TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da empresa UNAMA

Projeto de pesquisa: Apresentação da empresa UNAMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.554 Palavras (7 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O presente trabalho tem por finalidade precípua a elaboração de projeto de educação corporativa a ser apresentado à UNAMA – Universidade da Amazônia..

A UNAMA é uma instituição privada, pluridisciplinar que se mantém através das contribuições de seus alunos e de convênios e contratos firmados com instituições públicas e privadas. Sua sede está situada na Avenida Alcindo Cacela, nº xxx, na cidade de Belém/Pa, possuindo, ainda, 04 campi dentro da Região Metropolitana de Belém. Conta em sua estrutura com uma Reitoria, uma Vice-Reitoria, Centros Acadêmicos, Coordenações de Cursos e Assessorias. Seu quadro funcional se compõem de cerca de 600 (seiscentos) funcionários.

A UNAMA tem como missão “A Educação para o desenvolvimento da Amazônia”. Seus princípios básicos são:

• A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, levando em conta a graduação, a pós-graduação, os núcleos temáticos de pesquisa e os programas e as atividades acadêmicas de extensão e de iniciação científica;

• A qualidade do fazer educacional, fundado na avaliação sistemática daquilo que realiza;

• A regionalidade, posto que se sente responsável pelo desenvolvimento dos recursos humanos e da ciência na Amazônia.

• A comunicação permanente, tornando transparente as suas ações e os resultados acadêmicos daquilo que desenvolve. Entre universidade e sociedade não pode haver distâncias.

Oferece educação nas modalidades de graduação, especialização/MBA, mestrado, educação à distância e cursos de curta duração.

Em função do porte da empresa entendemos ser pertinente direcionar nosso projeto somente a sua Assessoria Jurídica, área escolhida para implantação do projeto pela sua importância no planejamento estratégico da organização.

A Assessoria Jurídica da UNAMA é órgão suplementar responsável pela representação organização em questões de natureza jurídica, bem como por prestar assessoria jurídica interna em assuntos relacionados ao Direito Educacional nos diversos segmentos da gestão acadêmica.

Dela fazem parte funcionários graduados em Direito, responsáveis por prestar assessoria à organização e de nível médio, responsáveis pelo apoio administrativo.

DIAGNÓSTICO

Antes de adentrarmos no diagnóstico empresarial, devemos ampliar o nosso entendimento sobre o conceito de Educação Corporativa e a sua importância nas organizações.

A dificuldade em manter capacitada e atualizada a estrutura intelectual de uma organização, gerando maior competitividade através do estímulo ao desempenho profissional, faz com que algumas organizações invistam em programas que possibilitem o acesso à informações e construção de conhecimento específico.

Verificamos que as organizações interessadas em permanecerem competitivas criam mecanismos para alavancar as competências de seus recursos humanos, objetivando fornecer condições para que os mesmos potencializem conhecimentos, habilidades e competências.

As organizações, buscando maior competitividade, acabaram por tomar consciência de que a ausência de investimentos em educação, fatalmente gerará deficiências relacionadas à produtividade, reflexo do grau de atualização e motivação de seus colaboradores. A busca pelo conhecimento é fator diferenciador em relação a outras empresas atuantes no mesmo ramo de atividades.

Essa necessidade de ações que visem um maior resultado para as organizações, faz com que a Educação Corporativa (EC) desponte como um grande investimento, com retorno praticamente garantido, e custo satisfatório às organizações.

A partir do exposto, pode-se compreender que um dos pontos de convergência entre os interesses empresariais das organizações de conhecimento e a necessidade dos empregados de gerir um número cada vez maior de informações é a Educação Corporativa.

Nesse contexto, a Educação Corporativa é um processo no qual os funcionários de uma empresa se envolvem em um aprendizado sistemático, objetivando alcançar melhorias no seu desempenho e, consequentemente aumento de sua produtividade.

É utilizada como estratégia dentro das organizações no preparo de seus recursos humanos, visando aumentar sua vantagem competitiva em relação a outras organizações. A intenção é manter os funcionários constantemente atualizados em suas competências básicas e naquelas inerentes aos cargos que ocupam.

Ao contrário do que ocorria no passado, no qual a estabilidade era privilegiada, as empresas modernas mantém profissionais atualizados em sua carreira e reforçam a idéia de que a capacitação é o diferencial que dará segurança ao profissional.

Um dos pontos importantes em qualquer sistema de Educação Corporativa é que suas metas estejam diretamente relacionadas com os objetivos estratégicos da empresa.

Nesse cenário, o e–learning (ensino eletrônico) é um modelo de ensino que começa a se evidenciar. No Brasil, ainda existem dúvidas e preconceitos quanto à eficácia do aprendizado pela internet, porém, a tendência é a solidificação e expansão desse modelo.

A adoção do modelo e-learning tem como benefícios para as organizações, o aumento das possibilidades de difusão do conhecimento e informação entre seus integrantes, estimulando o acesso às novas tecnologias e permitindo que o conhecimento esteja acessível de acordo com a disponibilidade de tempo do participante.

Analisando os resultados da Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009, realizada pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) sob a coordenação da professora Marisa Éboli, cujo objetivo foi apresentar um panorama geral dos vários aspectos da Educação Corporativa e identificar as práticas correntes no Brasil, bem como as práticas adotadas por empresas como Eletrobrás e Correios, pudemos tirar algumas conclusões sobre o tema:

• A Educação Corporativa está diretamente relacionada com o planejamento estratégico das organizações;

• A existência de grande potencial de crescimento do modelo e-learning;

• A necessidade de implementar ações de conscientização e fomentar a participação dos gestores no processo de Educação Corporativa;

• A oportunidade de alinhar as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com