TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise estatística

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.479 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Campus R9 – Taquara

Administração – Análise Estatística

Profª. Ana Elizabeth

2º Semestre/ 2016

Atividade Estruturada  Análise Estatística

Nome: Juliana Cristina Silva Kochen

Matrícula: 201408363691

Nome: Michele  da Silva Ferreira

Matrícula: 201408047349


ATIVIDADE ESTRUTURADA

INTRODUÇÃO

Ao fazer uma análise de oito semanas em cinco estabelecimentos comerciais de quinze produtos subdivididos em gênero alimentício, energia (combustível) e de lazer ,observamos que cada gênero tem suas variações de preços semanais frequentes dependendo da ocasião momentânea como inflação,eventos comemorativos ou até mesmo a crise econômica do país. Através deste banco de dados encontramos as medidas estatísticas que são elas: variação, média, limite inferior, limite superior, medidas de tendência central e medidas dos preços de cada produto pesquisado ao longo das oito semanas de estudo.

Todas essas informações serão demonstradas através de gráficos e tabelas ao longo do nosso trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Pode se mencionar, por exemplo, as variações dos preços alimentícios, que teve desconto no mês de aniversário dos supermercados, que fez com que os produtos ficassem com os preços promocionais nas semanas pesquisadas. Durante as oito semanas os estabelecimentos analisados foram o Prezunic, Extra, Mundial, Guanabara e Rede Economia, para gênero alimentício. Contudo, já nos produtos de lazer e energia, para realizarmos a pesquisa, fomos a postos de gasolina, cinemas, patinação, bike, boliche e kart.

Percebemos nos produtos de  energia que os preços não variam muito, como a gasolina comum, quase em todos os postos é o mesmo preço, a diferença mesmo é de centavos. Agora nos produtos de lazer também não houve muitas alterações, a diferença foi muito pouca. Como nos outros casos, após a conclusão do levantamento dos preços médios dos produtos alimentícios, energia e lazer pesquisados em cada semana. Calculamos tudo, obtendo a média de cada produto para uma análise e assim também fizemos para cada produto gráfico com todas as observações feitas ao longo da pesquisa.

ATIVIDADES ESTRUTURADAS 

1) Defina o que é administração?

Gerenciamento de uma organização tomando  decisões para atingir objetivos, utilizando dos recursos  básicos para se ter uma administração com eficiência e eficácia que são eles: planejar, organizar, dirigir e controlar.

2) Qual é a origem do termo estatística?

Origem do termo – latim – STATUS. Antigamente – era o governo o único capaz de levantar estatísticas. O termo estatística surge da expressão em latim statisticum collegium (assuntos do Estado), de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de estado". E a palavra alemã Statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. A palavra foi proposta pela primeira vez no século XVII, em latim, por Schmeitzel na Universidade de Jena e adotada pelo acadêmico alemão Godofredo Achenwall

                                                                                                                                                                                                 

3)  Por que a estatística é importante?

Pois é a através da estatística que utilizamos de métodos para a coleta, organização, descrição, análise, e interpretação de dados para utilização dos mesmos na hora de tomarmos uma decisão e  solucionar  muitos problemas.

4) Diferencie população e amostra?


Toda pesquisa precisa atender a um público específico, pois é com base nesse conjunto  que os dados são coletados e analisados de acordo com o pedido da pesquisa, esse público recebe o nome de população, ou seja, população é o todo do estudo. Já a amostra é um subconjunto finito de uma população, o que reduz a população a grupos menores sem perda das características essenciais.

5) Por que é mais barato coletar dados através de amostras?


Porque há uma aceleração no processo de levantamento de informações. E a informação tende a ser mais apurada, já que uma quantidade menor de elementos é mais fácil para ser analisada.

6) Elabore um exemplo de população e de amostra (com aplicação na administração)


População:quantidade de porção que pode extrair do mar para analise,o numero de ligações telefônicas efetuadas em uma metrópole em um ano.
Amostras:experimentar roupas para escolher a preferida, folhear revistas para decidir qual comprar.

7) Quais são os requisitos de uma amostra?

Determinar a população a ser amostrada, escolher o tipo de amostra e decidir sobre o tamanho da amostra.

8) Como as amostras podem ser classificadas quanto ao seu número de constituintes?


Amostragem aleatória simples, amostragem com ou sem reposição, amostragem sistemática, amostragem por conglomerados, amostragem acidental ou por conveniência, amostragem por julgamento, amostragem intencional ou proposital e amostragem por quotas.

9) Cite quais são as áreas da estatística?

As áreas são: Amostragem, Estática descritiva e Estatística Inferencial.

10) Explique cada uma das áreas da estatística?


Amostragem: que trata da coleta de dados. Estatística Descritiva: visa descrever o real de forma a permitir melhor entendê-lo. Trata da organização, apresentação, tratamento de dados e síntese de dados, a fim de descrever e interpretar a realidade atual ou atos passados relativos ao conjunto observado. O objetivo é informar, prevenir, esclarecer. Estatística inferencial: que constitui o conjunto de métodos cuja finalidade é a tomada de decisões em situações onde há incerteza e variação. A partir de uma amostra da população, permite estender os resultados à população toda. Estabelece conclusões relativas a um conjunto mais vasto de indivíduos (população) a partir da observação de um subconjunto (amostra) com base na estrutura matemática que lhe confere o cálculo das probabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (984.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com