TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Mix de Marketing Drogaria Megamed

Por:   •  6/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

[pic 1]

Análise do Mix de Marketing Drogaria Megamed

Leticia Tabeliao Degrandis

Pelotas, 2016

1. Resumo

O seguinte trabalho tem por objetivos definir, identificar e caracterizar o mix de marketing em uma organização do ramo de farmácia na cidade de Pelotas-RS. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e posteriormente uma entrevista

2. Introdução

Com base no conhecimento adquirido na disciplina de Administração de Marketing, ministrada na Universidade Federal de Pelotas, foi buscado construir uma ligação entre o conteúdo de aula com a pratica no local de trabalho. Desta forma, o trabalho busca definir e posteriormente identificar na organização estudada as variáveis do mix de marketing.

3. Mix de Marketing

Segundo Kotler (2012) o mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. São ações que a empresa pode desenvolver visando um aumento de sua parcela no mercado. O mix de marketing é segmentado em quatro variáveis: Preço, Praça, Produto e Promoção.

3.1 Produto

Produto é a combinação de bens e serviços que a empresa oferece ao mercado alvo. Pode ser oferecido ao mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo, satisfazendo uma necessidade ou desejo do consumidor. Produto inclui objetos físicos, serviços, eventos, pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto dentre estes.

Produtos são divididos em três níveis. A cada nível alcançado, é agregado ao produto maior valor ao cliente. O nível mais básico é o beneficio central, que são os benefícios procurados pelo consumidor quando compra um produto.

O segundo nível é o produto real, é a transformação do benefício básico em um produto real. Neste nível é desenvolvido características como qualidade, design, marca.

Por fim, no terceiro nível, o produto é ampliado ao redor do produto básico, oferecendo serviços e benefícios adicionais ao consumidor. É neste nível que se tem benefícios como os de pós-venda, entrega ao domicílio, crédito, instalação e garantia.

Produtos também são classificados em produtos de consumo e produtos organizacionais. Produtos de consumo são os produtos comprados por consumidores finais para uso próprio, que podem ser divididos em produtos de conveniência,  produtos de compra comparada, produtos de especialidade e produtos não procurados. Já os produtos organizacionais são os comprados para processamento posterior ou para uso na gestão de um negocio, diferindo do produto de consumo em razão da finalidade para qual o uso é comprado.

3.2 Preço

Preço é a quantia em dinheiro que os clientes tem que pagar para obter o produto. É a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelo beneficio de obter ou utilizar um produto ou serviço. Ele é o elemento central para a determinação da participação do mercado e lucratividade de uma empresa. É o único elemento do mix de marketing que produz receita, ao contrario dos demais elementos, que representam custos.

 O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. Assim, a determinação de preços é um dos maiores problemas enfrentado por executivos de marketing. Duas formas são comumente usadas, a precificação baseada no custo e a precificação baseada no valor.

A precificação baseada no custo utiliza o preço por custo mais a margem (cost-plus). Isto é a adição de um markup (margem arbitraria acrescentada ao custo) aos custos do produto. Desta forma, se tem o valor de custo de um produto e é acrescido uma margem para obtenção do preço final.

Enquanto a precificação baseada no valor utiliza da percepção que que os compradores tem do valor. É dividido em preço baseando no bom valor (combinação de qualidade e bons serviços a um preço justo) e preço de valor adicionado (é acrescentado ao produto atributos e serviços com valores agregados).

3.3 Promoção

Promoção são as atividades que que comunicam os pontos fortes do produto e convencem o cliente-alvo a compra-los. São meios persuasivos visando comunicar o valor ao cliente e construir uma relação com ele. As principais ferramentas de promoção são propaganda, promoção de vendas, relações publicas e publicidade, venda pessoal e marketing direto.

Propaganda consiste em qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoais de ideias, bens ou serviços com um patrocinador identificado. Promoção de vendas são incentivos de curto prazo para estimular a compra ou venda de um produto. Relações publicas é o desenvolvimento de boas relações com os diversos públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável. Venda pessoal é a apresentação pessoal feita pela forca de vendas da empresa com proposito de realizar vendas e desenvolver relacionamentos com os clientes. Por fim, marketing direto consiste no contato direto com consumidores individuais definidos como alvo, objetivando uma resposta imediata e cultivar relacionamentos duradouros.

3.4 Praça

Praça envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos consumidores-alvo. Também é conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição. A distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes e inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.

A distribuição dos produtos pode ser facilitado por meio dos canais de marketing, e estes canais são classificados conforme a extensão destes. A venda direta consiste na venda diretamente ao consumidor, onde não se possui intermediários nos canais. Já a distribuição indireta consiste na utilização de intermediários, chamados de distribuidores, para levar o produto até o consumidor final.

4. A empresa

A empresa escolhida para a realização do trabalho foi a drogaria Megamed. Ela atua no mercado farmacêutico a mais de três anos, situada na esquina do hospital Beneficência Portuguesa. Ela foi fundada em maio de 2013, sendo assim, uma empresa muito jovem. Sua administração era precária, sendo a administradora uma pessoa inexperiente na área.

A farmácia faz parte da rede Agafarma. Uma rede que associa diversas farmácias através de sua marca. A rede busca tornar seus associados competitivos com o mercado, podendo enfrentar grandes redes concorrentes. Também, a rede oferece aos associados diversos treinamentos e capacitações. Sendo estes fundamentais para o crescimento da empresa, que desenvolve os funcionários com base nos padrões considerados melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com