TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico Recrutamento de Pessoas

Por:   •  3/11/2015  •  Artigo  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 14

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO

RESUMO

 A formação de equipes com pessoas qualificadas é desafio constante das organizações, e de certa maneira esta formação é estratégica para sustentar o desenvolvimento de uma empresa. O setor de Recursos Humanos é importante para estruturar esta condição, criando a possibilidade de existência de políticas que estimulem a construção de equipes de alto desempenho. O desenvolvimento de ferramentas como o Recrutamento, a Seleção e a Gestão de Talentos dentro de uma organização, são auxiliares e relevantes para criar um ambiente satisfatório, que estimulem o autodesenvolvimento dos colaboradores. O recrutamento visa buscar dentre vários candidatos o melhor para desempenhar e preencher a vaga em aberto, a seleção visa selecionar o candidato, ou seja, escolher o candidato que está apto a desempenhar e preencher a vaga oferecida na empresa. Para construir um diferencial competitivo no mercado, as organizações inovadoras estão apostando no capital intelectual. Com a constante valorização do comprometimento das pessoas pelas empresas, cada vez mais tem sido selecionadas pessoas talentosas para auxiliar a organização em solucionar os problemas existentes no seu cotidiano. Estas receberão investimento para que possam aprimorar suas habilidades com o intuito de conseguir alcançar os resultados esperados O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de um plano de recrutamento e seleção, que contemple o recrutamento interno e externo para atração e retenção de talentos, bem como, desenvolvimento de competências.

Palavras-chave: Recrutamento Interno e externo. Estratégia. Candidato. Gestão.

  1. INTRODUÇÃO

 Atualmente é indiscutível a importância que os recursos humanos assumem na organização e na consecução dos seus objetivos. A função dos recursos humanos é constituída por uma série de atividades, entre as quais assume um importante papel, o recrutamento e a seleção.

 O crescimento da economia e o baixo nível do ensino nacional estão causando uma preocupação constante das organizações com seu capital humano. Para se adaptar a tal situação as empresas passaram a necessitar de processos mais eficazes na busca, inserção e manutenção desses profissionais em seu quadro de colaboradores, nota-se que, indivíduos de características específicas às necessidades da organização geralmente tendem a gerar resultados mais satisfatórios, adaptando-se melhor as condições existentes na empresa, garantindo continuidade nas atividades mesmo neste mercado volátil.

 Organizações que desenvolvem pessoas e proporcionam ambientes satisfatórios de trabalho, retém com mais facilidade profissionais acima da média. Algumas ferramentas comumente usadas para se Recrutar, Selecionar e Reter profissionais são essenciais no contexto atual da economia, afinal, a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, sendo desenvolvida e gerando resultados satisfatórios, é o grande desafio das empresas nesse momento.

 As organizações escolhem as pessoas que desejam como funcionários e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores e circunstâncias. Mas para que essa relação seja possível é necessário que as empresas comuniquem e divulguem as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento.

 Entende-se então que, o processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas vem como facilitador na manutenção e otimização das atividades executadas, dando suporte a uma estrutura de Gestão de profissionais qualificados, que por ventura é um grande diferencial estratégico das organizações. Este é o papel do recrutamento, divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.

 

  1. O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO

A pesquisa parte de princípios metodológicos que tem como referencia a forma de abordagem do problema, o qual parte de princípios qualitativos, que é caracterizado de acordo com Marconi e Lakatos (2010.p.45), como aquela que pode ser caracterizada como uma tentativa de fazer a compreensão detalhada de significados.

 Na realização deste trabalho foi utilizado o método dedutivo, segundo Rampazzo (2002,p. 38) é a argumentação que torna explícitas verdades particulares contidas em verdades universais, partindo dos aspectos da história da administração na área de recrutamento e seleção para relacioná-los ao modo como é desenvolvido na prática.

 A metodologia segundo Skinner (2001. p. 335), é “avaliar, analisar e estudar os vários métodos disponíveis, identificando, explicando e justificando as limitações ou não, principalmente em nível das implicações e possíveis resultados de suas utilizações”.

A metodologia utilizada para execução deste trabalho foi exploratória. A pesquisa é exploratória devido ao estudo do levantamento bibliográfico e outras fontes de dados, visando o aprofundamento sobre o tema abordado. Para construir o referencial teórico deste artigo, foram utilizados livros sobre Administração Geral, Administração de Recursos humanos.

Por fim, depois que as teorias foram agrupadas, foi possível evidenciar as semelhanças e diferenças entre a percepção de diversos autores sobre a temática em questão, propiciando o alcance do objetivo proposto- evidenciar a importância do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações.

Para participar de um recrutamento não basta apenas ter qualidade, mas sim ser qualificado para o cargo ao qual poderá ser admitido. O processo de recrutamento exige algumas análises cruciais, como o atendimento às especificidades da organização e as solicitações de seus clientes. Os fatores externos irão influenciar nos perfis de profissionais adequados às vagas em aberto da organização que é o que chamamos de conjuntura do recrutamento.

Os efeitos globais econômicos interferem nas organizações e provocam, assim, a competição no mercado de trabalho e para que a mesma sobreviva, ela precisa selecionar sua equipe colaboradora.

Segundo os autores Carvalho, Passos, Saraiva (2008, p.73) o termo mercado de trabalho possui três dimensões que tem estreita relação com o ambiente organizacional: a dimensão de espaço (área física, geográfica e territorial); a dimensão de tempo (época) e a dimensão de oferta e de procura.

O mercado de trabalho se faz em decorrência da oferta de trabalho ou emprego pelas organizações, que sofrem modificações decorrentes do local, época e pelo número de empresas e oportunidades de emprego.

 O mercado distingue três possíveis situações: oferta maior que a procura quando soa oferta e faltam profissionais, oferta menos que a procura quando há mais profissionais do que vagas a serem preenchidas e a oferta igual à procura de emprego, equilíbrio entre vaga e procura de emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com