TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MKT - MACRO E MICRO AMBIENTE

Trabalho Escolar: MKT - MACRO E MICRO AMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Externo

• Macroambiente

Segundo OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a região metropolitana de Milão é a maior e mais populosa da Itália, com uma população estimada em 7.400.000 habitante. A cidade tem a quinta maior área urbana da União Europeia e atualmente é considerada um dos principais polos econômicos do velho continente. A cidade de Milão tem um PIB de US$ 115 milhões, sendo o da região metropolitana considerada o maior de toda Europa. O PIB per capta chega aos 35 euros. A cidade ainda é sede da Bolsa de Valores Italiana.

Apesar da grande influência econômica da cidade de Milão no mercado mundial, a Itália sofre de relevantes problemas financeiros. Após os anos de ouro na década de 80, atualmente paira sobre o país uma estagnação econômica perigosa. A crise da zona do Euro e as medidas de austeridade influenciaram diretamente na redução de exportação e na queda significativa do consumo interno. Por consequente, os frustrados esforços governamentais para resolver o problema provocou um grande déficit público nos cofres italianos, o que repercute em um cenário político conturbado. A dívida público do país é a segunda maior da Europa e os gastos públicos italianos representam cerca de metade do PIB nacional.

O sistema fiscal italiano abusa bastante das altas cargas tributárias. Cerca de 47,3% da renda de um trabalhador italiano vai para o governo. São mais de 30 impostos por dia pagos por eles. A Itália é a terceira nação do mundo, depois dos países escandinavos, que mais cobram taxas impostos

Milão é uma cidade internacional. É um centro estratégico para transportes de cargas e um dos três polos industriais mais importantes da Europa, com sistemas modernos e avançadas de produção em larga escala.

Milão é considerada a capital mundial da Moda. É responsável por ditar as tendências do mundo do desing e é matriz da Semana de Moda, uma das quatro mais importantes do mundo. O bairro de Quadrilatero della Moda simboliza bem esse status, com grandes e luxuosas lojas das principais marcas do mundo, além da tradicional, charmosa e caríssima Galleria Vittorio Emanuelle II, templo das grandes marcas italianas e internacionais.

Há uma grande disparidade econômica dentro do território italiano. Esse fato se explica devido ao alto desenvolvimento industrial do Norte, que é o principal responsável pela economia do pais, e se sobressai em relação ao Sul, que fica encarregada da parte agrícola e pecuária.

Milão é uma cidade continental e característica pelo alto índice de umidade do ar. Os invernos geralmente são frios, com ventos fortes e os verões bastantes quentes, podendo chegar a temperatura de até 37 graus. Portanto, há uma grande variação de temperatura durante todo o ano.

As pessoas de 15 a 64 anos representam 65,9% da estrutura etária italiana, seguido pelos idosos (com mais de 65), que são 20% da população total. A média de idade do italiano é de 43,5 anos. É uma população considerada velha. Atualmente as mulheres representam cerca de 52% da população total italiana.

O comportamento do consumidor italiano sofreu uma forte influência negativa pela crise econômica do Euro. Por consequente, a alta da inflação e os elevados impostos também retraem a compra por parte da população. Porém, em geral, o perfil do italiano é optar pela compra. Eles são bastantes exigentes em relação a qualidade do produto e aos serviços pós compra. Preferem sempre os produtos “Made in Italy” e são receptivos com as novidades, principalmente no setor de moda. A Paridade de poder de compra dos italianos (em euros) em 2014 foi de 0,86, sofrendo uma queda de 0,01 comparado com 2012.

• Microambiente.

o Consumidores

O target de consumo do produto ABC Gloss são mulheres entre 15 e 45 anos, preferencialmente pertencentes a classe A e B, que prezam pela qualidade dos produtos e tenham um know-how apurado sobre o segmento de cosméticos.

o Concorrência

Existem duas marcas fortes que disputam o mercado no segmento de batom Gloss em Milão. A MAC é a maior empresa de cosméticos do mundo. É a líder de mercado no segmento e apresenta dois produtos de Lip Gloss, o Tinted e o Clear. Outra marca influente é a NARS, que não tem um Market-share tão grande quanto a MAC porém posiciona seu produto, NARS Lip Gloss como uma grande força no segmento. Em um contexto nacional, destaque para URBANI, que foca seus esforços nas importações e exportações de produtos e para a POOL SERVICE, que é considerada a mais organizada e tradicional do mercado italiano.

Ambiente Interno

Diante da variedade de ferramentas de comunicação que temos disponibilidade, deixa -se claro que a utilização destas devem ser feitas com precisão e direção. De acordo com análise feita da empresa, temos como respostas para a promoção do produto que abordamos na região a pesquisa de mercado que deve ser utilizada para aprimoramento e detalhamento do segmento de cosméticos, assim permitindo maior investimento nas áreas de marketing, publicidade e merchandising, tendo o acesso as informações da pesquisa a empresa investirá de forma mais específica trazendo assim o devido retorno. Tendo em vista o fato do produto já entrar no mercado com o status de inovador, ele acaba adquirindo um certo diferencial em relação aos seus maiores concorrentes. O produto ABC GLOSS será lançado na praça de Milão, por ser o centro da moda e ser a região mais populosa da Itália, sendo assim de suma importância para a promoção do mesmo. Se tratando de concorrência geral ou mundial, os preços que os produtos concorrentes irão praticar em primeiro momento deverão permanecer menores, em relação ao ABC Gloss que já chegará no mercado com respaldo, como um produto enquadrado na linha luxo/premium.

2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com