TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRITICA: TEORIA DA BUROCRACI

Por:   •  16/3/2016  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRITICA

TEORIA DA BUROCRACIA (WELBER 1909)

Como certa vez Max Weber citou “O homem não teria alcançado o possível, se repetidas vezes não tivesse buscado o impossível” e é o que traduz bem a essência da teoria da burocracia, apesar de a palavra burocracia ter ganhado ao longo do tempo outros significados e deturpações.

Welber ao apresentar sua teoria não definiu um padrão de aplicação, apenas apontou as principais características burocráticas existentes, e é por esse motivo que existe a ambiguidade da palavra burocracia, utilizada nos dias de hoje como uma forma de ganhar tempo com uma “organização” excessiva. Quando na verdade Welber criou referencias organizacionais de importância primordial para o crescimento e desenvolvimento sustentável de órgãos e empresas.

O termo burocracia se refere a norma de estabelecer hierarquia e a forma com que a mesma funciona, prevendo metas de trabalho e etapas fundamentais para a vida de uma empresa e sua organização de fato.

A conclusão que se estabelece é que a teoria da burocracia em sua essência só traz benefícios, e alguns órgãos encontram lacunas na teoria e usam isso de forma á atrapalhar e dificultar o processo, por isso a deturpação da palavra burocracia.

TEORIA ESTRUTURALISTA

Como uma espécie de corrente a teoria estruturalista vem baseada na teoria burocrática, onde a proposta foi conciliar a teoria Clássica e a teoria das relações humanas ate certo ponto e “desmistifica-las” em outros.

Devido ao fato de que as teorias anteriores não proporcionassem a clareza suficiente dos fatos, e em algumas situações não mostrar saída alguma. A teoria estruturalista veio para desmistificar algumas previsões e provar que a base de tudo poderia ate ser a estrutura e a organização, porem essas ações organizacionais tinham a necessidades de ser flexíveis e acessíveis pelas mudanças propostas com o tempo.

Uma empresa não pode se compor somente de regras rígidas e imutáveis que não permitem ações praticas pra proporcionar flexibilidade diante algumas situações. É claro que a organização, as regras, a hierarquia entre outros são ferramentas indispensáveis para uma empresa, porem se o uso destas for sua base empreendedora e organizacional e mesmo assim lhe permitir uma postura de mudança frente a algumas circunstâncias sem precisar mudar toda a estrutura ou infligir as regras básicas, essa será a chave do seu sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com