TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ap_II - Imagine um gestor de Rh de um hospital, onde alguns funcionários de um determinado setor queixam-se de estarem apresentando doenças ocupacionais. Quais medidas deveriam ser tomadas por esse gestor? Atenção! Crie em sua mente um hospital e seto

Por:   •  20/2/2016  •  Ensaio  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  2.382 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Segurança e Medicina do Trabalho

Tutor (a): Anderson Barros

Aluno (a): Ana Carolina da Silva

RGM: 15682625

Polo: Instituto UD – Presidente Epitácio – SP

AP_II:

Imagine um gestor de Rh de um hospital, onde alguns funcionários de um determinado setor queixam-se de estarem apresentando doenças ocupacionais. Quais medidas deveriam ser tomadas por esse gestor? 

Atenção! Crie em sua mente um hospital e setor fictícios, e o que deveriam observar analisar e verificar para que possam realizar a atividade.

Importante, essa atividade não está solicitando sua opinião e, sim, a avaliação conforme a situação apresentada, logo deverá elencar os principais pontos e justificar de acordo com o conteúdo teórico. Para tanto, elabore, a seu critério, uma ficha descritiva que contenha as medidas adotadas.

Hospital: Hospital Santa Rosa de Presidente Epitácio.

Gestor (a) do RH: Ana Carolina da Silva

Setor reclamante: Almoxarifado.

Funcionários do setor do Almoxarifado estão se queixando de dores na altura do ombro onde os mesmos praticamente não conseguem levantar o braço e dores na região das costas.

A reclamação foi feita para o Almoxarife e repassada de imediato para o gestor do RH. Com a informação em mãos o gestor do RH se dirige até o setor SESMT procurando pelo TST (técnico de segurança do trabalho) para que juntos possam fazer uma análise do ambiente de trabalho e tentar encontrar o motivo de tantas reclamações.

O TST com as informações em mãos se dirige até o almoxarifado. Chegando no almoxarifado o TST, Gestor do RH e Almoxarife iniciam a análise.

O TST pede para que o almoxarife solicite a presença de seus funcionários e que os mesmos realizem as atividades normalmente para que possam observar a rotina de trabalho.

O funcionário Joao Victor iniciou suas atividades e em um determinado pedido o TST observou que para atender, o colaborador Joao Victor necessitou erguer seu braço e ficar na ponta dos pés para alcançar o material que se encontrava na última prateleira.

No final do expediente o TST acompanhou o procedimento de conferencia das matérias que se encontravam nas prateleiras.

O colaborador pegava o material da prateleira, agachava e colocava em uma caixa no chão do almoxarifado e após a contagem ele pegava o material da caixa e reorganiza tudo na prateleira novamente.

Enquanto alguns dos funcionários faziam a conferencia dos materiais outros aguardavam para fazer um revezamento, com isso foi identificado que os funcionários que estavam aguardando se encontravam sentados em postura inadequada.

*O mesmo procedimento foi observado com todos os funcionários do almoxarifado.

Problemas encontrados:

Erguer seu braço e ficar na ponta dos pés para alcançar o material;

Pegava o material da prateleira agachava e colocava em um caixa no chão;

Pegava o material da caixa e reorganiza todo o material na prateleira;

Sentados em postura inadequada.

Obs.: A dor no ombro que os funcionários se queixavam era somente no braço utilizado para alcançar materiais nas prateleiras e para fazer a contagem dos mesmos. No outro braço eles utilizavam uma prancheta para anotações com isso não realizavam grande esforço com o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com