TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps estruturas organizacionais unip 3 semestre

Por:   •  17/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.762 Palavras (24 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO- ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA CENTRAL CLINIC COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM  UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE

SÃO PAULO

2016

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Ambiente contextual, estratégia e estágio de desenvolvimento da empresa Central Clinic como determinantes da estrutura organizacional: um estudo em  uma empresa de pequeno porte

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/2º semestres, na disciplina Estruturas Organizacionais do curso de Administração da Universidade Paulista, sob   orientação do professor Leandro Mariano.

SÃO PAULO

2016

RESUMO

ABSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Entende-se por Estrutura Organizacional a forma em que são divididas, organizadas e coordenadas as atividades desenvolvidas por uma organização, isto inclui os aspectos humanos, financeiros, administrativos jurídicos e as instalações da mesma.

De acordo com Vasconcelos e Hemsley (2003, p. 3)

A estrutura de uma organização pode ser definida como o resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades desde os níveis mais baixos até a Alta Administração são especificadas e um sistema de comunicação é delineado permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o atingimento dos objetivos organizacionais.

Segundo Blau (1974, p.12) citado por Hall (2004, p. 47) “Por estrutura organizacional queremos afirmar a distribuição, em várias linhas, de pessoas entre posições sociais que influenciam os relacionamentos entre os papéis dessas pessoas.”        

Para Hall (2004, p. 45), a estrutura de uma organização, não é estável, todavia são alteradas conforme o movimento de seus membros. É a interação entre eles que modificam o ambiente organizacional. A estrutura de uma organização possui três funções. Primariamente, deve ser eficaz, é necessário produzir resultados para atingir as metas organizacionais. Em segundo plano, é primordial entender que os indivíduos que deve adaptar ao modelo da organização, seguindo o parâmetro que é dever da mesma regular as influências impostas sob ela. Em ultimo lugar, sua função é ser o cenário, ou seja, o ambiente para realizar as atividades, as decisões a serem tomadas são determinadas pela estrutura, sendo indispensável a execução de poder.

 

  1. Tipos de estruturas

Para atribuir as formas da estrutura existem papéis fundamentais que determinam tais formas: tamanho, ambiente e tecnologia. O tamanho é determinado pela capacidade física da organização, também é delineado pelo pessoal disponível para a organização, outro fator preponderante ao tamanho é os insumos ou os resultados a serem conquistados, e para completar é necessários os recursos para investimentos sob forma de riquezas.  Já a tecnologia envolve a modificação de um objeto, sendo este um individuo, ou símbolos. E o ambiente pode ser exemplificado como o próprio ambiente físico, o clima e geografia, onde as organizações analisam se estes proporcionam apoio ou ameaças.

A estrutura pode ser formal e informal. A estrutura formal é delineada em alguns aspectos pelo seu organograma, segundo Heméritas (1995, p. 55) “organograma é a representação gráfica da escala de posições ou funções de uma entidade qualquer”.

[pic 1](Elaborado pelo grupo, adaptado de Vasconcelos e Hemsley (2003, p. 11)

Tendo como características a comunicação vertical, quando há a troca de informações com níveis hierárquicos diferentes. Nesse tipo de estrutura também há um alto grau de responsabilidade e autoridade. Porém há maiores dificuldades na rapidez dos processos decisórios, por ocasião da comunicação ser verticalizada.

Na estrutura informal consiste na estrutura social, incluindo a cultura corporativa, os comportamentos, as interações e as conexões sociais que ocorre dentro de uma organização. Nesse modelo de estrutura há maior rapidez nos processos decisórios, pois diminui a carga da comunicação entre chefes e subordinados, porém há dificuldades no controle, ocasionando a presença de atritos entre os colaboradores.

  1. Departamentalização

Apesar de a organização possuir sua estrutura que está contida no organograma, ainda há uma parte que é utilizada na mesma chamada Departamentalização. De acordo com Oliveira Oliveira ( 2006, p. 126) “A Departamentalização pode ser considerada como a parte da estrutura organizacional que é mais conhecida e utilizada nas empresas”. Acrescentando a opinião de Vasconcelos e Hemsley (2003, p. 3),

Departamentalização é o processo de agrupar indivíduos em unidades para que possam ser administrados. Essas unidades são a seguir agrupadas em unidades maiores, sucessivamente até o nível mais alto da organização.

        É imprescindível o agrupamento para obter a otimização e coordenação dos trabalhos na empresa. Pode-se estabelecer os tipos abaixo de departamentalização:

DEPARTAMENTALIZAÇÃO

FORMAS DE AGRUPAMENTO

PROCESSOS

São agrupadas conforme as fases de um processo. São utilizadas no setor de produção, pois apresentam relações lógicas entre si para chegar a sua plena finalidade.

CLIENTES

Estrutura a empresa de fora para dentro, ou seja, suas atividades são agrupadas de acordo com as necessidades dos clientes.

PRODUTOS

É estruturada de dentro para fora, o agrupamento é de acordo com as atividades contidas nos produtos/serviços.

GEOGRÁFICA

Consiste em organizações que operam suas atividades na mesma área geográfica devem ser agrupadas por um gerente.

FUNCIONAL

Tipo de Departamentalização mais usado nas empresas, onde as atividades são agrupadas de acordo com as funções dos colaboradores.

QUANTIDADE

As atividades desenvolvidas devem ser agrupados em equipes com os mesmo números de colaboradores.

PROJETOS

Departamentalização que as atividades ou pessoas são atribuídas temporariamente, estabelecidos horários de início e término, após sua conclusão, são destinados à outros departamentos ou outros projetos.

MATRICIAL

A responsabilidade de gerenciar um ou mais tipo de departamentalização é compartilhada com a mesma pessoa.

MISTA

Cada parte da empresa deve ter a estrutura que mais se adapte a realidade organizacional.

TURNO

OLIVEIRA (2006, p. 135) Um conjunto de atividades similares é alocado em diferentes unidades organizacionais, tendo em vista o turno em que essas atividades similares são realizadas.

AMPLITUDE DE

CONTROLE

Departamentalização em que a necessidade de comandar é uma consequência somente do limite do chefe.

Quadro 1. Elaborado pelo grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (240.4 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com