TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mix Marketing

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

Mix Marketing

Conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado alvo. São classificados em quatro grupos amplos, os 4 P’s de Marketing: Produto, Preço, Praça, promoção. Esses termos vêm do inglês, product, Prece, Place and Pomotion.

Primeiro “P: Produto – qualquer coisa que pode ser oferecida e que satisfaça as necessidades e desejos de um mercado, não são so bens ou serviços, mas também marcas, embalagens serviços aos clientes, o produto não precisa ser físico, podem ser serviço, pessoas, locais, organizações ideais, etc.

Não se trata somente de algo tangível, palpável ou físico, pode estar junto a ele serviços, (férias em um hotel ou um show de uma pessoa famosa.

O produto deve obrigatoriamente ser aquele desejado pelo cliente, estar dentro de suas expectativas e satisfazer suas necessidades.

As empresas precisão administrar suas marcas como um dos principais patrimônios da empresa. É necessário posiciona lo de forma correta para que as estratégias alcancem seus objetivos.

Segundo “P”: Preço – É o volume de dinheiro cobrado por um produto e ou bens ou serviços que deve ser dada para se adquira propriedade ou uso de um produto.

O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele. Preço é apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca. O preço gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de uma empresa e sua rentabilidade.

A determinação do preço de um produto ou serviço é o fator primordial ao sucesso do plano de marketing. Ele deve ser suficientemente alto para proporcionar lucro a quem esta produzindo ou comercializando. Não pose ser tão alto que desestimule a compra, deve ser suficientemente baixo a fim de que seja atrativo aos clientes.

O cliente procura um preço justo que não deve ser nem muito elevado de modo que o cliente ache que não vale a pena compra ló nem tão baixo que leve a pensar que há algo errado com ele. Alem de não ser interessante produzi lo e comercia lo, pois, não gerará lucro significativo.

Terceiro “P”: Praça – O produto desejado, com um preço justo deve estar acessível ao cliente, num local acessível ao cliente, num local onde ele possa compra lo no momento que deseja.

Também conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição, pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições. As decisões de canais de distribuição afetam diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos a longo prazo. A distribuição ainda é um tema que pouco interessa. Por outro lado existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial competitivo.

São varias formas de distribuição:

  • Distribuição Direta – Ocorre quando o produtor do serviço ou produto vende diretamente ao consumidor. Pode se citar os prestadores de serviços os quais eles mesmos executam o serviço par o consumidor. (dentistas e os cabeleireiros).
  • Distribuição Indireta – ocorre quando o produto ou serviço utiliza se de distribuidores para levar o produto ate o consumidor. Como exemplo quase na sua totalidade pode citar os supermercados, a maioria de seus produtos não são fabricados por eles. Os supermercados são atravessadores entre o fabricante e o consumidor.

Quarto “P”: Promoção – Propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente porque o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral. Se não divulgamos o produto o produto aos clientes, eles não saberão de sua existência e não poderão adquiri los. Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoção.

  • Propaganda – Esta inserida no centro da promoção, e juntas desempenham papel fundamental na criação de apelos para os clientes. Importante porque informa aos clientes sobre os produtos e ativa a necessidade de compra lo.

Ajuda o consumidor a criar ou aumentar a percepção dos atributos dos produtos e dos pontos fortes da empresa.

  • Promoção de Venda – as ferramentas da promoção de venda são: cupons, concursos, prêmios, entre ouros e possuem três características distintas de comunicação que visa atrair  a atenção dos consumidores; de incentivo que visa estimular o consumo o consumo; e de convite que objetiva convidar para uma transação imediata. As promoções de venda são ferramentas utilizadas pelos profissionais de marketing que fazem parte do nosso dia – dia. Tem como principal objetivo alavancar vendas e fazer com que os consumidores sejam atrativos pelas promoções e optem por comprar de uma empresa e não dos concorrentes.
  • Relações publicas – trata se do desenvolvimento de apelos junto ao consumidor utilizando historias da empresa ou da criação de produtos reconhecidos no mercado. Pode valer de institutos sociais e obras de caridade de que a empresa participa.
  • Publicidade – é toda comunicação que não é paga pela veiculação. Quando um artigo sobre um produto é publicado em jornal ou revista as características do produto são comunicadas ao publico se ônus para a empresa.
  • Força de venda. - É a ferramenta mais eficaz de custos nos estágios finais do processo de compra particularmente, no desenvolvimento da preferência, convicção e ação do consumidor. A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo imediato e interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura.
  • Marketing Direto – é a quantidade de ações de marketing em massa que se recebe diariamente sem participar do publico – alvo a que elas se destinam. Ele identifica quem a empresa deve atingir e direciona sua estratégia de marketing, ate essas pessoas que são seu target.

            * Mala direta – Comunicação direta dirigida a quem pretendemos informar sobre um produto ou serviço.

            *Telemarketing – Trata se da utilização do telefone como ferramenta de marketing. Ele pode ser usado como forma de vender, comunicar, pesquisar ou prospectar clientes.

            * Catalogo – Ao mesmo tempo em que comunica a existência e os atributos de um produto, o catalogo é também uma forma de distribuição direta.

             *cuponagem – Estratégia muito comum muito comum em outros países e ainda incipiente no Brasil, consiste em distribuir a pessoas especiais promoções especiais de algum produto em determinado ponto de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com