TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos fatores que causam absenteísmo e rotatividade de pessoal na Indústria de Fogões Petrycoski Ltda

Por:   •  15/5/2022  •  Artigo  •  4.304 Palavras (18 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 18

Análise dos fatores que causam absenteísmo e rotatividade de pessoal na Indústria de Fogões Petrycoski Ltda

Cledimara Aparecida Ferreira dos Santos, acadêmica do curso de administração, da Fadep faculdade de Pato Branco Paraná. E-mail: cledi.santos@hotmail.com 

Raquel Aparecida Debastiani, acadêmica do curso de administração, da Fadep faculdade de Pato Branco Paraná. E-mail: raquel1407@hotmail.com

Vanessa de Souza Matiello, acadêmica do curso de administração, da Fadep faculdade de Pato Branco Paraná. E-mail: vanematiello@hotmail.com 

Antônio Cezar Soares, Professor do curso de administração, da Fadep faculdade de Pato Branco Paraná. E-mail: antonio@fadep.br 

Resumo: este artigo tem como finalidade conhecer e analisar o setor de produção da Fogões Petrycoski  bem como saber que fatores que podem manter motivados os colaboradores, o que os leva a atrasos ao trabalho, a se ausentarem de suas tarefas ou se desligarem da empresa. Este é um tema importante e relevante para a organização, pois, pode afetar o desempenho produtivo. O presente artigo tem como objetivo identificar os fatores que causam rotatividade e absenteísmo na Fogões Petrycoski  Ltda e apresentar propostas para que se possa diminuir o nível de faltas e demissões de colaboradores da área de produção. Especificamente visa elaborar um diagnóstico organizacional, conhecer os índices de rotatividade, conhecer os índices de absenteísmo, identificar as causas de absenteísmo e rotatividade e apresentar possíveis soluções para ajudar a diminuir esse problema. Com a conclusão da pesquisa foi possível verificar que as organizações ainda estão aprendendo a trabalhar com seus recursos humanos.

Termos para indexação: absenteísmo, rotatividade, motivação, políticas organizacionais.

Abstract: This article aims to understand and analyze the sector's production Petrycoski stoves as well as knowing what factors that can keep employees motivated, which leads to delays to work, to be absent from their jobs or left the company. This is an important topic and relevant to the organization because it can affect the productive performance. This article aims to identify factors that cause turnover and absenteeism Petrycoski Stoves Ltd. and proposals so that we can decrease the level of absenteeism and dismissals of employees from the production area. Specifically aims to develop an organizational diagnosis, to know the turnover rate, knowing the rates of absenteeism, identify the causes of absenteeism and turnover, and present possible solutions to help reduce this problem. With the completion of the research was possible to see that organizations are still learning to work with your human resources.

Key words: absenteeism, turnover, motivation, organizational policies.

Análise dos fatores que causam absenteísmo e rotatividade de pessoal na Indústria de Fogões Petrycoski Ltda

1. Introdução

Observa-se que com o passar do tempo, as organizações começaram a perceber que o quadro de colaboradores exigia uma maior atenção e compreensão. Não bastavam só boas práticas administrativas, tornou-se importante também prática de recursos humanos, pois os objetivos individuais e organizacionais devem andar lado a lado. Observa-se que o absenteísmo e a rotatividade são fatores que antes eram completamente ignorados, passaram a ter grande relevância dentre eles à motivação. O grande desafio das empresas esta em encontrar mão-de-obra qualificada e mantê-la trabalhando de forma motivada a fim de que não se ausentem do ambiente de trabalho ou abandonem a empresa, pois, recrutar, selecionar, contratar pessoas e mesmo desligá-las envolve custos diretos e indiretos as empresas.

Sendo assim, as organizações passaram a dar grande importância ao que chamamos de absenteísmo e rotatividade, pois estes começaram a mostrar que existia alguma falha organizacional e que estava deixando os colaboradores insatisfeitos. Observa-se por sua vez, que isso demonstra estar interferindo diretamente no bom desempenho das empresas e na qualidade dos produtos.

Identifica-se como importante para as empresas examinarem os motivos e conseqüências do absenteísmo e da rotatividade, pois, somente através disso é possível desenvolver políticas organizacionais para combatê-los.  Segundo Chiavenato (2002) se o colaborador estiver motivado a desempenhar sua função o mesmo a executará com objetivo de atingir metas propostas.

Observa-se que o presente projeto possibilita uma maior compreensão dos fatores que mantêm motivados os funcionários da Fogões Petrycoski , bem como o que os leva a se ausentarem de suas funções ou a pedirem desligamento da empresa.

Este trabalho está estruturado de maneira a apresentar inicialmente a metodologia utilizada para orientar o presente estudo. Na seqüência, a apresentação da organização em estudo e do problema de pesquisa. Logo após apresenta-se a análise e discussão dos dados coletados com os funcionários da área de produção da empresa e com o gestor de recursos humanos e finalizando seguem as considerações finais que permitiram sugerir ações e também apresentar idéias sobre esse estudo de caso realizado na Fogões Petrycoski  Ltda.

2. Metodologia adotada

A metodologia do presente trabalho realizou a sua coleta de dados, juntamente com funcionários da área de produção da Fogões Petrycoski  Ltda, utilizando o método de pesquisa por amostragem com 86,15% (oitenta e seis e quinze por cento)  dos 65 colaboradores. O instrumento utilizado para coleta de dados na pesquisa foi um questionário com questões fechadas complementado com a técnica da entrevista para os colaboradores da área de produção, bem como observação, e uma entrevista aberta com o gestor de Recursos Humanos a fim de conhecer as políticas organizacionais para os problemas observados.

O universo ou população de pesquisa refere-se a um grupo de pessoas que se pretende pesquisar. Roesch (2005, p. 138) afirma que dependendo do tamanho da população “faz-se necessário extrair uma parcela desta população para investigar, em vez de utilizar seu total. Deste modo, utiliza-se o processo de amostragem”.

 

Amostragem de pesquisa é uma parte selecionada da totalidade das pessoas ou empresas alvas do estudo cujo objetivo é construir um grupo representativo da população a ser pesquisada. A amostragem deve ser extraída de maneira que cada membro da população tenha a mesma chance estatística de ser incluído na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com