TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem, treinamento e educação corporativa

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho de reposição da aula 1 - Módulo IX: Aprendizagem, treinamento e educação corporativa.

1. O ser humano é o principal recurso (capital intelectual) responsável pela competência e sucesso das empresas. De que forma a área de treinamento/desenvolvimento de uma organização pode atuar para extrair das pessoas seus mais altos níveis de criatividade, inovação, participação e engajamento?

Resposta: A área de Treinamento e Desenvolvimento tem como missão descobrir e potencializar as competências de cada colaborador. Através de Treinamentos elaborados, específicos para cada área, a organização, através da área de TeD consegue ver de forma concreta o potencial do seu maior patrimônio, o patrimônio Humano. Após o treinamento, através de acompanhamento, é possível a visualização de resultados concretos. Quando o Treinamento é estruturado, respeitando cada uma das suas etapas, é possível alcançar resultados surpreendentes.

2. O que é Educação Corporativa? Qual sua importância na estratégia organizacional?

Resposta: Educação Corporativa trata-se do ato de potêncializar as competências dos seus colaboradores, para crescimento organizacional, através, principalmente da área de Treinamento e Desenvolvimento. Uma Organização que capacita seu pessoal, investe, e desperta o melhor na sua equipe, tem resultados diretamente relacionados. A Educação Corporativa vai na “raiz” de seus colaboradores, não á apenas um simples treinamento motivacional por exemplo, mas sim um profundo investimento na capacitação dos mesmos.

3. Qual a diferença entre aprendizagem formal e informal? Dê exemplos.

Resposta: Aprendizagem formal: Aprendizagem adquirida por uma aula específica, algo pontual. Ex: Aula de Física, onde o professor passa o conhecimento e o aluno escuta.

Aprendizagem informal: Aprendizagem adquirida com o dia a dia, troca de informações diversas. Ex: Conversa informal com um colega de trabalho.

4. A aprendizagem deve ser compreendida como um processo contínuo, não apenas pontual. Nesse contexto, surgem as trilhas de aprendizagem. O que são trilhas de aprendizagem e qual a sua finalidade? Quais suas características?

Resposta: Trilha de aprendizagem é um caminho, um conjunto de ações contínuos que levam o colaborador ao desenvolvimento de suas capacidades. Tem como objetivo o crescimento profissional, através de conhecimentos adquiridos em cada etapa. Ex: João - Técnico II, trabalha com a máquina de moer carne, Pedro, também técnico II, trabalha com a máquina de desossa, para João alcançar o posto de gerente, ele precisa conhecer o funcionamento das duas máquinas, então, mudará de função, porém ainda continuará na mesma categoria, para que após experiencia e conhecimento com as duas máquinas, possa gerências o setor.

Nem sempre esta trilha é reta, ou “direcionada para cima”. Cada Colaborador caminhará na sua própria trilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com