TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise temática do artigo: Pontos críticos do processo de produção de pisos maciços de madeira

Por:   •  27/5/2017  •  Dissertação  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Unitri – Centro Universitário do Triângulo

Curso: Administração

Disciplina: Estágio 1

Professora: Yêda Maria Ykeda

Elias Paulo Miranda Junior – Uberlândia, 09 de maio de 2017.

Análise temática do artigo: Pontos críticos do processo de produção de pisos maciços de madeira.

        O artigo estudo tem foco na gestão da qualidade e o objetivo de analisar os pontos críticos existentes na produção de pisos maciços de madeira. Os conceitos de qualidade se tornaram fatores importantes na administração das organizações e representam pontos importantes para seu êxito, e dentre esses conceitos a estabilização dos processos de produção contribui para a melhoria, redução de desperdícios e aumento da competitividade.

        O trabalho foi desenvolvido em uma empresa do setor de pisos maciços de madeira, localizada no município de Tietê, no estado de São Paulo. A empresa é atualmente a maior do setor em toda a América Latina, contando com cerca de 500 funcionário diretos, distribuídos com duas plantas, com capacidade produtiva mensal de 130.000 m² de pisos, aproximadamente, 80% deste total destinado à exportação, principalmente para Itália e Estados Unidos.

        Cada setor e pontos críticos selecionados foram avaliados por meio das técnicas do controle estatístico do processo. Com base nos dados obtidos para cada ponto crítico, a dispersão foi avaliada por meio de histograma. A estabilidade do processo foi analisada por meio da carta de controle, de acordo com metodologias apresentadas por Oakland e Montgomery.

        Por meio do mapeamento identificaram-se seis processos na produção dos pisos de madeira: recebimento, secagem, processamento primário, processamento secundário, acabamento e embalagem. Para a identificação dos pontos críticos, inicialmente selecionou-se os processos críticos por meio de entrevistas realizadas com funcionários da empresa. O processo com maior índice médio de ocorrência de defeitos foi o de acabamento. No processo de acabamento, o maior índice de risco observado foi para o ponto crítico “peças com manchas do extrativo da madeira”.

        Os pontos críticos analisados (dimensão das peças e defeitos gerados pela lixa) foram considerados como instáveis e não previsíveis; é preciso rever os processos para estabilizar a rotina, um dos principais fatores para manter um padrão desejado dos produtos. Para minimizar as ocorrências, a empresa deve realizar o estudo da causa raiz de cada situação indesejada e desenvolver meios para bloqueá-las. A adoção da gestão de processos, estabelecendo a relação cliente/fornecedor interno, também pode contribuir para a melhoria. A empresa deve alterar suas estratégias de garantia de qualidade, adotando a gestão por processos.

        A análise do processo produtivo na produção de pisos maciços de madeira serviu para orientar a organização a focar suas ações e estratégias em pontos focais na melhoria da qualidade. Por meio deste estudo a empresa conseguirá tratar os problemas diretamente em suas causas, podendo assim sanar as falhas encontradas. Ao aplicar corretamente as correções das falhas apontadas, a qualidade do produto aumentará, evitando assim prejuízos e insatisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com