TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação da matemática financeira.

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Aplicação da matemática financeira.

A matemática financeira possui diversas formas de aplicações,algumas destas aplicações são comuns no dia a dia das pessoas, como exemplo, os empréstimos e financiamentos, as compras em crediários ou cartões de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores e etc.... .

Origem e Conceitos: Moeda e Juros.

Moeda

É o meio de pagamento ou troca de aceitação generalizada, isto é, um activo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços. Antigamente, as mercadorias produzidas numa comunidade serviam como meio de pagamento para suas transações comerciais. Entre as mercadorias usadas como moeda estão: as peles, o fumo, o óleo de oliva, sal, mandíbulas de porco, conchas, gado e até crânios humanos. O ouro e a prata ganham rapidamente preferência devido à beleza, durabilidade, raridade e imunidade à corrosão. Os uso de moedas metálicas como forma de pagamentos foi datado no século VII a. C., na Lídia, reino da Ásia Menor e também na região do Peloponeso, ao sul da Grécia . O papel-moeda (as notas) surge no século IX na China. A Suécia é o primeiro país europeu a adotá-lo, no século XVII. Fácil de transportar e de manusear, o uso do papel moeda cresceu rapidamente . Até então, a quantidade de moedas corespondiam ao volume de ouro ou prata disponível para cunhagem. O papel-moeda, por não ser feito de metal, permite o aumento arbitrário da quantidade de dinheiro.

Juros

É a remuneração cobrada por instituições financeiras pela aquisição de empréstimos de moeda. O juros é calculado em forma de percentual podendo ser datado mensalmente ou anualmente. Exite duas formas de calcular o juros, são elas: Juros Simples ou Juros Composto.

Sua origem foi por volta de 3.000 a.C, na civilização Sulmerica, onde foi desenvolvido um sistema formal de crédito, baseado no principio de 2 produtos, que são eles o grão e a prata.Antes de surgirem as moedas, os empréstimos era realizados baseados em pesagens , nesta época se emprestava cereais e metais, o que facilitava a dinâmica do comércio.

O conceito de juros surgiu , partir da percepção do homem em relação ao valor da moeda com o passar do tempo, a ideia de juros deu - se a situação de acúmulos de capital e da desvalorização monetária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com