TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análises de Índices Contábeis

Por:   •  27/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Compare os índices das empresas TURMA 2018 S/A e Águias Douradas S/A e decida qual das empresas apresenta situação mais favorável para um investimento. (Neste exercício, estamos considerando apenas os índices e desconsiderando as demais informações, como produtos, serviços, marcas...).

A partir da análise dos balanços da Empresa Turma 2018 S/A e Águias Douradas S/A pode-se perceber o Grau de Endividamento (GE) da Turma 2018 S/A é menor comparada a outra empresa, consequentemente, a participação de terceiros sobre o patrimônio Líquido (PL) corresponde ao índice maior em Águias Douradas.

Em contrapartida, o Endividamento de Curto Prazo ou Composição de Endividamento (CE) ambas as empresas possuem índices próximos a Turma 2018 obteve um resultado em 2017 e 2018 de 0,52 e 0,54 respectivamente, e a Empresa Águias Douradas obteve 0,61 e 0,60 no mesmo período. No entanto, apesar do CE da Águia ser maior, percebe-se que os índices estão reduzindo e o CE da Turma 2018 está aumentando.

Os índices de Rentabilidade das duas empresas são muito próximos, mas a Margem Bruta (MB) da Turma 2018 torna-se mais vantajosa. Os índices de Liquidez da Turma 2018 é maior do que da Águias, com exceção do Índice de Liquidez Seca que nesse aspecto a Águia obteve um melhor resultado. No entanto, vale ressaltar que a empresa Turma 2018 possui a capacidade de Liquidez Imediata (ILI) 3 vezes maior do que a concorrente, o qual permite obter recursos financeiros mais rápido.

Considerando os Índices de Rotação, observa-se que os resultados obtidos pela Turma 2018 são mais vantajosos. A análise detalhada dos resultados permite constatar um aumento significativo dos índices na Empresa Águias referente ao ano de 2018 influenciados pelo aumento considerável no valor da Receita Bruta.

Ao observar os índices de Prazo Médio, a empresa Águias obteve melhores resultados mais significativos, em virtude de possuir prazos mais longos para quitação com fornecedores, menores índices de recebimento sobre vendas e período de mercadorias armazenadas em estoque.

Com base nos índices, pode-se perceber que a empresa Turma 2018 S/A obteve índices mais elevados tornando-se muito atrativa para um investimento mais seguro e estável. No entanto, se observarmos os índices da empresa Águias Douradas, percebe-se que se for realizado um investimento (apesar dos riscos e baseando-se nas probabilidades) a médio e longo prazo o retorno será mais vantajoso.

Portanto, a empresa Turma 2018 pode garantir uma estabilidade de investimento devido às poucas mudanças no resultados. Entretanto, se considerarmos a capacidade de aumento da Renda da empresa Águias Douradas S/A associadas ao índice de Rotação e Prazos (para pagamento de fornecedores, recebimentos sobre mercadorias vendidas e estoque) podemos deduzir que a empresa Águias poderá favorecer um retorno de investimento mais vantajoso, caso o investidor for mais ousado e estiver disposto a assumir mais riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com