TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps- Estruturas Organizacionais

Monografias: Aps- Estruturas Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  1.551 Palavras (7 Páginas)  •  2.512 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SÃO PAULO

2012

.....................................................................................................

TEMA: Estruturas organizacionais – Apresentar o conceito das estruturas funcional , matricial, celular e rede criativa. Descrever as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Apresentar um estudo de caso para cada um dos conceitos apresentados.

SÃO PAULO

2012

Estruturas organizacionais

É o resultado final do processo de organização, refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos. Essas estruturas especifica os papeis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros.

A Estrutura Organizacional pode ser de dois tipos: formal e informal.

Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.

Estrutura Informal: é o relacionamento entre as partes fora do Organograma, ou seja, as relações não estão previstas.

A estrutura informal surge naturalmente. Ela pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode, também, atrapalhar, realizando procedimentos errados.

Por exemplo, um funcionário recebeu um documento sem carimbo. Se ele seguir a estrutura formal, o papel deve retornar pelo mesmo caminho que veio. Caso resolva ir buscar o carimbo diretamente, ele está criando uma relação informal.

Conceito de Estrutura Organizacional

A Estrutura Organizacional constitui o elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de atuação no mercado e pode ser definida como a forma, a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, a forma como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda a forma como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações. Pode ser dividida em macroestrutura (relacionada com a totalidade das divisões da organização) e microestrutura (relacionada com a organização das atividades dentro de uma divisão).

Organograma

Para uma melhor interpretação da estrutura da organização é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes. Implícita neste conceito de organograma estão a divisão do trabalho e departamentalização, a hierarquia e a coordenação.

Tipos de Estrutura Organizacional

Dependendo da forma e dos critérios escolhidos para efectuar a divisão do trabalho e a seu posterior reagrupamento (a chamada departamentalização), surgirão diferentes tipos de estrutura organizacional. Dos diversos tipos de estrutura que a organização pode assumir destacam-se a estrutura hierárquica (hierarquia como critério de divisão do trabalho), a estrutura funcional (funções como critério de divisão do trabalho), a estrutura staff & line (utilização simultânea de critérios de hierarquia e de funções), a estrutura divisionalizada (produtos ou unidades geográficas como critérios de divisão do trabalho) e, finalmente, a estrutura matricial (utilização simultânea de critérios de funções e de produtos ou unidades geográficas). Podemos encontrar diversos tipos de variações a estes tipos de estruturas, como a utilização de critérios de divisão do trabalho distintos consoante o departamento, a utilização de estruturas divisionalizadas com órgãos de staff, entre outras.

Organização funcional

É o tipo mais comum de organização e provavelmente o estilo mais antigo. A organização funcional é centrada em especialização e agrupada por função, razão pela qual são chamadas de organizações funcionais. Por exemplo, ela é organizada por setor, ou seja, setor de RH, setor de Finanças, marketing e etc. O trabalho nesses departamentos é especializado e exige pessoas com conjunto de habilidades e experiências nessas funções especializadas para realizar tarefas específicas do departamento.

Veja o organograma:

Características: autoridade funcional; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; ênfase na especialização.

Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização; permite a melhor supervisão técnica possível; desenvolve comunicações diretas e sem intermediação; separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução, com a especialização do planejamento, do controle e da execução.

Desvantagens: Substituição da autoridade linear pela autoridade funcional pode diluir autoridade; tendência à concorrência entre especialistas; tendência à tensão e conflitos dentro da organização; confusão quanto aos objetivos.

Organizações matriciais

A estrutura matricial é a estrutura organizacional utilizada por organizações que trabalham orientadas a projetos, onde um projeto agrega vários elementos funcionais. O trabalho por projeto, que leva a uma organização matricial num determinado período de tempo, é muito frequente em empresas de engenharia e de publicidade.

Vantagens: aglutinação de vantagens e neutralização de desvantagens das estruturas matriciais e por projeto/produto; combinação de esforços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com