TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aps fundamentação teorica

Por:   •  22/2/2016  •  Tese  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 13

Origem da Administração

A administração originou-se das sociedades antigas, mais precisamente no ano 5.000 a.c., na Suméria, quando os habitantes buscavam formas mais práticas de realizar suas tarefas. Os antigos governantes, por exemplo, utilizavam a força dos seus seguidores e davam autoridade para liderar tarefas em nome dos chefes. Com isso, conquistaram liderança espiritual e territorial perante o povo.

Durante a evolução histórica, duas instituições se destacaram, a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares, que agregavam em si princípios da recente Administração. A Revolução Industrial fez com que os processos administrativos se desenvolvessem, pois se iniciou com a máquina à vapor, e em 1776, possibilitou maior capacidade de comunicação e transporte.

A partir disso a ciência trouxe diversas inovações, que possibilitaram mudanças na forma de administrar e que também geraram necessidade de adaptação em todas as organizações que foram surgindo com o passar dos anos.

No princípio a gerência empresarial se questionava de que maneira se iria obter o maior volume de trabalho no menor tempo e ao preço mais baixo. Nos padrões de hoje a resposta foi extremamente básica. Recompensa ou castigo que simples ou não foram durante séculos a única teoria gerencial conhecida. Então no século XVIII, a expansão da população mundial, resultou em uma demanda explosiva dos bens de consumo, ainda assim, a pergunta mais perturbadora era como aumentar a produtividade.

Adam Smith, sugeriu que o desempenho e a produtividade do empregado poderia ser melhorada através da especialização de funções, ou seja, cada um executando uma etapa da produção da mercadoria. Por essa divisão, as operações de produção de um bem, que antes eram executadas por um único homem (artesão), são agora decompostas e executadas por diversos trabalhadores, que se especializam em tarefas específicas e complementares. Executando apenas uma operação esse trabalhador adquiriria destreza nessa operação levando a redução do tempo para a produção da mercadoria, e consequentemente ao aumento da produtividade. Maior produtividade significa maior lucro.

ADMINISTRAÇÃO

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos. A tarefa da administração é a partir da proposta da empresa, de suas crenças, valores e sua missão, além de seus insumos, definir como realizar determinadas tarefas de maneira ágil, que gere lucro para empresa e que esteja de acordo com todas as normas, para que o processo ocorra de forma organizada, sem ocasionar problemas futuros para a organização.

As principais funções administrativas envolvem negociação, tomada de decisões, estabelecimento de metas, identificação e resolução de problemas, liderança de pessoas, organização de recursos materiais, financeiros, humanos e mercadológicos.

É no campo da administração que é feito o planejamento estratégico da empresa. Ele define quais são objetivos, metas, projetos, orçamentos, logísticas, táticas e planos de ação. Organização entra no processo e compreende funcionamento do processo do negócio, método para se atingir as metas e a estrutura, ou seja, hierarquia, divisão do trabalho e das responsabilidades.

A base da administração é o planejamento em que há necessidade de pessoas capacitadas, determinando ações e concluindo-as. Portanto, cabe ao administrador traçar metas e coordena-las, para que essas metas sejam alcançadas como o desejado. O administrador além de realizar etapas, também deve motivar os empregados, para garantir a qualidade do serviço que prestará e tenha um retorno por isso.

Saber planejar, organizar e controlar também é considerado um dos atributos da administração e além do mais a profissão conta com suas respectivas funções que são de suma importância para o gerenciamento de uma determinada empresa. São elas:

• Tomar decisões;

• Analisar e conhecer os problemas;

• Saber negociar;

• Saber controlar, mensurar e avaliar;

• Saber liderar e ser comunicativo;

• Saber organizar e alocar recursos financeiros, tecnológicos e humanos.

Funções da Administração

        O papel do administrador moderno não é apenas gerenciar uma determinada área ou setor da empresa (seja ela publica ou privada). Esse profissional deve entender grande parte do funcionamento da organização, compreendendo a funcionalidade de cada setor, assim cômodas operações da companhia. Basicamente, ele deve possui e desenvolver sua habilidade conceitual sobre o negocio. Planejamento, Organização, Direção, Controle, essas são as quatro funções que formam um ciclo, que permitem o gestor de ter uma ideia mas clara de seguir a administração dentro de uma organização empresarial.

Planejamento: são responsáveis por definir objetivos, metas e planos para empresa. O objetivo diz a respeito de determinada ações que a empresa quer fazer sem ter um tempo determinado, já quando tem um tempo estimado, uma quantificação deixar de ser um objetivo para ser uma meta. A partir dos objetivos que você distingue as metas, primeiramente vem o objetivo para depois vim às metas. Os planos são conjuntos de ações necessários para atingir um objetivo, uma meta, é um processo de como vai chegar ao resultado final. No planejamento ele se divide em três etapas, estratégico, tático e operacional, onde na organização utiliza os níveis da organização. Etapa referente á formulação dos objetivos e meios de alcançá-los. É o processo continuo de percepção e analise em que o desenvolve as tomadas de decisões, ou seja, consiste em definir objetivos para traçar metas, identificando as oportunidades, interpretando os dados e analisando os recursos disponíveis na organização. Trata-se de uma atividade exercida pela administração geral de empresa.

Organização: Processo de designer tarefas, alocar os recursos e coordenar atividades. É a distribuição e adequação dos recursos da organização. Trata-se da preparação dos processos a fim de obter os resultados planejados. Ela pode compreender várias fases como, por exemplo, desde a elaboração dos níveis hierárquicos até a definição das estruturas organizacionais.

 

Direção: Conduzir as pessoas de acordo com o plano estratégico, visando a realização dos objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Esta é a função da tomada de decisão da liderança e da comunicação com os subordinados, é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas anteriormente planejadas. A direção também se trata de uma atividade atribuída a administração geral da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com