TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recensão Critica Teoria de Tudo

Por:   •  4/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Recensão Crítica a “ A Teoria de Tudo”

A Teoria de tudo, de Jane Hawking, conta a história de amor, de vida e de superação de Jane e Stephen Hawking. Este livro inspirou o filme com Eddie Redmayne (vencedor do Oscar como melhor ator por esse filme) e Felicity Jones nos papéis dos personagens principais.

A primeira vez que Jane conversou com Stephen Hawking foi no verão de 1962, numa festa de Ano-novo. Nesta noite trocaram telefones e endereços, mas a jovem rapidamente ficou atraída pelo senso de humor e personalidade independente de Stephen. A família Hawking, esta um pouco excêntrica é composta pelos quatro irmãos - Edward, Mary, Philippa e Stephen - e os pais Frank e Isobel. Uma família considerada diferente pela sociedade, pelo simples facto de levarem as leituras para mesa de jantar, participarem em óperas e pelo pais estimularem os seus filhos no estudo e na sede de conhecimento. E como resultado, os seus pais tiveram tanto orgulho em Stephen, pois este transformou-se num dos maiores gênios da humanidade.

Quando completou 21 anos e tinha acabado de conhecer Jane, Stephen foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença sem cura e com poucos anos de sobrevivência, que aos poucos foi paralisando todos os movimentos do corpo. Mas Jane não deixou de sair com ele por causa disso, continuou a ama-lo e ficou ao seu lado no momento mais difícil do jovem. Mesmo quando a condição dele só piorava e as pessoas não conseguiam perceber esse amor, ela ficou com ele. Um pequeno romance transformou-se num casamento que durou 25 anos e três filhos, onde Stephen superou todas as expectativas médicas.

É um livro que proporciona bastante emoção ao leitor, ler tudo o que Jane sofre ao longo dos anos para cuidar do marido e dos filhos é difícil, também temos a questão de que em alguns momentos não é fácil para Stephen aceitar a sua condição, principalmente nas cenas em que fica bastante doente. É um livro que nos faz sentir pena e emoção perante os acontecimentos que acontecem, mas senti muito orgulho no Stephen por nunca desistir de seus sonhos e lutar para sobreviver.

Hoje Stephen e Jane ja não são casados, mas são grandes amigos e, apesar de ter nos passar um sentimento de  de como o casamento terminou, eu entendi porque isso era necessário e que os dois sempre vão fazer parte da vida um do outro. Jane foi uma esposa maravilhosa e cuidou de Stephen muito bem, mas enfrentou muitas acusações por pessoas próximas, principalmente pelos pais de Stephen. As pessoas duvidaram do amor dela, de tudo que fez por esse homem durante 25 anos de casamento. Mas o tempo ajudou a curar isso, porque no final do livro percebemos como as coisas se resolveram.

No livro sabemos como Jane conheceu o seu novo marido, Jonathan Jones, e de como o mesmo foi importante para a família Hawking, sobretudo, ajudando Jane nos momentos mais difíceis. Stephen também se casou novamente, com Elaine (uma de suas enfermeiras), mas  acabou por se separar alguns anos mais atrás.

A narrativa do livro é emocionante, mas em alguns momentos fica cansativa e maçadora. Em suma, eu recomendo esse livro para quem deseja saber como foi a extraordinária história de amor de Jane e Stephen, como também recomendo que assistam o filme, que é bem emocionante e especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (628.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com