TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Científico – Metas Exageradas

Por:   •  6/4/2017  •  Artigo  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Artigo Científico – Metas Exageradas

Marcos RODRIGUES,

Instituto Federal Norte de Minas Gerais, Arinos, Minas Gerais.

A busca por maiores resultados fez com que muitas empresas e organizações buscassem métodos que ajudassem a melhorar sua efetividade, dessa forma o desenvolvimento de metas com um objetivo a alcançar ajudou a mostrar de forma bastante clara onde se queria chegar. Esse artigo mostra como as organizações usam as metas para atingirem seus desejos através de vários caminhos com um único objetivo. Busca também mostrar que usada de forma errada pode causar sérios danos à saúde, pois a pressão exercida sobre as pessoas para que se chegue a um determinado fim, sabendo que esse objetivo é difícil de alcançar, em alguns casos chega a ser desumano. Aos colaboradores apresenta maneiras de lidar com essas pressões, e aos líderes mostra como não passar essa pressão para seus comandados motivando-os a levar a equipe bater todas as metas.

Estabelecer metas dentro de uma organização é um muito importante para atingir os objetivos pretendidos.

Para alçar voos mais altos uma empresa precisa saber aonde quer chegar e para isso a definição de metas específicas é fundamental para que se possa nortear e definir o caminho a seguir.

Para um planejamento de curto, médio ou longo prazo, o estabelecimento de metas ajuda a elaborar as melhores estratégias, os gestores devem ser realistas para definir os desejos, não devem dar um salto maior que as possibilidades reais da empresa. O sucesso futuro com as metas pode depender de:

Visões positivas, análises de dados específicos do que se deseja atingir e definir prazos para os mesmos.

Primeiro passo é definir a situação atual e os recursos que se tem em mãos. Depois é analisar o que precisa para chegar ao objetivo final, também é necessário saber se o que tem é suficiente ou precisa ser modificado para chegar à meta almejada.

Para esse início é imprescindível que a empresa trabalhe com números, ela deve ter os objetivos traçados de maneira clara identificando o que se deseja, quanto se almeja, a importância dessa realização para a empresa, em quanto tempo se quer alcançar esse objetivo e como se pretende chegar ao que foi estabelecido. Com isso a definição de metas fica mais simples e lógica, permitindo que as organizações elaborem ações de curto, médio e longo prazo.

Tendo as metas determinadas, as empresas devem analisar o que é possível ser feito por cada departamento de maneira individual, ou seja, deve traçar metas para os

diferentes departamentos de acordo com os objetivos da organização.

Metas exageradas são desmotivadoras para quem tem que cumprilas, isso leva o colaborador a se sentir pressionado em seu emprego, traz uma insegurança em relação ao seu desempenho podendo lhe causar em casos extremos problemas psicológicos.

A pressão por resultados e cumprimento de metas têm tornado doenças como depressão e síndrome do pânico recorrentes em quem trabalha como operador de teleatendimento.

De acordo com a pesquisadora de sociologia do trabalho da Universidade de Campinas (Unicamp), Selma Venco, não há registros precisos sobre a quantidade de tele atendentes afetados por doenças psicológicas causadas pelo estresse do trabalho. No entanto, a socióloga afirma que, nas empresas pesquisadas por ela, de cada dez trabalhadores do setor de teleatendimento, sete apresentam algum distúrbio de natureza psíquica.

“As doenças aparecem exatamente por conta da pressão a que são submetidos”, explicou. “Existem relatos de supervisores que usam martelo de plástico, aquele de carnaval, para bater na cabeça dos supervisionados. Outros, que usam uma varinha de madeira, sem contar a questão verbal dessa pressão, que chega no limite da agressão”. Fonte: Portal Vermelho

A política de metas não é recente e um número maior de estabelecimentos estão aderindo a esse modelo na busca de seus objetivos, diversas empresas, instituições financeiras e até mesmo órgãos públicos. As metas traçadas limitam o objetivo mínimo a ser alcançado para cada funcionário, o problema é que a elevação desse patamar mínimo tornam as metas mais altas e exigentes, e a pressão exercida sobre os empregados para alçarem esses níveis é cada dia maior. A exigência está tão grande que chegou-se ao ponto em que as altas metas impostas estão causando distúrbios no ambiente de trabalho, elevando a tensão e o estresse a quem são submetidos a elas. Não se trata de um simples pedido do empregador para que o empregado trabalhe mais, mas de uma cobrança desnecessária para que se cumpra uma meta praticamente impossível para as situações atuais.

O Poder Judiciário reconhece que a política abusiva de metas causa danos aos empregados e gera direito à reparação por assédio moral. O Tribunal Superior do Trabalho afirma que os empregados submetidos a metas exageradas tem direito a indenização.

A Líder Remoldagem e Comércio de Pneus Ltda., do Espírito Santo, terá de pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a uma operadora de inspeção. A empresa a teria advertido por não alcançar a meta de erguer e inspecionar 350 pneus por dia, mesmo tendo a trabalhadora acabado de retornar de licença médica.

De acordo com laudo médico, a operadora teve traumatismo na mão esquerda após se acidentar no banheiro da empresa. Ao retornar ao serviço, contou que ainda sentia fortes dores no punho e chegou a pedir para ser colocada em outra função até a sua completa recuperação, mas não foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com