TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Administração Financeira II

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  16.444 Palavras (66 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 66

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

CONCEITO: Estabelece com antecedência, as ações a serem executadas, estimar os recursos a se-rem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um perí-odo futuro determinado para que seja alcançado os objetivos desejados pela empresa.

O Planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.

O Planejamento, de acordo com sua dimensão temporal, pode ser classificado em planejamento de curto prazo e planejamento de longo prazo.

O Planejamento de curto prazo atende a um período de até um ano, e apresenta informações para decisões rotineiras com a finalidade de obter o melhor emprego dos recursos existentes: físicos e monetários.

Por outro lado, o planejamento a longo prazo seria para períodos superiores há um ano, também conhecidos como plurianual, e as informações contidas se destinam às decisões estratégicas, com a finalidade de planejar os recursos necessários, as possíveis fontes de utilização por parte da empresa e a melhor alocação em termos da taxa de retorno do investimento a ser realizado.

O Planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. Portanto, aparece como um processo sistemático e constante de tomada de decisões, cujos efeitos e conseqüências deverão ocorrer em futuros períodos de tempo.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

A. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: Está relacionado com os problemas externos da em-presa. Ex.: Produto/Mercado/Concorrência;

B. PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO: Está relacionado com os problemas internos da empresa. Ex.: Rec. humanos/físicos/financeiros;

OBJETIVO DO PLANEJAMENTO

Fornecer direção e instruções para a execução de planos, estratégias e objetivos preestabe-lecidos pela empresa.

CARACTERÍSTICAS DO PLANEJAMENTO

A. DEVEM SER DATADOS: Devem-se estipular datas para a consecução dos objetivos;

B. DEVEM SER QUANTIFICADOS: Deve-se estipular uma ordem de grandeza (Valor Monetá-rio, Unidade de Produção, Horas Trabalhadas,...)

C. PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Está relacionado diretamente com os problemas ope-racionais da empresa.

CONTROLE

Conceito: É acompanhar a execução das atividades que estão sendo desenvolvidas pela empresa da maneira mais rápida e precisa possível, e comparar o efetivo com o planejado.

VANTAGENS DE SE FAZER UM CONTROLE

A. Indica a necessidade de medida corretiva quando o desempenho efetivo não é considerado bom;

B. Proporciona informações para a avaliação de desempenho dos funcionários;

C. Quando o resultado é bom, aponta novas oportunidades de aproveitamento de segmentos impor-tantes para a empresa.

II - MODELOS ORÇAMENTÁRIOS

1. INTRODUÇÃO

Em geral, um orçamento está relacionado a uma periodicidade anual. No entanto, um ano pode ser um tempo muito longo para planejar, dependendo do tipo de empresa.

Nos dias de hoje, está cada vez mais clara a necessidade de um processo orçamentário eficaz em todos os setores da indústria. Todas as organizações têm que se adaptar a um meio em que a alocação de recursos constitui um desafio cada vez mais sério, com as empresas enfrentando uma queda nos lucros, custos cada vez maiores e pressões cada vez mais fortes para manter os preços baixos.

Para alocar efetivamente recursos limitados, um processo orçamentário tem que dar, ao mesmo tempo, a resposta a duas perguntas:

• Onde e como gastar o dinheiro da empresa eficazmente?

• Quanto gastar? (Qual deve ser, medido em unidades monetárias, o valor dos recursos limitados?)

Porém, muitos questionamentos são efetuados pelos gestores no que se refere a real dife-rença entre o orçamento base zero e os tradicionais orçamentos que geralmente são elaborados nas empresas.

Nos orçamentos tradicionais, geralmente não há metas bem definidas e o envolvimento na elaboração do orçamento, restringe-se apenas a alta administração, ou seja, não há uma participação efetiva dos funcionários da empresa. Essas projeções sempre são feitas considerando-se os orçamen-tos dos anos anteriores e isso normalmente gera como resultado as mesmas falhas e perpetuação dos erros.

2. ORÇAMENTO CONTÍNUO

CONCEITO: O orçamento contínuo é baseado em um prazo movente que se estende em função de um prazo fixo. Quando um período termina, outro é acrescentado ao final do ciclo. Ele é elaborado geralmente em 12 meses. Quando o mês atual termina, outro é acrescentado no futuro.

Uma vez que a organização tenha decidido executar o planejamento estratégico financei-ro, por meio das previsões contínuas, ela deve se preocupar com que o processo de previsão seja fo-cado adequadamente e, não, simplesmente se torne uma extensão do processo orçamentário. Para serem mais eficientes as previsões contínuas devem:

a) possuir uma clara mentalidade voltada para o planejamento financeiro estratégico;

b) ser realizadas resumidamente, em grupos de centros de custos (talvez em nível de departamentos, unidades ou regiões geográficas), de forma que os gestores tenham uma visão ampla da estratégia corporativa;

c) ser modeladas com métricas e parâmetros operacionais, em vez de atualizações genéricas dos nú-meros das previsões anteriores; e

d) estar intimamente relacionadas ao orçamento operacional.

Elaboração de um orçamento contínuo, todo o sistema começa com a distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.1 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (74.6 Kb)  
Continuar por mais 65 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com