Indústria Metalúrgica, Mc Car peças e Serviços, entre outros.

A área de recursos humanos no Via Brasil, é essencial para motivação dos colaboradores, que através deles atraem cada vez mais clientes. Por isso os colaboradores precisam saber da sua importância, para transparecer uma boa imagem, proporcionar um ambiente tranquilo e com isso mostrar a confiança na qualidade de seus alimentos.

Essa pesquisa se propõe a levantar dados específicos de análise teórica e prática da gestão em inteligência organizacional, fazer a junção de ideias sobre o comportamento de empresários e seus colaboradores e adequar à estrutura administrativa as necessidades dos trabalhadores atuais.

Os conhecimentos gerados serão de grande importância para o aprendizado das principais práticas de gestão empresarial.

Método

Para o assunto abordado iremos utilizar a modalidade descritiva, conforme Gil (2010 apud Klein, 2015, p.33), “as pesquisas descritivas têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno, uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados”.

O tipo de pesquisa será o estudo de caso que de acordo com Gil (2010 apud Yin, 2005,p.58) “ é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidencia.

A área de recursos humanos está presente em todos os departamentos da empresa, e tem como objetivo utilizar dos métodos e habilidades necessárias para valorizar o capital humano.

Uma das formas de potencializar o capital humano é através de treinamentos, que segundo Silva (2011), é a prática de treinar, se tornando capaz de desenvolver determinadas tarefas é benéfico tanto para empresa quanto para o colaborador através de uma relação de simbiose, que para o empregador ocorre o aumento da produtividade e para o funcionário há uma maior eficácia de suas atividades com menor esforço.

Com a admissão de um novo colaborador, faz parte da política da empresa a realização de treinamentos. Em outro momento os treinamentos no Via Brasil acontecem de forma esporádica e realizado pelo responsável de cada setor. Ocorrem também treinamentos quando o funcionário é efetivado, ou no momento que a empresa sinta necessidade de aperfeiçoamentos, por exemplo, ao adquirir um novo equipamento de trabalho ou mesmo mudanças no modo de trabalhar, que possibilita uma melhora na execução de suas tarefas.

Segundo (Lacombe e Heilborn, 2008, pág. 274):

“As empresas devem agir como facilitadoras e apoiadoras do desenvolvimento de cada um, bem como tomar a iniciativa em casos que sejam do seu interesse, mas isso não significa que as empresas possam ser responsabilizadas por não desenvolverem seu pessoal. Se não o fizerem elas próprias serão prejudicadas, pois os administradores com alto potencial sairão da empresa. Cabe, em primeiro lugar, ao próprio empregado zelar pelo seu autodesenvolvimento, da mesma forma que cabe ao estudante a responsabilidade pela aprendizagem do que lhe é transmitido”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (366.6 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com