TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que fatores causam o metamorfismo?

Por:   •  18/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  3.750 Visualizações

Página 1 de 5

Que fatores causam o metamorfismo?

O metamorfismo é causado por três fatores:

1. Pressão

2. Temperatura

3. Fluidos hidrotermais

A pressão e a temperatura modificam os minerais que compõem as rochas primárias de acordo com as variações de ambas; já os fluidos hidrotermais modificam as rochas quando elas já estão em desordem, podendo adicionar ou retirar substâncias químicas assim como minerais. As mudanças que uma rocha sofre são para alcançar o equilíbrio em seu novo ambiente de habitação. À medida que o grau de metamorfismo muda, as assembleias minerais das rochas metamórficas também mudam, permitindo assim aos geólogos definir um conjunto de fácies metamórficas.

O que são as rochas metamórficas?

São rochas formadas a partir de outras rochas preexistentes. Se a rocha que deu origem à rocha metamórfica atual foi uma rocha sedimentar, então a nova rocha será parametamórfica. Se a rocha que deu origem à rocha metamórfica atual foi uma rocha ígnea, então a nova rocha será ortometamórfica. Mas também uma rocha metamórfica pode dar origem a outra rocha, sendo também metamórfica.

Por que estudar o metamorfismo?

Porque através das rochas metamórficas obtemos informações do passado geológico da Terra como aquecimento, deformação e circulação de fluidos no metamorfismo de várias rochas. Por meio da caracterização textual e composicional de uma rocha metamórfica obtemos informações sobre a história do aquecimento. Uma das maiores razões que os geólogos têm para estudar o metamorfismo é entender como a crosta da Terra evoluiu ao longo da história geológica.

O que é gradiente geotérmico?

Gradiente geotérmico é a relação que existe entre aumento de profundidade e aumento de temperatura. Quanto mais profundo na crosta terrestre, maior será a temperatura alcançada.

Cite o papel da pressão no metamorfismo e suas divisões.

A pressão, como a temperatura, muda a textura das rochas e sua composição mineralógica. A rocha sólida é submetida a dois tipos básicos de pressão, também chamados de tensão:

1. Pressão confinante: é uma força geral aplicada na rocha em todas as direções

2. Pressão dirigida: é uma força aplicada na rocha em apenas uma direção, como quando uma bola de argila é pressionada entre o polegar e o indicador.

A pressão que uma rocha é submetida em profundidade, na Terra, é decorrente da espessura das rochas sobrejacentes e da densidade dessas rochas.

O que é geobarômetro?

É quando os minerais contidos numa rocha são utilizados para decifrar em que quantidade de pressão ela foi formada.

Cite o papel dos fluidos no metamorfismo.

Eles servem para acelerar as reações químicas durante o metamorfismo. Estes fluidos produzidos durante o metamorfismo podem conter CO2, sódio, potássio, sílica, cobre e zinco, que são solúveis em água quente sobre pressão. Estes fluidos hidrotermais percolam até as partes rasas da crosta, reagem com as rochas que penetram e mudam sua composição química e mineralógica podendo, algumas vezes, inclusive substituir um mineral por outro completamente.

O que é metassomatismo?

É a modificação na composição de uma rocha a partir do transporte de fluidos hidrotermais que a penetram, eles podem conter minerais e substancias químicas que, ao entrar em contato com a rocha em metamorfização, modificam-a.

Onde os fluidos hidrotermais são formados?

Eles derivam da água quimicamente ligada às argilas, e não dos poros sedimentares, a qual é grande parte expelida durante a diagênese. Em outros minerais hidratados como as micas e os anfibólios, a água faz parte da estrutura cristalina.

Cite os tipos de metamorfismo, explique-os e diga em que ambiente tectônico eles ocorrem com maior frequência.

Metamorfismo regional: Ocorre quando altas temperaturas e pressão são impostos a grandes partes da crosta. Ele é característico de uma região de placas convergentes. Ele muda a textura das rochas

Metamorfismo de contato: As intrusões ígneas metamorfizam as rochas imediatamente circundantes, propagando seu calor para fora, o qual submente os minerais da rocha preexistente a novas condições. Ocorre mais comumente no interior de placas e em placas convergentes.

Metamorfismo de assoalho oceânico ou metassomatismo: Frequentemente associado às dorsais mesoceânicas. A água do mar, percolando pelos basaltos fraturados e quentes, é aquecida. O aumento da temperatura promove reações químicas entre ela e a rocha, formando o basalto alterado, cuja composição química difere sobremaneira daquela do basalto original.

Metamorfismo de soterramento: A famosa diagênese. Caracterizado pelo aumento progressivo da pressão exercida pela pilha crescente de sedimentos e rochas sedimentares sobrepostas e pelo aumento do calor associado à crescente profundidade de soterramento.

Metamorfismo de alta pressão e pressão ultra alta: As rochas aqui formadas são raramente expostas à superfície. São incomuns, pois se formam em profundidades tão grandes que levam muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com