TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ao Olhar Macro e o Micro Ambientes, Qual Posicionamento Você Recomendaria Para a Volkswagen?

Por:   •  2/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício 05: Ao olhar Macro e o micro ambientes, qual posicionamento você recomendaria para a Volkswagen? Justifique e esboce estudos/pesquisas que poderiam colaborar neste reposicionamento.

O surgimento da marca: o lendário “carro do povo”, significado de Volkswagen em alemão, nasceu em 1937 e está sedeada em Wolfsburg. “A Volkswagen tem 64 anos de Brasil. Essa história de sucesso teve início em um pequeno galpão alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com apenas 12 funcionários. Apenas seis anos depois, em 18 de novembro de 1959, a empresa já inaugurava a unidade Anchieta, com a participação do então presidente Juscelino Kubistchek” (VOLKSWAGEM,2017)

“Até os dias de hoje foram 27 anos como líder de vendas de carros novos no país (25 deles consecutivos). Até que o Volkswagen Gol acabou desbancado, em 2014, pelo Fiat Palio e nunca mais se recuperou (depois foi a vez do Ônix liderar em 2015, 2016 e 2017.)” (ALESSANDRO REIS,2017)

Em pesquisas realizadas, foi feito um levantamento de dados importantes para a marca.

No ano de 2016 a empresa apresentou falhas no fornecimento de peças, isso gerou a falta de reposição de carros em concessionarias e acabou acarretando um menor volume nas vendas anuais acumuladas, assim ficando com apenas Volkswagen Gol em nono da lista dos dez carros mais vendidos em 2016, o mesmo automóvel que em 2015 ocupou a sexta colocação.

Além dessa falha a empresa tem oferecido uma curta série de equipamentos aos seus veículos que quando equipados os preços chegam a ficar mais elevados que a concorrência atual. Outro fator relevante foi o delongamento da conectividade, já o campeão de vendas da concorrência foi o pioneiro a oferecer o sistema Mylink – “tela de até 7” sensível ao toque, com conexão Bluetooth, sistema de som e comandos no volante, a tela pode até exibir fotos e só em 2015 a VW começou a correr atrás do prejuízo.”( THIAGO MORENO,2016)

O Grupo Volkswagen tem alcançado as vendas, em 2017, o Gol se encontra em 4ºcolocado na lista dos mais vendidos, e o Fox em 13º colocado.

No entanto é necessário um reposicionamento da marca no mercado, a Volkswagen não mostra o mesmo encanto aos consumidores brasileiros como antes, a questão se deve alguns fatores que abordaremos.

1º Fator é a marca se deslocando do seu propósito de origem, “automóveis acessíveis aos consumidores populares”, porém no momento tem apresentado preços inviáveis ao consumidor brasileiro de classe baixa, assim tendo como primeiro passo retornar ao seu propósito de origem, pois o grupo Volkswagen possue marcas de luxo como Audi e Bentley, além de desportivos como Bugatti, Ducati, Lamborghini, Porsche entre outras mais inferiores.

[pic 1]

2º Fator ficou na reestilização (frente, traseira e painel) não foi suficiente para renovar tanto assim o Volkswagen.

O novo público brasileiro procura inovação nos automóveis por um custo benefício satisfatório quando abordado aspectos como: a conectividade, uma tecnologia atual indispensável e que passa um status de novidade (que se distancie do velho). Isso através de um preço popular.

O último lançamento da marca no Brasil, gol, foi um dos melhores em desempenho de motor, transmissão, custo de manutenção e dirigibilidade. Mas com esses resultados ficou bem abaixo dos líderes de mercado.

Alguns dados do Macro ambiente trará mais clareza a nossa afirmação.

O crescimento econômico se encontra em negativo, o mesmo que o desemprego que chega aos 12.4 % (Fonte: Trading Economics).

[pic 2] 

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra um avanço do Produto Interno Bruto (PIB) nos trimestres do ano de 2017 após 8 quedas seguidas, o que pode ser uma recuperação da economia, porém ainda incerta para o povo brasileiro. Em 2016 o PIB recuou 3,6% de acordo com IBGE.

[pic 3]

A elevação dos brasileiros acima de 65 anos. Esse perfil de consumidor tem a levar em consideração a tradição que a empresa leva, além do custo de manutenção e conforto.

[pic 4]

        

A queda da natalidade mostra uma projeção de famílias menores e com poucas ou nenhuma criança. Seja por questões ideias ou financeiras, o brasileiro está escolhendo mais na opção de ter um bebê. O que leva há uma projeção de investimento maior em automóvel com design mais esportivo, que traga mais status, curvas., deixando para trás o aspecto do carro voltado a família


[pic 5]

Partindo de pesquisas, proponho um mix de marketing avaliando a parte de produto a VW tem uma tradição construída, produto voltado as classes populares, considerada a empresa com maior número de concessionárias no Brasil, assim tendo uma boa distribuição, mas seus últimos modelos tem aumentado muito seus preços ao comparar com os concorrentes, é necessário o retorno da marca voltado a produzir carros populares, se posicionando como “carro do povo” que no momento tem um poder de compra mais baixo, uma ótima opção é no seu comercial de TV um artista visto como “ do povo” por exemplo o Luciano Huck, apresentar os automóveis, falando sobre suas vantagens e custo benefício, colocando o público como consumidor inteligente, sensato como eles gostam de ser vistos pelos amigos e familiares.

Slogan: “Ande com quem sabe, seja inteligente, seja Volkswagen!”

 Com o avanço enorme da tecnologia na rotina das pessoas o público atual vive “conectado” no dia-dia e quer um produto que acompanhe esse avanço. É essencial para novo produto da empresa abordar uma tecnologia que facilite a conectividade dos consumidores no cotidiano, seja a sincronização do celular com o multimídia do automóvel, rede sociais, GPS sincronizado com aparelho celular e etc.

Em uma sociedade que passa a valorizar o “ter” do que o “ser” é imprescindível que o design do automóvel apresente curvas notórias da personalidade de esportividade além de agregar um design mais robustos que represente um diferencial diante os seus concorrentes dessa categoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (260.6 Kb)   docx (426.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com