TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de gestão de pessoas e seus fatores motivacionais dentro das organizações

Por:   •  1/10/2017  •  Monografia  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera Educacional[pic 1][pic 2]

Ano 2017

autor

Nome: Julio Cesar Salata Miura

e-mail: Julio_cesar_salata@hotmail.com


TÍTULO

Análise de gestão de pessoas e seus fatores motivacionais dentro das organizações

RESUMO

             Neste artigo analisaremos a gestão de pessoas e os processos de motivação como ferramenta de propulsão para o desenvolvimento das empresas, abordaremos diferentes fatores motivacionais capazes de guiar as ações de um indivíduo no ambiente organizacional. Para concretizar tal estudo, foi explorado fundamentos das teorias motivacionais de diferentes autores e épocas, o presente estudo são resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada com intuito de transparecer uma compreensão do que tange os fatores motivacionais dentro da organização, ferramentas de extrema importância para gestão, com intuito de desenvolver as organizações. Para finalizar o idealizamos a importância da compreensão clara dos mecanismos motivacionais e intensificar o interesse dos líderes.

 

Palavras-chave: Motivação. Organizações. Psicologia. Gestão. Trabalho.

Gestão De Pessoas, Motivação, Planejamento, Resultados, Clima Organizacional, Remuneração, Desenvolvimento, Pessoas.

ABSTRACT


Keywords: Motivation. Organizations. Psychology. Management. Job.

People Management, Motivation, Planning, Results, Organizational Climate, Compensation, Development, People.


  1. INTRODUÇÃO

               A Performance da gestão de pessoas para o desempenho das organizações vem se tornando cada vez mais atual diante o cenário de competitividade do mercado. Nesse contexto, para atender às demandas das organizações globais, a gestão precisa assumir funções cada vez mais complexas, até mesmo paradoxais. Diversos autores, como Chiavenato (2014), Bergamini (2008), Dutra (2014), DAVIS, Keith (1992) desenvolveram técnicas que auxiliam na compreensão da atuação da gestão com o comportamento motivacional de cada trabalhador.

Segundo Bergamini (2008), o estudo da motivação aplica-se a todos os setores da atividade humana e é, em especial àquele reservado às organizações que dedicaram grande parte de seus esforços no sentido de poder entender quais objetivos motivacionais são mais frequentemente procurados no trabalho.

                Vivenciamos atualmente uma geração de profissionais que imigram constantemente de empresas em busca de melhores condições e benefícios, diante de tantas mudanças começamos a analisar o fator do bem estar interno nas organizações e as necessidades da gestão de pessoas em gerir os processos organizacionais para precaver a diminuição da produtividade nas organizações e o grande número de colaboradores insatisfeitos, desmotivados que acabam favorecendo no percentual de absenteísmo e na rotatividade da empresa. 

Os processos de análise de gestão de pessoas e seus fatores motivacionais dentro de uma organização é uma abordagem utilizada dentro da organização para obter resultados de desempenho e identificar o percentual motivacional de seus colaboradores, buscando estratégias de melhoria, sejam elas do clima organizacional ou do desenvolvimento dos seus setores.

             Para autor que teve seu artigo publicado na revista Uniara Pedro W. J. A. (2005), todo profissional é um gestor de pessoas, portanto, deve ter o conhecimento e a sensibilidade para lidar com as pessoas nas organizações. Independente da área de formação e atuação profissional, é consenso que em toda atuação direta ou indireta para o desenvolvimento de projetos há o envolvimento na condução de equipes. Todo profissional deve conhecer, portanto, princípios norteadores da administração de recursos humanos.

Esta analise busca descrever o quanto é importante ter colaboradores motivados e o papel da gestão de pessoas para o desenvolvimento da empresa, colocando este fator como grande contribuição para o sucesso dentro da organização. Sendo possível saber onde é necessário reverter ou adequar processos, com intuito de diminuir a elementos que favorece a desmotivação dos funcionários.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Chiavenato (2014) afirma que, uma vez recrutadas e selecionadas, as pessoas devem ser integradas na organização, posicionadas em seus respectivos cargos e tarefas, treinadas incessantemente e avaliadas quanto ao desempenho, esse processo contínuo é o que possibilita o desenvolvimento, pessoal, profissional e organizacional.

Bergamini (2008, p. 108) defende que a motivação deve ser analisada como uma força propulsora que tem seus fatores escondidos dentro de cada um. A motivação atua como fonte autônoma de energia, de caráter intrínseco e que não depende de absolutamente nada do mundo exterior

Baseado nas teorias de Dutra (2014). Ao colocar pessoas e organização lado a lado podemos perceber o processo de troca de competência, a empresa transfere para o colaborador o seu patrimônio de conhecimento, e por sua vez o colaborador representa em resultados tudo aquilo que conseguiu desenvolver. Esse resultado pode ser potencializado com efeitos benéficos para a organização quando seus colaboradores são estimulados e motivados.

Para CHIAVENATO (1992) O processo de motivação e algo que esta, contudo dentro dos seres humanos. Sendo uma das principais responsabilidades do gestor impulsionar a motivação dos mesmos dentro da organização.

CHIAVENATO (2014) Define que não basta remunerar as pessoas pelo tempo dedicado a organização se faz necessário e incentiva-las continuamente para seu desempenho continuar sendo o melhor possível é importante ressaltar que a remuneração fixa funciona como fator higiênico e não consegue motivar as pessoas para superação de metas e objetivos da organização já o sistema de recompensas para estimular comportamento desejado pela organização pode sérum fator variável de motivação porque para alguns colaboradores o sistema de recompensa que inclui benefícios é o fator que induz as pessoas a trabalhar em benefício da organização.

Para DAVIS, Keith (1992, p. 46). Mesmo que algumas atividades humanas sejam feitas sem motivação, praticamente todas tiveram comportamentos conscientes que são motivados por uma determinada causa. As necessidades internas e os impulsos criam tensões que são modificadas pelo ambiente. As forças motivacionais de cada indivíduo têm tendências a desenvolver como reflexo do ambiente cultural em que vive. Davis relata eu a motivação para realização é uma força que algumas pessoas têm para vencer desafios e obstáculos na busca de seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (345.2 Kb)   docx (736.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com