TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM TREINAMENTO NO BASQUETEBOL

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]        

RUBENS FCO SILVA NETO
R.A.: 8114817

ESPORTES COLETIVOS: BASQUETEBOL

PORTFÓLIO: CICLO 2
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO NO BASQUETEBOL 

Atividade de Portfólio do Ciclo 2 da Disciplina de Esportes Coletivos: Basquetebol ministrada pelo Tutor / Professor Me Responsável:  Marcelo Frezza Pisa

 

[pic 3]

PÓLO DE FLÓRIANOPOLIS

ANO 2022 – 3º SEMESTRE

 

  1. Descreva com suas palavras o seu entendimento sobre as
    metodologias
  2. Elabore um exercício para o ensino do basquetebol utilizando cada uma das metodologias estudadas
  • Analítico-Sintético: O modelo analítico está centrado no desenvolvimento das habilidades técnicas. É um modelo ideal das habilidades a serem aprendidas pelos iniciantes. Porém, em função do grau de complexidade e do nível de dificuldade, as habilidades precisam ser divididas em fundamentos técnicos (no basquetebol temos: arremesso, passes de peito, passe quicado, drible, gancho, bandeja), que devem ser aprendidos, inicialmente fora do contexto de jogo, para que depois possam ser progressivamente aplicados às situações jogos.
    O método analítico-sintético está centralizado no desenvolvimento das
    habilidades técnicas; através da analise de jogadas e técnicas já existentes, se trabalha de uma forma gradual para se obter o nível mais elevado da técnica em si.
    O método analítico continua a ser um dos mais aplicados na iniciação esportiva, pois desmembra cada componente de jogo dando o passo a passo de cada jogada.
    Proposta de Exercícios: A proposta de exercício para o modo analítico sintético no basquete é para ensinar a bandeja e para isso colocaria na área do garrafão 2 aros ou bambolês ou até mesmo marcação com fita adesivas,  para que o aluno tenha a noção do espaçamento da passada conduzindo a bola para a bandeja, não se preocupando com o arremesso final em si mas com a técnica correta de entrada no garrafão.
  • Global: Esse método tem se mostrado mais consistente e eficiente quando
    comparado aos analíticos, pois atende o desejo e expectativas de jogar dos alunos, estes ganham em motivação e o processo ensino-aprendizagem é facilitado (GRECO, 2001).
    Na teoria global, autores insistem na importância da figura, da forma, da
    configuração, da organização da experiência, que está sempre estruturada na ideia de um todo. Nesse método, procura-se a cada jogo uma melhor forma de obter jogadas; Outra concepção de método global é caracterizada pelas diversas experiências de jogo, para uma melhor aprendizagem da técnica. Neste método, existem estudos que comprovam também a melhoria efetiva da tática. Sendo o método global um dos métodos mais utilizados nas escolas, muitos professores utilizam uma interpretação errônea dele, simplesmente largando a bola e deixando que os alunos joguem, é o conhecido ‘’largar a bola‘’.
    Proposta de Exercícios: Neste método a participação do professor é extremamente necessária, pois ele que deverá mostrar os erros e os acertos do aluno, sempre lhes dando um feedback para mostrar os resultados de suas ações no jogo, pois é para isso que se utiliza este método, para que haja a progressão do aluno motoramente e mentalmente em simulação ou sequencia de jogadas, dando ênfase em determinadas técnicas de jogos como por exemplo uma triangulação entre os dois pivôs e o armador para infiltrar na defesa adversária confundindo os defensores. O formato de mini jogos e de brincadeiras também é bastante utilizada no método global.

  • Situacional: De maneira geral, o Modo Situacional proposto por (GRECO 1998) sistematiza o processo de ensino-aprendizagem dos JECs(jogos esportivos coletivos) através  de  estruturas  de  atividades  que  simulam  situações  do  jogo  real.  Essa  característica,  de acordo com (LANES 2018), permite ao jogador entrar em contato com os diversos elementos do jogo,com maior  ou  menor  grau  de  complexidade.  O  modelo foi originalmente  sistematizado  no  livro “Iniciação Esportiva Universal: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube” (GRECO, 1998). Nessa obra, o modelo constituiu-se em três momentos Inicial ou Linear, Posicional e Situacional. Apesar de não tratar especificamente do Método Situacional apresentou em sua obra, como proposta ao texto original, mais uma etapa na sua estrutura didático-pedagógica, chamada de Jogo Motriz.  Nessa  perspectiva,  será  considerado,no  decorrer  da  pesquisa,o MS estruturado  em  quatro momentos de sistematização e serão apresentados os objetivos que devem ser desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos jogos coletivos em geral, seja em apenas uma intervenção ou em um planejamento a longo prazo.

Proposta de Exercícios: No método situacional, com foco no corta-luz, os alunos deverão realizar uma simulação de ataque, onde uma dupla de atacantes tentará o arremesso e um marcador irá tentar impedir e impossibilitar o arremesso, em suma o corta-luz é um fundamento do basquetebol, utilizado pelo ataque, para livrar-se da marcação individual. Consistindo na ajuda que um companheiro dará ao outro que está sendo marcado individualmente, para que este mesmo possa livrar-se de seu marcador, e para que isso aconteça o jogador de ataque se posiciona entre o marcador de seu companheiro com a posse da bola, de forma a criar uma espécie de barreira ou parede, impedindo e atrapalhando o marcador, facilitando a fuga do arremessador. Este recurso é perfeitamente legal, dentro das regras oficiais do Basquetebol, desde que o executante do corta-luz não segure, agarre ou desloque o oponente. Existe a necessidade de que o corta-luz permaneça totalmente imóvel diante do oponente. O corta-luz pode ser utilizado sempre que necessário em jogadas específicas contra a marcação individual.
Corta-luz direto: Acontece quando o bloqueio é efetuado no marcador do jogador com a posse de bola, facilitando a saída do mesmo para efetuar um passe ou um arremesso.
Corta-luz indireto: Acontece quando o bloqueio é efetuado no marcador de um jogador que não possui a bola, facilitando a saída do mesmo para receber um passe.
Pick-and-roll: é uma jogada em dupla. Um atleta faz um corta-luz no marcador do seu companheiro que está com a posse de bola e recebe um passe do colega para fazer a cesta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com