TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Lógistica (Food truck)

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 3

FOOD TRUCK DE COMIDAS ORGÂNICAS

Este trabalho tem como finalidade mostrar os processos logísticos de um Food truck de comidas orgânica.

De acordo com o SEBRAE, a regulamentação do município do Rio de Janeiro afirma que os trucks deverão possuir as seguintes dimensões: tamanho máximo de 7 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 3 metros de altura. A imagem abaixo mostra outros equipamentos que os trucks devem ter:

[pic 3]

Estrutura física: Piso, teto, paredes, superfícies e materiais do local de pré-preparo ou produção, possuem revestimento liso, lavável e impermeável para facilitar e resistir à higienização frequente.

Equipamentos: Os equipamentos são em número suficiente, que garante condições adequadas de conservação e distribuição dos alimentos, resfriados, congelados ou aquecidos. Tendo manutenções periódicas e preventivas.

Atividade primária da Logística

  • Transporte – O transporte dos produtos é um dos pontos importantes em uma boa gestão, e se bem trabalhados, além de oferecer prontos frescos de boa qualidade para seu cliente, irá facilitar o dia a dia e gerar economia ao reduzir perdas.

Os alimentos pré-preparados são transportados rodoviário e mantidos sob refrigeração (inferior a -5°C) ou congelamento (igual ou inferior a – 18°C) no veículo, até o seu preparo e comercializado, para que sua conservação seja assegurada, sempre protegendo os alimentos de poeira, insetos e animais.

  • Estoques – nem sempre é possível ter todos os suprimentos no momento exato em que é necessário, por isso armazenamos no estoque alguns insumos como molhos (ketchup, maionese, mostarda etc.) que tem maior durabilidade e são necessários para a entrega do produto final ao cliente, assim evitando a falta do mesmo.  

Atividades de apoio a Logística

A administração de materiais é certamente, um dos principais subsistemas de uma organização. Fortemente ligada à logística, seu foco principal e determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final.

Em relação ao Food truck de comidas orgânicas segue abaixo as principais tarefas da administração de materiais utilizadas no empreendimento:

  • Compras – é de suma importância pois é uma área estratégica da empresa e envolve encontrar fornecedores com os melhores produtos pelo menor custo possível, o relacionamento e parceria com os fornecedores é um ponto chave para o negócio e influencia diretamente na estrutura de custos.

 Com base na demanda e realizar o planejamento dos materiais necessários implementamos o sistema MRP (Material Requirement Planning) para maior viabilidade e tranquilidade no controle para saber qual material, quando e quanto solicitar ao fornecedor. Para maior flexibilidade optamos por ter dois fornecedores fieis, que fornecem os mesmos produtos com excelente qualidade. Assim solicitamos metade dos pedidos pra cada afim de manter um nível muito baixo de falha nos processos, pois se um fornecedor por ventura não puder atender o solicitado podemos então solicitar o outro sem prejudicar o reabastecimento e causar prejuízos por não ter os materiais necessários.  

  • Armazenagem – com a identificação da demanda dos produtos, é possível ter uma exata noção do quanto armazenar. Apesar de o veículo ser uma cozinha móvel adaptada, a a necessidade dos produtos ficam armazenados em uma cozinha locada com licenciamento sanitário que possui todos os equipamentos necessários para manter os produtos em temperatura adequada de conservação com prazo de validade vigente e prontos para serem transformados em insumos necessários para a produção do produto final. Vale ressaltar que a armazenagem em excesso pode trazer prejuízo, então devemos sempre adequar o armazenamento à demanda.
  • Controle – de acordo com a demanda, deve-se fazer o controle de estocagem. No caso para o Food truck de comidas orgânicas cujo seu tempo de estocagem é curto, o controle é diário atrelado ao setor de compras que solicitam aos fornecedores exatamente o necessário para 2 dias de produção, pois a maioria dos produtos são perecíveis e é necessário manter os produtos frescos seguindo as normas exigidas pela vigilância sanitária.

 

Processos

Para melhor visualização das operações do Food truck, utilizei a ferramenta Corel Draw e apresento abaixo o mapeamento dos processos levantados.  

Abastecer insumos


[pic 4]

Preparar ingredientes

[pic 5]

Preparar e servir refeições

[pic 6]

Realizar recebimento

[pic 7]


Referência Bibliográficas:

HENRIQUE, Apostila de logística, 2016.2

http://www.food truckcarioca.com/monte-seu-truck/

 https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/food-truck-uma-nova-tendencia,d128e6f7c633c410VgnVCM2000003c74010aRCRD

 ublicacao=2755

http://www.estudoadministracao.com.br/ler/administracao-de-materiais-resumo/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (391.4 Kb)   docx (233.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com