TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Ambiente Externo

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Com base na análise do ambiente externo, indiquem quais são as ameaças e oportunidades que a Águia S. A. pode se deparar caso decida realmente investir na Coréia do Sul:

Análise do Ambiente externo:

Economia – Mercado com baixo risco para investimentos; Demanda por cerveja crescente, mais de 15% ao ano.

Governo e política - O governo coreano aumenta as barreiras ao capital estrangeiro, tornando difícil a entrada de empresas do exterior; os salários têm subido 18% ao ano.

Questões sociais - Consumidores sul-coreanos estão ávidos por produtos do Ocidente

Demografia - Maior mercado de consumo da Ásia.

Oportunidades – A Coreia do Sul é o maior mercado de consumo da Ásia, isso abre um grande espaço para que a Águia S.A. possa se expandir. Por ser um mercado de baixo risco e os consumidores estarem com muita vontade de produtos estrangeiros entrando no país, mostra que ao colocar a Águia S.A. em território coreano, o sucesso será praticamente certo. A possibilidade de criar uma joint venture com uma fábrica de cerveja coreana tornaria a implantação de uma fábrica, bem mais fácil de se concretizar

Ameaças – O custo de implantação de uma fábrica nova na Coreia é muito alto, cerca de 10 milhões apenas pelo terreno; se quiser alugar, 1 milhão seria o depósito inicial. Os salários estão aumentando muito, 18%, nos últimos anos e o governo tende a colocar barreiras para que empresas estrangeiras tenham dificuldade de se estabelecer lá.

  1. Baseados no modelo de cinco forças de Michael Porter, indique como cada um dos cinco itens ocorreria ao ser implantada a estratégia de internacionalização da Águia S. A.
  1. Empresas atuantes - Como uma empresa nova no mercado coreano, a Águia S.A. não teria muito como “apitar” sobre a maneira como são feitas as coisas na Coreia, não conseguiria negociar muito com fornecedores, funcionários, etc...
  2. Ameaça de novos entrantes - O governo coreano torna difícil a entrada de empresas estrangeiras no país, isso seria uma dificuldade a ser encarada pela empresa.
  3. Ameaça de produtos substitutos - A Águia S.A. teria um gasto enorme com a construção da nova fábrica, além disso, o custo da mão de obra na Coreia é muito alto, assim, elevando os custos de produção.
  4. Poder de negociação dos compradores – Como diz no case, os consumidores coreanos estão querendo produtos estrangeiros em seu dia a dia, isso faz com que o poder de barganha da Águia S.A. seja grande, tendo em vista que não há muitas empresas estrangeiras investindo no país.
  5. Poder de negociação dos fornecedores - Não haveria muito poder de negociação por ela ser uma empresa estrangeira e nova no país. No caso da joint venture com a empresa coreana, esta força de Porter se tornaria um ponto forte pois, haveria muito mais poder de barganha com fornecedores.

  1.  Elabore ao menos três cenários: um otimista, um pessimista e um provável para a Águia S.A. em relação ao mercado sul-coreano de cervejas.

Cenário 1: O mercado consumidor da Coreia é muito grande e há um grande espaço para que a Águia S.A. possa se desenvolver, com isso, ao aplicar um valor significativo na construção da nova fábrica de cerveja, a Cervejaria poderá obter lucros extraordinários, afinal, como diz o texto, os Coreanos estão requisitando produtos estrangeiros em seu cotidiano.

Cenário 2: Pelos preços altíssimos de aluguel e de compra de terreno, a implantação de uma nova fábrica na Coreia se torna algo praticamente inviável. Mesmo que a cervejaria consiga comprar ou alugar um terreno, a mão de obra dos coreanos está ficando cada vez mais cara, isso faz com que os custos de produção fiquem muito altos, assim dificultando a boa performance da Águia S.A.. Fora estes pontos, o governo sul coreano tende a aumentar as barreiras para produtos do exterior, mais uma vez dificultando a Águia S.A. a conseguir se desenvolver e obter lucros neste mercado “difícil”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com