TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo - Estrategia Ofensiva

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia ofensiva

A estratégia ofensiva é para aquelas empresas que tem como segmento primordial a tecnologia e sempre busca estar inovando tanto na área que atua quanto no que os clientes dele precisa. Esta estratégia é muito utilizada em empresa de grande porte e médio porte, pois tem que sempre estar inovando ou melhorando o produto, que já existe no mercado e para isso a empresa precisa disponibilizar de recursos para investir em tecnologia e inovação, além de obter crescimento continuo das vendas, explorar as fraquezas dos concorrentes para assim atingir o publico que esta com ineficiência do produto.

Para as empresas que investem em estratégia ofensiva devem saber que tem que ser um investimento em longo prazo e assumir riscos, pois o retorno irá vim com o tempo e não será imediato, onde os clientes serão induzidos a experimentar o novo produto para assim ter um posicionamento tanto positivo quanto negativo. Nesta estratégia todo cuidado é pouco, pois a empresa cria um novo produto, onde tudo é diferente ao cliente e não pode deixar nenhum espaço ou ponto que o cliente esteja insatisfeito, pois assim o concorrente pode acabar criando o mesmo produto, só que melhor e assim resgatar e atrair novos clientes, essas empresas que decidem investir fortemente na estratégia ofensiva têm que investir em P&D e Marketing.

Um ponto que se pode ressaltar é que para dar certo o serviço tem que funcionar bem e estar integrado, a empresa também precisam adaptar os seus clientes a essas novas ferramentas, com cursos, material de apoio, testes gratuitos (amostras), promoções e boa assistência.

Muitas empresas usam essa estratégia de inovação ofensiva, uma empresa muito importante e que podemos colocar como exemplo é a 3M, uma empresa que poderia ser chamada de INOVAÇÃO, pois o que ela sempre busca é a inovação desde que começou a empresa e ate hoje, para se ter uma ideia a empresa possui mais de 250 marcas e mais de 6.000 cientistas buscando sempre novos produtos que possam satisfazer o seu cliente.

Outras empresas muito conhecidas são a Coca-Cola, Johnson-Johnson, a Sony e entre outras empresas.

Conclusão

A estratégia ofensiva é uma excelente tática para adquirir novos clientes conquistar novos espaços de mercado, mas para isso precisa também ter muito recurso e paciência porque se a empresa precisa de resultados imediatos não é aconselhável que ela invista nesta estratégia, pois o resultado é a longo prazo, mas a probabilidade de ser bem sucedido é enorme. Conquistando novos clientes temos a chance de eles confiarem cada vez mais na marca e a utilizar os outros produtos que não utilizavam da empresa pelo simples fato da confiança e assim se tornar um cliente fiel e divulgar para os amigos, é comprovado que um cliente insatisfeito irá propagar a insatisfação para todos ao seu redor e um cliente satisfeito irá indicar sempre para seus colegas, amigo e familiares sempre que estiverem precisando de um dos produtos que a empresa tenha. No Brasil essa estratégia não é utilizada pelo simples fato de que as empresas não possuírem recurso, mas probabilidade de erro dessa estratégia é de no máximo 5%, ou seja, é mínima. Geralmente quem utiliza essa estratégia são empresas de médio à grande porte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com