TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps Estruturas Organizacionais

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.625 Palavras (23 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMERSON SILVEIRA FRANCO DA SILVA – R.A: B85EJG-9

TURMA: WF8906

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

Santana de Parnaíba/SP

2018

R.A: B85EJG-9 - Emerson Silveira Franco da Silva

        

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS -

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º/2º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor Paulo Rogério Lemos.

Santana de Parnaíba/SP

2018

RESUMO

Este trabalho apresenta uma síntese das observações e participações realizadas durante o período de estágio na microempresa do ramo de comércio atacadista e varejista de bebidas em geral, Distribuidora Lua Nova, localizada no município de Pirapora do Bom Jesus/S.P.

O presente estudo foi desenvolvido através de entrevistas com o proprietário e funcionários, buscando visualizar dentro da empresa as falhas e os acertos da organização. Foram utilizados também o método de pesquisa bibliográfica, pois é através deste método que se possibilita aos envolvidos um conhecimento teórico do assunto abordado. No decorrer do estudo será possível conhecer a história, os meios estratégicos, financeiros, mercadológicos, de recursos humanos e de prestação de serviço da organização, além de sugestões de melhoria para a mesma de acordo com a realidade vivenciada.

No entanto, é válido ressaltar que o diagnóstico desenvolvido representa o elo fundamental entre a fundamentação teórica e a prática, e é de suma importância para a formação acadêmica do futuro profissional, na qual é resultante da experiência da vivência da realidade com um olhar crítico visando contribuir de forma significativa em prol do desenvolvimento da microempresa.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................05
  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.........................................05
  1. . TÉCNICAS DE PESQUISA ...........................................................06
  1. PERFIL ORGANIZACIONAL ............................................................06

3.1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ...........................................06

3.2 ASPECTOS FINANCEIROS ..........................................................08

3.3 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS ..............................................09

  1.  ASPECTOS FÍSICOS E AMBIENTAIS .......................................10
  2.  ASPECTOS DO AMBIENTE EXTERNO ....................................13

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................14
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................16
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta uma síntese das observações e participações realizadas durante o período de estágio na microempresa do ramo de comércio atacadista e varejista de bebidas em geral, Distribuidora Lua Nova, localizada na Rua José Bonifácio, nº 80, Bairro Centro, no município de Pirapora do Bom Jesus/S.P, que oferece atendimento das 9:00 às 19:00 h, de segunda a sábado, e aos domingos e feriados das 9:00 às 15:00 h.

O presente estudo foi desenvolvido através de entrevistas com o proprietário e funcionários, buscando visualizar dentro da empresa as falhas e os acertos da organização. Foram utilizados também o método de pesquisa bibliográfica, pois é através deste método que se possibilita aos envolvidos um conhecimento teórico do assunto abordado. No decorrer do estudo será possível conhecer a história, os meios estratégicos, financeiros, mercadológicos, de recursos humanos e de prestação de serviço da organização.

O diagnóstico desenvolvido representa o elo fundamental entre a fundamentação teórica e a prática, e é de suma importância para a formação acadêmica do futuro profissional, na qual é resultante da experiência da vivência da realidade com um olhar crítico visando contribuir de forma significativa em prol do desenvolvimento da microempresa.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Neste capítulo serão apresentados os procedimentos, as técnicas e a análise dos dados utilizados para pesquisa do presente trabalho. Essa pesquisa teve como objetivo o conhecimento da área de trabalho de uma pequena organização, tais como: sua área de planejamento, área mercadológica, financeira, de recursos humanos (RH) e de prestação de serviço. Para isso foram utilizados os métodos de pesquisa indutiva, descritiva e exploratória.

De acordo com Cervo e Bervian (2002, p. 23), método é o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade. No método de pesquisa indutiva sabe-se que é um método utilizado para observância da realidade de forma ampla dentro de uma organização.

De acordo com Prestes (2003, p. 30), o método indutivo é aquele se utiliza a indução, processo mental em que, partindo-se de dados particulares, devidamente constatados, pode-se inferir uma verdade geral ou universal não contida nas partes examinadas. Quanto ao que se refere a pesquisa descritiva e exploratória, Lakatos e Marconi (2001, p. 39) dizem que: A pesquisa descritiva usa padrões textuais como, por exemplo, questionários para identificação do conhecimento. Tem por finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem, entretanto, entrar no mérito de seu conteúdo. Na pesquisa exploratória estuda-se um fenômeno presente, ainda pouco estudado entre as comunidades. As investigações resultantes desta natureza objetivam aproximar o pesquisador do fenômeno para que este se torne familiarizado com as características e peculiaridades do tema a ser explorado, para assim desvendar obtendo percepções, ideias inovadoras sobre o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com