TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Atividade Prática Supervisionada( Fundamentação Teórica)

Trabalho Universitário: APS Atividade Prática Supervisionada( Fundamentação Teórica). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.974 Palavras (16 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

LOGÍSTICA

A logística tem se apresentado como algo paradoxal, pois ela é “uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos”. Podemos dizer, resumidamente, que a função logística é responsável por comprar, armazenar e distribuir materiais e produtos acabados por toda a linha de produção e pela cadeia produtiva, ao menor custo possível e no prazo necessário, incluindo também “todas as formas de movimento de produtos e informações”.

Com base nos diferentes e complementares conceitos de logística, é possível percebermos que é fator fundamental para que as empresas atinjam seus objetivos de longo prazo, em especial aqueles vinculados à cadeia produtiva onde estejam inseridas.

CONFORME BALLOU (1993, p.15)

Estuda como administração pode prover melhor nível de rentabilidade no serviço de distribuição aos clientes e aos consumidores através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visem facilitar o fluxo de produtos.

Para Bowersox (1986, p.26), É um esforço integrado com objetivo de ajudar a criar valor para o cliente ao menor custo total possível.

DE ACORDO COM CHRISTOPHER (1997, p.02)

A logística nada mais é que o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, a movimentação e a armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através das organizações e dos seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras, por meio do atendimento dos pedidos a baixo custo.

Em suma, os autores acreditam que este processo são ações e práticas operacionais que planejam, administram e controlam o movimento de materiais, equipamentos, produtos e serviços ao longo de uma cadeia produtiva, desde as matérias-primas sem beneficiamento até a entrega ao consumidor final.

LOGÍTICA INTEGRADA

A logística integrada se aplica quando há uma sinergia entre vários setores da empresa, tendo como principio a gestão de todos esses meios. Segundo Moura (2006), “A partir da década de 70 intensificou-se a integração das operações logísticas, ultrapassando a natureza eminente funcional que as caracterizara anteriormente, começou então a encarar - se questões logísticas de uma forma integrada e, conseqüentemente, numa perspectiva sistemática”.

SEGUNDO BOWERSOX (2001, p.43)

A logística integrada é vista como a competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são filtradas em planos específicos de compras e de produção. No momento do suprimento de produtos e materiais, é iniciado um fluxo de bens de valor agregado que resulta, por fim, na transferência de propriedade de produtos acabados aos clientes.

Como a logística esta sempre acompanhando e desenvolvendo o crescimento de grandes empresas, o conceito da integração dessas atividades mostra a preocupação em manter a produção, com custo baixo, mas com marketing em pleno desenvolvimento do produto que será vendido

CADEIA DE SUPRIMENTOS

Cadeia de Suprimentos envolve um escopo muito maior do que a Logística. Tradicionalmente, a Logística trata da movimentação e armazenagem de produtos. Isto é somente um pedaço do que engloba a Gestão da cadeia de Suprimento.

Podemos separar as atividades da cadeia de suprimento em quatro categorias: Planejamento, compras, produção e entrega. Isso não quer dizer que a cadeia de suprimento substitui outros setores da empresa, e sim que se integra com estas áreas para obter mais eficiência nas operações da organização.

CONFORME LUIZ FERNADO RODRIGUES E CAROLINE V. DE MACEDO (2005, p. 19)

Cadeia de suprimentos é o processo dentro do qual um número qualquer de entidades de negócios- que podem ser fornecedores, fabricantes, distribuidores ou varejistas- formam uma cadeia com objetivo de adquirir matérias-primas, convertê-las em determinados produtos é, posteriormente, disponibilizar os produtos acabados e /ou serviços ao cliente final.

Resumindo, uma cadeia de suprimento é a atividade diferenciada e necessária para que o produto e/ou o serviço tenham valor agregado e sejam diferenciados no mercado. Já a definição de gerenciamento de cadeias de suprimento, apresentada em 1998 pelo Global Supply Chain Forum, está fundamentada em seu entendimento a partir de um conjunto de processos integrados. Em suas palavras “cadeia de suprimentos consiste na integração dos principais processos de negócio a partir do consumidor final para o fornecedor inicial de produtos, serviços e informações que adicionam valor”. Cadeia de suprimento seria, portanto, uma das tarefas substancialmente mais complexa que a gerência logística do fluxo de produtos, serviços e informações relacionadas do ponto de origem para o ponto de consumo.

TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING)

Durante os anos 80, muitas indústrias mudaram radicalmente sua estrutura de manufatura como uma resposta estratégica para globalização de mercados e aumento na competição (Dornier ET AL, 2000, p.261). portanto, empresas que antes desempenhavam todas as atividades buscam atualmente, de forma estratégica, focar-se apenas em sua atividade principal terceirizando funções que não são de sua competência.

DE ACORDO COM WANKE (2004, p.2)

“Contudo, há diversos fatores que levam uma empresa a terceirizar suas atividades, que pode ser desde a redução de custos e do investimento em ativos até a aquisição de maior flexibilidade nas operações logística e a expansão do mercado. Há também circunstâncias em que a terceirização das atividades logística é o meio para aprimorar as tecnologias de informações utilizadas”.

Com a crescente concorrência na economia de hoje, muitas empresas em todo o mundo estão se voltando para a terceirização como uma forma de aumentar a rentabilidade e ganhar vantagem competitiva sustentável. Empresas de terceirização oferecem serviços que permitem que as empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com